Autoconceito, identidade e consumo cultural : análise qualitativa do grupo social dos cosplayers

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Pagani, Clarissa Ribeiro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/28714
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Áurio Lúcio Leocádio da Silva
id UFPR_97b13d5b6a55c5f47f69618b74c61e7a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28714
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Pagani, Clarissa RibeiroSilva, Áurio Lúcio Leocádio daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2022-06-21T18:28:56Z2022-06-21T18:28:56Z2012https://hdl.handle.net/1884/28714Orientador : Prof. Dr. Áurio Lúcio Leocádio da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 31/05/2012Bibliografia: fls. 225-231Área de concentração: Estratégia e OrganizaçõesResumoResumo: As identidades social e pessoal, formada pelas percepções do autoconceito, possuem influências mútuas entre si. A percepção do autoconceito e, por consequência, a formação e manutenção das identidades do indivíduo, sejam elas pessoais ou sociais, possuem relação com os hábitos de consumo de produtos culturais. Essa relação se torna mais evidente quando o indivíduo participa de grupos sociais e esse consumo é relevante para a manutenção de sua permanência e reconhecimento no grupo. No caso dos cosplayers, além da influência dos demais integrantes do grupo, os indivíduos participam de uma manifestação cultural derivada do consumo prévio de produtos culturais, o que faz com que o envolvimento com esse tipo de consumo seja maior e por isso, os hábitos e comportamento de consumo se apresentem de forma peculiar nesses indivíduos. Esta pesquisa tem como objetivo analisar como o autoconceito, a identidade pessoal, a identidade social e o consumo cultural estão relacionados nos indivíduos praticantes de cosplay. Além disso, são descritos o envolvimento com a prática analisada, como são os comportamentos de consumo de produtos culturais nesses indivíduos e a participação do grupo em uma subcultura de consumo específica, formada pelos otakus. O estudo foi fundamentado teoricamente no consumo cultural e nas teorias de autoconceito, identidade pessoal e identidade social. Foram utilizadas técnicas variadas de métodos qualitativos, como entrevistas em profundidade, focus group e observação e os dados foram analisados por meio da análise do discurso. Foram encontradas todas as relações pretendidas.Abstract: The social and personal identities, constructed by the perceptions of self, have mutual influences between them. The perception of self-concept and, consequently, the construction and maintenance of individual identities, whether personal or social, are related to the cultural products consumption habits. This relationship becomes more evident when the individual participates in social groups and this consumption is relevant for the maintenance of his permanence and recognition in the group. In the case of cosplayers, beyond the influence of other group members, individuals make part of a cultural event derived from the prior consumption of cultural products, which makes the engagement with this kind of consumption higher and therefore the habits and consumer behavior present in a peculiar way in these individuals. This research aims to analyze how self-concept, personal identity, social identity and cultural consumption are related in individuals practicing cosplay. Moreover, it describe the involvement with the practice analyzed, as are the cultural products consumption behavior in these individuals and group participation in a specific subculture of consumption, formed by otakus. The study was theoretically grounded in cultural consumption and theories of self-concept, personal identity and social identity. Various techniques of qualitative methods were used, such as interviews, focus group and observation and the data were analyzed through discourse analysis. All the links expected were founded.240f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMarketing culturalComportamento do consumidorAssimilação culturalIdentidade socialTesesAdministraçãoAutoconceito, identidade e consumo cultural : análise qualitativa do grupo social dos cosplayersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CLARISSA RIBEIRO PAGANI.pdfapplication/pdf4138760https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28714/1/R%20-%20D%20-%20CLARISSA%20RIBEIRO%20PAGANI.pdfcd78148223a040563bd8ba9d97e64ad0MD51open accessTEXTR - D - CLARISSA RIBEIRO PAGANI.pdf.txtExtracted Texttext/plain508631https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28714/2/R%20-%20D%20-%20CLARISSA%20RIBEIRO%20PAGANI.pdf.txtd28417d3b89c75074aef1c8b97130db9MD52open accessTHUMBNAILR - D - CLARISSA RIBEIRO PAGANI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28714/3/R%20-%20D%20-%20CLARISSA%20RIBEIRO%20PAGANI.pdf.jpg9d8e2881b7306db4dc5d6aae1f1ff573MD53open access1884/287142022-06-21 15:28:56.464open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28714Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-06-21T18:28:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autoconceito, identidade e consumo cultural : análise qualitativa do grupo social dos cosplayers
title Autoconceito, identidade e consumo cultural : análise qualitativa do grupo social dos cosplayers
spellingShingle Autoconceito, identidade e consumo cultural : análise qualitativa do grupo social dos cosplayers
Pagani, Clarissa Ribeiro
Marketing cultural
Comportamento do consumidor
Assimilação cultural
Identidade social
Teses
Administração
title_short Autoconceito, identidade e consumo cultural : análise qualitativa do grupo social dos cosplayers
title_full Autoconceito, identidade e consumo cultural : análise qualitativa do grupo social dos cosplayers
title_fullStr Autoconceito, identidade e consumo cultural : análise qualitativa do grupo social dos cosplayers
title_full_unstemmed Autoconceito, identidade e consumo cultural : análise qualitativa do grupo social dos cosplayers
title_sort Autoconceito, identidade e consumo cultural : análise qualitativa do grupo social dos cosplayers
author Pagani, Clarissa Ribeiro
author_facet Pagani, Clarissa Ribeiro
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagani, Clarissa Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing cultural
Comportamento do consumidor
Assimilação cultural
Identidade social
Teses
Administração
topic Marketing cultural
Comportamento do consumidor
Assimilação cultural
Identidade social
Teses
Administração
description Orientador : Prof. Dr. Áurio Lúcio Leocádio da Silva
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-21T18:28:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-21T18:28:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/28714
url https://hdl.handle.net/1884/28714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 240f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28714/1/R%20-%20D%20-%20CLARISSA%20RIBEIRO%20PAGANI.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28714/2/R%20-%20D%20-%20CLARISSA%20RIBEIRO%20PAGANI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28714/3/R%20-%20D%20-%20CLARISSA%20RIBEIRO%20PAGANI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cd78148223a040563bd8ba9d97e64ad0
d28417d3b89c75074aef1c8b97130db9
9d8e2881b7306db4dc5d6aae1f1ff573
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699524135747584