Aprendizagem motora em idosos: efeitos do foco de atenção na aprendizagem de uma habilidade motora de equilíbrio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Wally, Raquel do Sacramento
Orientador(a): Clark, Suzete Chiviacowsky
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Departamento: Escola Superior de Educação Física
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1834
Resumo: The current study aims at checking the effects of focus of attention direction in the learning of a balancing motor skill in the elderly. 34 subjects will take part in the study, randomly divided into two groups, in accordance with the different types of attention focus: internal and external. The participants will be submitted to a dynamic balance task on a balancing platform, where they will have to try to maintain the platform at a horizontal position for as long as they can within each trial. The tested hypothesis is that subjects who practice with external attention focus will reach a higher learning than those who practice with an internal focus of attention, in accordance with results from previous studies (Wulf, 2007). The acquisition phase will consist of ten trials and after 24 hours; the subjects will be submitted to a retention test consisting of six trials, without any instructions related to the attention focus. Key
id UFPL_fbd866397f0c908e8e7f48d26e9c1e1a
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1834
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790109E3Clark, Suzete ChiviacowskyWally, Raquel do Sacramento2014-08-20T13:49:15Z2010-09-152014-08-20T13:49:15Z2010-02-26WALLY, Raquel do Sacramento. Aprendizagem motora em idosos: efeitos do foco de atenção na aprendizagem de uma habilidade motora de equilíbrio. 2010. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1834The current study aims at checking the effects of focus of attention direction in the learning of a balancing motor skill in the elderly. 34 subjects will take part in the study, randomly divided into two groups, in accordance with the different types of attention focus: internal and external. The participants will be submitted to a dynamic balance task on a balancing platform, where they will have to try to maintain the platform at a horizontal position for as long as they can within each trial. The tested hypothesis is that subjects who practice with external attention focus will reach a higher learning than those who practice with an internal focus of attention, in accordance with results from previous studies (Wulf, 2007). The acquisition phase will consist of ten trials and after 24 hours; the subjects will be submitted to a retention test consisting of six trials, without any instructions related to the attention focus. KeyO presente estudo procura verificar os efeitos do cionamento do foco de atenção na aprendizagem de uma habilidade motora de equilíbrio em idosos. Participarão do estudo 34 sujeitos, divididos aleatoriamente em dois grupos, de acordo com os diferentes tipos de foco de atenção: foco interno e foco externo. Os participantes serão submetidos a uma tarefa de equilíbrio dinâmico em uma plataforma de equilíbrio, onde tentarão manter a plataforma na posição horizontal o maior tempo possível dentro de cada tentativa. A hipótese testada é que sujeitos que praticarão com foco de atenção externo obterão maior aprendizagem do que sujeitos que praticarão com foco de atenção interno, conforme resultados de estudos anteriores (Wulf, 2007). A fase de aquisição constará de dez tentativas, após 24 horas, os sujeitos serão submetidos a um teste de retenção constando de cinco tentativas, sem instruções relacionadas ao foco de atençãoapplication/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBREscola Superior de Educação FísicaAprendizagem motoraIdososEnvelhecimentoFoco de atençãoEquilíbrioMotor learningAgingFocusCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAAprendizagem motora em idosos: efeitos do foco de atenção na aprendizagem de uma habilidade motora de equilíbrioMotor learning in the elderly: effects of spatial attention in learning a motor skill of balanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALRaquel do Sacramento Wally.pdfapplication/pdf905454http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1834/1/Raquel%20do%20Sacramento%20Wally.pdf781cebc2d4f43504f2f29fac2efa87bfMD51open accessTEXTRaquel do Sacramento Wally.pdf.txtRaquel do Sacramento Wally.pdf.txtExtracted Texttext/plain178502http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1834/2/Raquel%20do%20Sacramento%20Wally.pdf.txt6c824d677d8599a7ee8c9f97a48244efMD52open accessTHUMBNAILRaquel do Sacramento Wally.pdf.jpgRaquel do Sacramento Wally.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1398http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1834/3/Raquel%20do%20Sacramento%20Wally.pdf.jpg2f6ac8eaf7a37a05d191f1255ec05b11MD53open access123456789/18342022-12-15 18:15:09.386open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1834Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2022-12-15T21:15:09Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.por.fl_str_mv Aprendizagem motora em idosos: efeitos do foco de atenção na aprendizagem de uma habilidade motora de equilíbrio
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Motor learning in the elderly: effects of spatial attention in learning a motor skill of balance
title Aprendizagem motora em idosos: efeitos do foco de atenção na aprendizagem de uma habilidade motora de equilíbrio
spellingShingle Aprendizagem motora em idosos: efeitos do foco de atenção na aprendizagem de uma habilidade motora de equilíbrio
Wally, Raquel do Sacramento
Aprendizagem motora
Idosos
Envelhecimento
Foco de atenção
Equilíbrio
Motor learning
Aging
Focus
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
title_short Aprendizagem motora em idosos: efeitos do foco de atenção na aprendizagem de uma habilidade motora de equilíbrio
title_full Aprendizagem motora em idosos: efeitos do foco de atenção na aprendizagem de uma habilidade motora de equilíbrio
title_fullStr Aprendizagem motora em idosos: efeitos do foco de atenção na aprendizagem de uma habilidade motora de equilíbrio
title_full_unstemmed Aprendizagem motora em idosos: efeitos do foco de atenção na aprendizagem de uma habilidade motora de equilíbrio
title_sort Aprendizagem motora em idosos: efeitos do foco de atenção na aprendizagem de uma habilidade motora de equilíbrio
author Wally, Raquel do Sacramento
author_facet Wally, Raquel do Sacramento
author_role author
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790109E3
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Clark, Suzete Chiviacowsky
dc.contributor.author.fl_str_mv Wally, Raquel do Sacramento
contributor_str_mv Clark, Suzete Chiviacowsky
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem motora
Idosos
Envelhecimento
Foco de atenção
Equilíbrio
topic Aprendizagem motora
Idosos
Envelhecimento
Foco de atenção
Equilíbrio
Motor learning
Aging
Focus
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Motor learning
Aging
Focus
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description The current study aims at checking the effects of focus of attention direction in the learning of a balancing motor skill in the elderly. 34 subjects will take part in the study, randomly divided into two groups, in accordance with the different types of attention focus: internal and external. The participants will be submitted to a dynamic balance task on a balancing platform, where they will have to try to maintain the platform at a horizontal position for as long as they can within each trial. The tested hypothesis is that subjects who practice with external attention focus will reach a higher learning than those who practice with an internal focus of attention, in accordance with results from previous studies (Wulf, 2007). The acquisition phase will consist of ten trials and after 24 hours; the subjects will be submitted to a retention test consisting of six trials, without any instructions related to the attention focus. Key
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-09-15
2014-08-20T13:49:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-20T13:49:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv WALLY, Raquel do Sacramento. Aprendizagem motora em idosos: efeitos do foco de atenção na aprendizagem de uma habilidade motora de equilíbrio. 2010. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1834
identifier_str_mv WALLY, Raquel do Sacramento. Aprendizagem motora em idosos: efeitos do foco de atenção na aprendizagem de uma habilidade motora de equilíbrio. 2010. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.
url http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola Superior de Educação Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1834/1/Raquel%20do%20Sacramento%20Wally.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1834/2/Raquel%20do%20Sacramento%20Wally.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1834/3/Raquel%20do%20Sacramento%20Wally.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 781cebc2d4f43504f2f29fac2efa87bf
6c824d677d8599a7ee8c9f97a48244ef
2f6ac8eaf7a37a05d191f1255ec05b11
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1793510777627344896