A concepção de trabalho do professor de sociologia a partir da sua prática docente: análise no município de Marília

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Ribeiro, Vanessa Simões [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Job
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/192388
Resumo: O presente trabalho tem, por objetivo geral, analisar e compreender como os professores que ministram a disciplina de Sociologia, na rede estadual de ensino de Marília, entendem sua concepção de trabalho, a partir de sua prática docente. A opção por este objeto de estudo foi orientada pela hipótese de que determinações políticas e econômicas, expressas em uma lógica capitalista e neoliberal, interferem nas políticas educacionais, nas propostas curriculares e de ensino. O entendimento que o professor tem de seu trabalho distancia-se de sua prática, havendo um estranhamento na sua relação e condição dentro da escola. Explorando a concepção de trabalho que este professor tem, poder-se-á problematizar sua prática, a partir da hipótese de que a relação entre educação e trabalho está intrinsecamente determinada, sobretudo na escola. No que se refere à Sociologia, esta apresenta, em sua trajetória história, a ausência no currículo, tornando-se motivo de disputas quanto à sua inserção e obrigatoriedade, tornando peculiar a condição e formação do professor que ministra a disciplina. Este trabalho prevê uma pesquisa que tem por procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental para apreender as questões teóricas, pertinentes ao objeto de estudo e compreender, a partir de uma perspectiva crítica, o contexto educacional em questão. A coleta de dados, para complemento da abordagem, terá a utilização da análise de uma pesquisa exploratória nas escolas do município de Marília para amostra e seleção dos professores e a opção por realização de entrevistas com os mesmos. A institucionalização da disciplina marcou a função destes professores, para os quais, neste trabalho, daremos voz e lugar. Esta pesquisa é desenvolvida com base no método do Materialismo Histórico Dialético.
id UNSP_3f28e3b469dd89546d1788153262a6f7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192388
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A concepção de trabalho do professor de sociologia a partir da sua prática docente: análise no município de MaríliaSociology professor's work conception based on his teaching practice: analysis in the municipality of MaríliaEducaçãoTrabalhoTrabalho docenteEnsino de sociologiaProfessores de sociologiaEducationJobTeaching workTeaching sociologyTeachers of sociologyO presente trabalho tem, por objetivo geral, analisar e compreender como os professores que ministram a disciplina de Sociologia, na rede estadual de ensino de Marília, entendem sua concepção de trabalho, a partir de sua prática docente. A opção por este objeto de estudo foi orientada pela hipótese de que determinações políticas e econômicas, expressas em uma lógica capitalista e neoliberal, interferem nas políticas educacionais, nas propostas curriculares e de ensino. O entendimento que o professor tem de seu trabalho distancia-se de sua prática, havendo um estranhamento na sua relação e condição dentro da escola. Explorando a concepção de trabalho que este professor tem, poder-se-á problematizar sua prática, a partir da hipótese de que a relação entre educação e trabalho está intrinsecamente determinada, sobretudo na escola. No que se refere à Sociologia, esta apresenta, em sua trajetória história, a ausência no currículo, tornando-se motivo de disputas quanto à sua inserção e obrigatoriedade, tornando peculiar a condição e formação do professor que ministra a disciplina. Este trabalho prevê uma pesquisa que tem por procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental para apreender as questões teóricas, pertinentes ao objeto de estudo e compreender, a partir de uma perspectiva crítica, o contexto educacional em questão. A coleta de dados, para complemento da abordagem, terá a utilização da análise de uma pesquisa exploratória nas escolas do município de Marília para amostra e seleção dos professores e a opção por realização de entrevistas com os mesmos. A institucionalização da disciplina marcou a função destes professores, para os quais, neste trabalho, daremos voz e lugar. Esta pesquisa é desenvolvida com base no método do Materialismo Histórico Dialético.The present work has, as a general objective, to analyze and understand how the professors who teach the discipline of Sociology, in the state teaching network of Marília, understand their conception of work, from their teaching practice. The choice for this object of study was guided by the hypothesis that political and economic determinations, expressed in a capitalist and neoliberal logic, interfere in educational policies, curricular and teaching proposals. The teacher's understanding of his work differs from his practice, with a strangeness in his relationship and condition within the school. Exploring the conception of work that this teacher has, one can question his practice, based on the hypothesis that the relationship between education and work is intrinsically determined, especially at school. With regard to Sociology, it presents, in its historical trajectory, the absence in the curriculum, becoming the subject of disputes regarding its insertion and mandatory nature, making the condition and training of the teacher who teaches the discipline peculiar. This work foresees a research that uses bibliographic and documentary research as methodological procedures to apprehend the theoretical questions, pertinent to the object of study and to understand, from a critical perspective, the educational context in question. Data collection, to complement the approach, will use the analysis of an exploratory research in schools in the municipality of Marília for sample and selection of teachers and the option of conducting interviews with them. The institutionalization of the discipline marked the role of these teachers, for whom, in this work, we will give voice and place. This research is developed based on the method of Dialectical Historical Materialism.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Maria Valéria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Vanessa Simões [UNESP]2020-04-29T11:28:57Z2020-04-29T11:28:57Z2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19238800093029033004110042P81046446044110692porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-13T06:19:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192388Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-13T06:19:43Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A concepção de trabalho do professor de sociologia a partir da sua prática docente: análise no município de Marília
Sociology professor's work conception based on his teaching practice: analysis in the municipality of Marília
title A concepção de trabalho do professor de sociologia a partir da sua prática docente: análise no município de Marília
spellingShingle A concepção de trabalho do professor de sociologia a partir da sua prática docente: análise no município de Marília
Ribeiro, Vanessa Simões [UNESP]
Educação
Trabalho
Trabalho docente
Ensino de sociologia
Professores de sociologia
Education
Job
Teaching work
Teaching sociology
Teachers of sociology
title_short A concepção de trabalho do professor de sociologia a partir da sua prática docente: análise no município de Marília
title_full A concepção de trabalho do professor de sociologia a partir da sua prática docente: análise no município de Marília
title_fullStr A concepção de trabalho do professor de sociologia a partir da sua prática docente: análise no município de Marília
title_full_unstemmed A concepção de trabalho do professor de sociologia a partir da sua prática docente: análise no município de Marília
title_sort A concepção de trabalho do professor de sociologia a partir da sua prática docente: análise no município de Marília
author Ribeiro, Vanessa Simões [UNESP]
author_facet Ribeiro, Vanessa Simões [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Maria Valéria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Vanessa Simões [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Trabalho
Trabalho docente
Ensino de sociologia
Professores de sociologia
Education
Job
Teaching work
Teaching sociology
Teachers of sociology
topic Educação
Trabalho
Trabalho docente
Ensino de sociologia
Professores de sociologia
Education
Job
Teaching work
Teaching sociology
Teachers of sociology
description O presente trabalho tem, por objetivo geral, analisar e compreender como os professores que ministram a disciplina de Sociologia, na rede estadual de ensino de Marília, entendem sua concepção de trabalho, a partir de sua prática docente. A opção por este objeto de estudo foi orientada pela hipótese de que determinações políticas e econômicas, expressas em uma lógica capitalista e neoliberal, interferem nas políticas educacionais, nas propostas curriculares e de ensino. O entendimento que o professor tem de seu trabalho distancia-se de sua prática, havendo um estranhamento na sua relação e condição dentro da escola. Explorando a concepção de trabalho que este professor tem, poder-se-á problematizar sua prática, a partir da hipótese de que a relação entre educação e trabalho está intrinsecamente determinada, sobretudo na escola. No que se refere à Sociologia, esta apresenta, em sua trajetória história, a ausência no currículo, tornando-se motivo de disputas quanto à sua inserção e obrigatoriedade, tornando peculiar a condição e formação do professor que ministra a disciplina. Este trabalho prevê uma pesquisa que tem por procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental para apreender as questões teóricas, pertinentes ao objeto de estudo e compreender, a partir de uma perspectiva crítica, o contexto educacional em questão. A coleta de dados, para complemento da abordagem, terá a utilização da análise de uma pesquisa exploratória nas escolas do município de Marília para amostra e seleção dos professores e a opção por realização de entrevistas com os mesmos. A institucionalização da disciplina marcou a função destes professores, para os quais, neste trabalho, daremos voz e lugar. Esta pesquisa é desenvolvida com base no método do Materialismo Histórico Dialético.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-29T11:28:57Z
2020-04-29T11:28:57Z
2020-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192388
000930290
33004110042P8
1046446044110692
url http://hdl.handle.net/11449/192388
identifier_str_mv 000930290
33004110042P8
1046446044110692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791052222955520