Trabalho docente na rede municipal de escolas públicas de Sobral-CE: compromisso produtivo dinâmico em um contexto de “sucesso escolar”.
Ano de defesa: | 2018 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
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Departamento: |
Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
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Resumo: | O trabalho docente no Brasil vem sendo cada vez mais influenciado pelas avaliações de larga escala, principalmente a partir da criação, em 2007, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que vem se constituindo como principal indicador de qualidade do desempenho dos estudantes no Brasil. No município de Sobral-CE, marcado por excelentes índices do IDEB no ensino fundamental, o preparo para as avaliações de aprendizagem assume grande importância na organização do trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas. Segundo o discurso oficial da Prefeitura de Sobral, foram implementadas políticas que pretenderam incentivar e valorizar o trabalho docente, tais como gratificações financeiras e formação em serviço mensal. A partir de uma abordagem da sociologia do trabalho, esta pesquisa buscou analisar se a organização pedagógica e os mecanismos de incentivo ao trabalho docente adotados pelo município são vistos como fatores que valorizam e contribuem positivamente para função docente na visão dos próprios professores. Por meio das observações da pesquisa de campo e de 28 questionários aplicados aos professores de duas escolas públicas, a análise dos resultados busca explicar como os professores podem estar bem envolvidos em seu trabalho e ao mesmo tempo se perceberem desvalorizados, principalmente pelo aspecto econômico. Assim, as questões de controle e autonomia são abordadas por meio das dimensões do trabalho apresentadas por Serge Paugam, os conceitos de implicação constrangida e compromisso produtivo de Jean-Pierre Durand e a contribuição de uma perspectiva da razão comunicativa de Jurgen Habermas. A combinação do constrangimento da insegurança do contrato de trabalho temporário com o consenso produzido em torno das avaliações de aprendizagem e a relativa autonomia dos professores nas decisões de seu trabalho, constroem o alinhamento de suas práticas em relação aos objetivos educacionais estabelecidos em Sobral. |
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2020-05-13T16:49:34Z2020-05-112020-05-13T16:49:34Z2018-08-30GAVILAN, Jenifer da Silva. Trabalho docente na rede municipal de escolas públicas de Sobral-CE: compromisso produtivo dinâmico em um contexto de “sucesso escolar”. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5315O trabalho docente no Brasil vem sendo cada vez mais influenciado pelas avaliações de larga escala, principalmente a partir da criação, em 2007, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que vem se constituindo como principal indicador de qualidade do desempenho dos estudantes no Brasil. No município de Sobral-CE, marcado por excelentes índices do IDEB no ensino fundamental, o preparo para as avaliações de aprendizagem assume grande importância na organização do trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas. Segundo o discurso oficial da Prefeitura de Sobral, foram implementadas políticas que pretenderam incentivar e valorizar o trabalho docente, tais como gratificações financeiras e formação em serviço mensal. A partir de uma abordagem da sociologia do trabalho, esta pesquisa buscou analisar se a organização pedagógica e os mecanismos de incentivo ao trabalho docente adotados pelo município são vistos como fatores que valorizam e contribuem positivamente para função docente na visão dos próprios professores. Por meio das observações da pesquisa de campo e de 28 questionários aplicados aos professores de duas escolas públicas, a análise dos resultados busca explicar como os professores podem estar bem envolvidos em seu trabalho e ao mesmo tempo se perceberem desvalorizados, principalmente pelo aspecto econômico. 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In the municipality of Sobral-CE, marked by excellent IDEB indexes in elementary school, the preparation for the appraisals of learning assumes great importance in the organization of the pedagogical work developed in the schools. Thus, policies have been implemented that aim to encourage and value teaching work, such as: financial gratuities and monthly inservice training. From a sociology of work approach, this research sought to analyze if the pedagogical organization and the mechanisms of incentive to the teaching work adopted by the municipality are seen as factors that value and contribute positively to the teaching function in the view of the own teachers. Through observations of field research and 28 questionnaires applied to teachers from two public schools, the analysis of the results seeks to explain fundamentally how teachers can be well involved in their work and at the same time perceive themselves to be devalued, mainly due to the economic aspect. Thus the issues of control and autonomy are approached through the dimensions of the work presented by Serge Paugam, the concepts of constrained implication and dynamic productive commitment of Jean-Pierre Durand and the contribution of a perspective of the communicative reason of Jurgen Habermas. The combination of the uncertainty constraint of the temporary work contract with the consensus produced around the evaluations of learning and the relative autonomy of the teachers in the decisions of their work, construct the alignment of their practices in relation to the educational objectives established in Sobral.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PoliticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIASociologiaSociologia do trabalhoRazão comunicativaTrabalho docenteIDEBSobral (CE)SociologySociology of workCommunicative reasonTeaching workTrabalho docente na rede municipal de escolas públicas de Sobral-CE: compromisso produtivo dinâmico em um contexto de “sucesso escolar”.Teaching work in the public school system in Sobral-CE: dynamic productive commitment in a context of “school success”.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4379642870871851http://lattes.cnpq.br/9769937833285092Niz, Pedro Alcides RoberttGavilan, Jenifer da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTJENIFER DA SILVA GAVILAN_Dissertacao.pdf.txtJENIFER DA SILVA GAVILAN_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain253986http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5315/6/JENIFER%20DA%20SILVA%20GAVILAN_Dissertacao.pdf.txt0fcfd72e42832b0521541873492967ccMD56open accessTHUMBNAILJENIFER DA SILVA GAVILAN_Dissertacao.pdf.jpgJENIFER DA SILVA GAVILAN_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1400http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5315/7/JENIFER%20DA%20SILVA%20GAVILAN_Dissertacao.pdf.jpgf65d3a157a97cb0c2fa20536576cd1a3MD57open accessORIGINALJENIFER DA SILVA GAVILAN_Dissertacao.pdfJENIFER DA SILVA GAVILAN_Dissertacao.pdfapplication/pdf7614927http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5315/1/JENIFER%20DA%20SILVA%20GAVILAN_Dissertacao.pdf10e7f294a19521408a00d3eb22cd89bbMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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