Análise da relação entre práticas educativas parentais, envolvimento com tarefas escolares, depressão e desempenho acadêmico de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Viezzer-Salvador, Ana Paula, 1981-
Orientador(a): Weber, Lidia Natalia Dobrianskyj
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/10602
Resumo: Orientadora: Lidia Natalia Dobrianskyj Weber
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spelling Viezzer-Salvador, Ana Paula, 1981-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoWeber, Lidia Natalia Dobrianskyj2022-08-12T18:37:47Z2022-08-12T18:37:47Z2007https://hdl.handle.net/1884/10602Orientadora: Lidia Natalia Dobrianskyj WeberDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografia e anexosResumo: Os contextos familiar e escolar são importantes responsáveis pelo desenvolvimento da criança. Os pais transmitem as primeiras informações e interpretações sobre o mundo, e a escola é um ambiente socializador fundamental. Entretanto, é na relação com os pais que a criança encontra o suporte para lidar com as demandas escolares. Por isso, a relação pais-filhos constitui a base referencial para o desenvolvimento global do indivíduo, enfatizando-se assim, a importância de estudos sobre essa temática. Dentro deste contexto, o objetivo geral da presente pesquisa foi o de aprofundar os estudos sobre as interações entre pais e filhos, procurando identificar as relações existentes entre as seguintes variáveis: práticas educativas parentais, envolvimento dos pais nas tarefas escolares de seus filhos, envolvimento dos filhos em suas tarefas escolares, sintomas depressivos dos filhos e desempenho acadêmico dos filhos. Para atingir tal objetivo, este estudo foi dividido em duas fases de coleta e análise de dados: 1) fase quantitativa e 2) fase qualitativa. Na primeira fase, foram aplicados quatro instrumentos (Escalas de Qualidade na Interação Familiar, Escala de Envolvimento dos Pais em Tarefas Escolares, Escala de Envolvimento dos Adolescentes em Tarefas Escolares e Children's Depression Inventory) para 348 adolescentes de 6ª, 7ª e 8ª séries de escolas públicas e particulares de Curitiba. O desempenho acadêmico foi acessado através da média das notas escolares dos alunos. Os dados foram analisados através de testes estatísticos, como Correlação, Anova, Teste t e Qui-quadrado. Na segunda fase, foi realizada uma entrevista individual semi-estruturada com três adolescentes, escolhidos previamente pela pesquisadora de acordo com suas notas escolares. Os dados das entrevistas foram analisados qualitativamente. Verificou-se, através dos dados quantitativos, uma relação significativa (considerando p<0,05) entre as práticas parentais e seguintes variáveis: desempenho acadêmico dos filhos (F=5,018), envolvimento dos adolescentes nas tarefas escolares (F=23,571), sintomas depressivos dos filhos (F=25,845) e também com o envolvimento dos pais nas tarefas escolares dos filhos (F=55,351). Verificou-se também que o desempenho acadêmico dos filhos esteve significativamente correlacionado (p<0,05) às seguintes variáveis: envolvimento dos pais nas tarefas escolares dos filhos (r=0,231), envolvimento dos adolescentes nas tarefas escolares (r=0,162) e sintomas depressivos (r=-0,256). A análise qualitativa apresentou convergência com os resultados quantitativos e adicionou detalhes importantes, constatando-se, por exemplo, que houve predominância de práticas parentais coercitivas na família da adolescente com baixo desempenho acadêmico, e predominância de práticas parentais não-coercitivas nas famílias dos dois adolescentes com alto desempenho acadêmico. A presente pesquisa demonstrou, assim, a importância da interação familiar, especificamente das práticas parentais, para o desenvolvimento de um repertório comportamental adequado dos filhos no ambiente escolar, sendo que o maior uso de práticas educativas parentais de envolvimento e menor uso de coerção mostraram-se mais significativos.Abstract: Children receive the first information and interpretations about the world from parents, and school is a fundamental socializing environment. However, it is in the relationship with parents that children find the support to cope with school demands. Therefore, parent-child relationships constitute the referential basis for the global development of the individual, thus emphasizing the importance of studying this topic. In this context, the main objective of the present research was to deepen the studies of parent-child interactions, to identify relationships between these variables: parenting practices, parental involvement on the child's homework, the child's academic performance and child's depressive symptoms. The study was divided in two phases of data collection and analysis: (1) quantitative phase and (2) qualitative phase. On the first phase four instruments (Scales of Family's Interaction Quality; Scale of Parental Involvement in School Homework; Scale of Student Involvement in School Work and Children's Depression Inventory) were applied to 348 students from 6th, 7th and 8th Grade classes in Brazilian public and private schools. Academic performance was assessed through the average school grades of students. Statistical analysis was made using the tests of correlation, Anova, student's T test and the chi-square test. In the second phase a semi-structured interview was conducted with the participation of three adolescents, previously selected according to their school grades. The data collected from interviews were analyzed qualitatively. In the analysis of quantitative data it was verified a significant correlation (p<0,05) between the parenting practices and the following variables: child's academic achievement (F=5,018), adolescent involvement in school work (F=23,571), adolescent's depression symptoms (F=25,845) and the parental involvement on the child's school achievement (F=55,351). It was also verified that the adolescent's academic performance was correlated (p<0,05) to the following variables: parental involvement on child's homework (r=0,231), adolescent involvement in school work (r=0,162) and depression symptoms (r=-0,256). In the qualitative analysis showed convergence with the quantitative results and important details were added. It was verified, for instance, that coercive parental practices predominated on the family of the adolescent with low academic performance and that non-coercive parental practices predominated on the families of the two adolescents with high academic performance. Thus, the present research demonstrated the importance of family interactions, specifically the parenting practices characterized by high levels of parental involvement and low coercion, to the development of the child's adjusted behavioral repertoire in the school environment.viii, 157 f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEstudantes - Rendimento escolarRedação acadêmicaEducaçãoAnálise da relação entre práticas educativas parentais, envolvimento com tarefas escolares, depressão e desempenho acadêmico de adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL2007 - ANA PAULA - Dissertação 05-06-07.pdfapplication/pdf1230942https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/10602/1/2007%20-%20ANA%20PAULA%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%2005-06-07.pdfb379966e9df26ebf84b8c22a4fd1d067MD51open accessTEXT2007 - ANA PAULA - Dissertação 05-06-07.pdf.txtExtracted Texttext/plain447001https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/10602/2/2007%20-%20ANA%20PAULA%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%2005-06-07.pdf.txtf99bf25dc2890a251197a26b5247a6a9MD52open accessTHUMBNAIL2007 - ANA PAULA - Dissertação 05-06-07.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/10602/3/2007%20-%20ANA%20PAULA%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%2005-06-07.pdf.jpge9c5a0b39d490d39114ec21e0c517709MD53open access1884/106022022-08-12 15:37:47.655open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/10602Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-12T18:37:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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