O ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio : o papel do professor na construção de conhecimentos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Luz, Wagner Manço da, 1982-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/61164
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Ivanilda Higa
id UFPR_b54bdcb43bd79fbf0828f74a8d62195d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61164
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Luz, Wagner Manço da, 1982-Higa, Ivanilda, 1970-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2019-06-18T12:24:43Z2019-06-18T12:24:43Z2014https://hdl.handle.net/1884/61164Orientadora: Profa. Dra. Ivanilda HigaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/03/2014Inclui referências: p.120-127Resumo: O estudo apresentado possui características etnográficas, desenvolvido com base na observação de aulas em turmas do segundo e terceiro anos do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Nosso objetivo consiste em compreender quais são as contribuições das práticas docentes de um professor desta escola para a construção do conhecimento sobre o ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio. Presenciamos o desenvolvimento de sequências didáticas com características inovadoras em relação ao ensino tradicional de Física, que demonstraram preocupação com a articulação entre os saberes da pesquisa, as orientações curriculares e as diversas instâncias que compõe a escola. Como referencial teórico para nossas análises, utilizamos os conceitos de cultura, cultura escolar e cultura da escola de Forquin (1993), as ideias de professor como intelectual transformador de Giroux (1997) e a Transposição Didática de Chevallard (1991). Realizamos uma revisão de literatura para evidenciar os papéis atribuídos aos professores de Física do Ensino Médio nas pesquisas em Educação, tendo como foco aquelas que apresentam a elaboração de propostas ou sequências didáticas que visem a abordagem de tópicos de Física Moderna e Contemporânea e que passaram pelo crivo da sala de aula. Entretanto, nessas pesquisas, o papel do professor vem sendo pouco evidenciado. Vale ressaltar que o intuito desta dissertação não é trazer um modelo a ser seguido, mas sim discutir sobre as condições estabelecidas na escola, pelo professor em questão, que permitiram o desenvolvimento do seu projeto diferenciado. Dessa forma, interpretamos que foi possível a construção de conhecimentos escolares com características originais, que não se restringem à relação entre professor e aluno, e incluem o conhecimento científico de origem da disciplina escolar e a articulação com a ciência presente nas pesquisas da área da Educação. Palavras-chave: Construção de conhecimentos, Ensino de Física Moderna e Contemporânea, Professor como intelectual transformador, Cultura Escolar, Transposição Didática.Abstract: The present study has ethnographic characteristics, developed from the observation of lessons in classes of second and third years of High School in a public School. Our objective is to understand which the contributions of the teaching practices of a teacher of this school for the construction of knowledge about the teaching of Modern and Contemporary Physics in High School. We witness the development of didactic sequences with innovative features compared to the traditional physics teaching, which showed a concern with the relationship between knowledge of research, curriculum guidelines and the several instances that make school. As the theoretical framework for our analysis, we use the concepts of culture, school culture, and culture of the school of Forquin (1993), the teacher ideas as an intellectual transformer of Giroux (1997) and the Didactic Transposition of Chevallard (1991). We carried out a literature review to highlight the roles assigned to High School physics teachers in research in Education, focusing on those that present the elaboration of proposals or didactic sequences that aim to approach topics of Modern and Contemporary Physics and which passed through the screen of the classroom. However, in these researches, the role of the teacher has been little evidenced. It's noteworthy that the aim of this dissertation is not to bring a model to be followed, but to discuss the conditions established by the teacher in question that would allow the development of its project. This way, we understand that it was possible the construction of school knowledge with original features, which are not restricted to the relationships among teacher and student and includes the scientific knowledge of the origin of school discipline and interaction with this science presents in researches of education area. Keywords: Construction of knowledge, Modern and Contemporary Physics Teaching, Teacher as intellectual transformer, Didactic Transposition, School Culture.129 p. : il.application/pdfFísica - Estudo e ensinoEnsino médioProfessores de fisicaEducaçãoO ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio : o papel do professor na construção de conhecimentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - WAGNER MANCO DA LUZ.pdfapplication/pdf1946769https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61164/1/R%20-%20D%20-%20WAGNER%20MANCO%20DA%20LUZ.pdf6e22b945296af292f452e13faf318ee7MD51open access1884/611642019-06-18 09:24:43.681open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61164Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-06-18T12:24:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio : o papel do professor na construção de conhecimentos
title O ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio : o papel do professor na construção de conhecimentos
spellingShingle O ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio : o papel do professor na construção de conhecimentos
Luz, Wagner Manço da, 1982-
Física - Estudo e ensino
Ensino médio
Professores de fisica
Educação
title_short O ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio : o papel do professor na construção de conhecimentos
title_full O ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio : o papel do professor na construção de conhecimentos
title_fullStr O ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio : o papel do professor na construção de conhecimentos
title_full_unstemmed O ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio : o papel do professor na construção de conhecimentos
title_sort O ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio : o papel do professor na construção de conhecimentos
author Luz, Wagner Manço da, 1982-
author_facet Luz, Wagner Manço da, 1982-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Higa, Ivanilda, 1970-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Wagner Manço da, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Ensino médio
Professores de fisica
Educação
topic Física - Estudo e ensino
Ensino médio
Professores de fisica
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Ivanilda Higa
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-18T12:24:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-18T12:24:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/61164
url https://hdl.handle.net/1884/61164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61164/1/R%20-%20D%20-%20WAGNER%20MANCO%20DA%20LUZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e22b945296af292f452e13faf318ee7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699704124866560