Utilização de um ambiente virtual na internet como ferramenta no auxilio do aprendizado do diagnóstico por imagem na graduação em medicina veterinária
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/1884/23036 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Tilde Rodrigues Froes |
id |
UFPR_18e0e566898ce165a5ea6c30e53cb0c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/23036 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
|
spelling |
Fróes, Tilde Rodrigues 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Ciências VeterináriasOliveira, Mauro Eduardo Soares de2022-12-01T15:20:12Z2022-12-01T15:20:12Z2010https://hdl.handle.net/1884/23036Orientadora: Profª Drª Tilde Rodrigues FroesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Ciencias Veterinárias. Defesa: Curitiba, 26/02/2010Bibliografia: fls.50-51Área de concentração: Medicina VeterináriaResumo: A educação a distância, não é um método substitutivo da educação tradicional, onde aulas presenciais expositivas são sua principal característica, mas sim uma mudança de conceito, no qual o ducador deve estar pronto a alterar conceitos e se inteirar das facilidades e novidades que a tecnologia oferece. O Acadêmico por sua vez deixa de ser um agente passivo de recebimento de informações processadas e direcionadas para questões teóricas e passa ser agente de crescimento não só no que tange a capacitação teórica, mas também em sua prática profissional. Esse trabalho teve como objetivos: 1) Congregar informações disponíveis a respeito da educação a distância e a educação a distância na medicina veterinária objetivando criar um meio de consulta sobre o assunto; 2) mostrar a aceitação e as respostas da utilização dessa metodologia de ensino para com os acadêmicos da disciplina de diagnóstico por imagem do curso de medicina veterinária da Universidade Federal do Paraná; 3) Demonstrar também a aceitação e o efetivo desenvolvimento dessa modalidade de ensino em um curso de extensão, pósgraduação, sobre o diagnóstico por imagem na cavidade abdominal de cães e gatos. Como resultado da pesquisa obtivemos que os acadêmicos ainda estão arraigados aos conceitos de educação em que a transmissão passiva e direcionada ainda é prevalente, entretanto, dentro da pós-graduação pode-se verificar que essa modalidade é plausível de realização podendo ser considerada uma inovação na forma de cursos de especialização na medicina veterinária nacional.Abstract: The distance learning is not a method to replace the traditional education where presence in the classroom is the main characteristic, but a new concept in which the educator must be ready to change concepts and interact with the new possibilities that technology offers. The student is no longer a passive agent who just receives the information catered for theoretical questions as he becomes a growing agent when it comes to theoretical capacitating and professional experience. This work’s objectives are: 1) gather information that is available on distance learning, plus specifics of distance learning on veterinary medicine creating a source for research in distance learning; 2) show the acceptanc and answers from the students of the course "diagnóstico por imagem" offered at the veterinary medicine school at niversidade Federal do Parana; 3) demonstrate the acceptance and effectiveness of this learning modality when applied to a graduate level course that targets image diagnostic for cats and dog’s abdominal cavity. The results of this research show that undergrad students are still linked to educational concepts where the passive interaction prevails; however in the graduate level, it can be verified that this modality is plausible of xecution, and to be considered as innovative in the specialization courses of veterinary medicine.53f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesMedicina veterinária - Ensino auxiliado por computadorDoagnóstico por imagem - Estudo e ensino (Superior)Medicina veterináriaMedicina veterináriaUtilização de um ambiente virtual na internet como ferramenta no auxilio do aprendizado do diagnóstico por imagem na graduação em medicina veterináriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTACAO MAURO FINAL.pdfapplication/pdf1923274https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23036/1/DISSERTACAO%20MAURO%20FINAL.pdf8f4a1f6003e4c552420441ec44712cc9MD51open accessTEXTDISSERTACAO MAURO FINAL.pdf.txtExtracted Texttext/plain99918https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23036/2/DISSERTACAO%20MAURO%20FINAL.pdf.txt5ffa69be374cb438486bd49e8c9b0c3fMD52open accessTHUMBNAILDISSERTACAO MAURO FINAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23036/3/DISSERTACAO%20MAURO%20FINAL.pdf.jpgc051cefa5aa8b7f8ceef922b80a02f5cMD53open access1884/230362022-12-01 12:20:12.096open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/23036Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-01T15:20:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Utilização de um ambiente virtual na internet como ferramenta no auxilio do aprendizado do diagnóstico por imagem na graduação em medicina veterinária |
title |
Utilização de um ambiente virtual na internet como ferramenta no auxilio do aprendizado do diagnóstico por imagem na graduação em medicina veterinária |
spellingShingle |
Utilização de um ambiente virtual na internet como ferramenta no auxilio do aprendizado do diagnóstico por imagem na graduação em medicina veterinária Oliveira, Mauro Eduardo Soares de Teses Medicina veterinária - Ensino auxiliado por computador Doagnóstico por imagem - Estudo e ensino (Superior) Medicina veterinária Medicina veterinária |
title_short |
Utilização de um ambiente virtual na internet como ferramenta no auxilio do aprendizado do diagnóstico por imagem na graduação em medicina veterinária |
title_full |
Utilização de um ambiente virtual na internet como ferramenta no auxilio do aprendizado do diagnóstico por imagem na graduação em medicina veterinária |
title_fullStr |
Utilização de um ambiente virtual na internet como ferramenta no auxilio do aprendizado do diagnóstico por imagem na graduação em medicina veterinária |
title_full_unstemmed |
Utilização de um ambiente virtual na internet como ferramenta no auxilio do aprendizado do diagnóstico por imagem na graduação em medicina veterinária |
title_sort |
Utilização de um ambiente virtual na internet como ferramenta no auxilio do aprendizado do diagnóstico por imagem na graduação em medicina veterinária |
author |
Oliveira, Mauro Eduardo Soares de |
author_facet |
Oliveira, Mauro Eduardo Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Fróes, Tilde Rodrigues 1973- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Mauro Eduardo Soares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Medicina veterinária - Ensino auxiliado por computador Doagnóstico por imagem - Estudo e ensino (Superior) Medicina veterinária Medicina veterinária |
topic |
Teses Medicina veterinária - Ensino auxiliado por computador Doagnóstico por imagem - Estudo e ensino (Superior) Medicina veterinária Medicina veterinária |
description |
Orientadora: Profª Drª Tilde Rodrigues Froes |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-01T15:20:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-01T15:20:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/23036 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/23036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
53f. : grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23036/1/DISSERTACAO%20MAURO%20FINAL.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23036/2/DISSERTACAO%20MAURO%20FINAL.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23036/3/DISSERTACAO%20MAURO%20FINAL.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8f4a1f6003e4c552420441ec44712cc9 5ffa69be374cb438486bd49e8c9b0c3f c051cefa5aa8b7f8ceef922b80a02f5c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797699574766239744 |