Open access como marco licitatório para concessões ferroviárias: estudo de caso da ligação Açailândia-Barcarena

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Souza, Jéssyka Wisnieski
Orientador(a): Ratton Neto, Hostilio Xavier
Banca de defesa: Orrico Filho, Rômulo Dante, Aragão, Joaquim José Guilherme de
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11422/10181
Resumo: Este trabalho avaliou o projeto da ligação ferroviária Açailândia-Barcarena sob o modelo Open Access, buscando meios de viabilizar sua concessão, especialmente através da aplicação de novas percepções defendidas pela Engenharia Territorial, tais como: a associação de centros de atividades que agregam valor aos produtos; e a combinação de iniciativas pública e privada para o desenvolvimento regional. Para isso, o trabalho abordou aspectos teóricos e bibliográficos referentes às técnicas pertinentes ao desenvolvimento da pesquisa, à contextualização do modelo Open Access em diferentes países e às informações do corredor ferroviário imprescindíveis para a avaliação. O método de análise foi aplicado com vistas a mitigar as inconveniências do modelo Open Access. Fez-se estimativa da demanda necessária para a exequibilidade do projeto. Ademais, a análise de sensibilidade foi realizada variando taxas de desconto e demandas com valores entre a mínima estimada e a máxima limitada pela capacidade da via, o que permitiu a percepção da demanda ótima do empreendimento e a obtenção dos benefícios máximos da ligação ferroviária, tanto sob as condições projetadas quanto sob o novo marco regulatório. Ao final, entre outras considerações quanto à viabilidade do trecho Açailândia-Barcarena, o trabalho propõe um Programa inicial de Consolidação Econômica aos moldes da perspectiva da Engenharia Territorial.
id UFRJ_265439493fb133a033ba412312c56e29
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/10181
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Souza, Jéssyka Wisnieskihttp://lattes.cnpq.br/9259043653895682Orrico Filho, Rômulo DanteAragão, Joaquim José Guilherme deRatton Neto, Hostilio Xavier2019-10-21T17:29:50Z2019-10-23T03:00:13Z2017-06http://hdl.handle.net/11422/10181Este trabalho avaliou o projeto da ligação ferroviária Açailândia-Barcarena sob o modelo Open Access, buscando meios de viabilizar sua concessão, especialmente através da aplicação de novas percepções defendidas pela Engenharia Territorial, tais como: a associação de centros de atividades que agregam valor aos produtos; e a combinação de iniciativas pública e privada para o desenvolvimento regional. Para isso, o trabalho abordou aspectos teóricos e bibliográficos referentes às técnicas pertinentes ao desenvolvimento da pesquisa, à contextualização do modelo Open Access em diferentes países e às informações do corredor ferroviário imprescindíveis para a avaliação. O método de análise foi aplicado com vistas a mitigar as inconveniências do modelo Open Access. Fez-se estimativa da demanda necessária para a exequibilidade do projeto. Ademais, a análise de sensibilidade foi realizada variando taxas de desconto e demandas com valores entre a mínima estimada e a máxima limitada pela capacidade da via, o que permitiu a percepção da demanda ótima do empreendimento e a obtenção dos benefícios máximos da ligação ferroviária, tanto sob as condições projetadas quanto sob o novo marco regulatório. Ao final, entre outras considerações quanto à viabilidade do trecho Açailândia-Barcarena, o trabalho propõe um Programa inicial de Consolidação Econômica aos moldes da perspectiva da Engenharia Territorial.This work evaluated the project of Açailândia-Barcarena rail link under the Open Access model, seeking ways to make its concession feasible, especially through the application of new perceptions defended by the Territorial Engineering, such as: the association of activity centers that add value to the products; and the combination of public and private initiatives for regional development. To this end, the work approached theoretical and bibliographical aspects regarding the techniques pertinent to the research development, the contextualization of the Open Access model in different countries and the essential information of the railway corridor. The method of analysis was applied in order to mitigate the inconveniences of the Open Access model. The necessary demand for the project feasibility was estimated. In addition, the sensitivity analysis was performed by varying discount rates and demands with values between the minimum estimated and the maximum limited by the railway capacity, which allowed the perception of the optimum demand of the project and obtaining the maximum benefits of the rail link under the projected conditions and under the new regulatory framework. In the end, among other considerations regarding the Açailândia-Barcarena feasibility, the work proposes an initial Program of Economic Consolidation according to the Territorial Engineering perspective.Submitted by Christianne Fontes de Andrade (cfontes@ct.ufrj.br) on 2019-10-21T17:29:50Z No. of bitstreams: 1 877216.pdf: 2287758 bytes, checksum: cb260d879638c98e64d30de5424684c0 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-21T17:29:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 877216.pdf: 2287758 bytes, checksum: cb260d879638c98e64d30de5424684c0 (MD5) Previous issue date: 2017-06porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de TransportesUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESEngenharia de transportesConcessão ferroviáriaAvaliação de viabilidadeDesenvolvimento regionalOpen access como marco licitatório para concessões ferroviárias: estudo de caso da ligação Açailândia-Barcarenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10181/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINAL877216.pdf877216.pdfapplication/pdf2287758http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10181/1/877216.pdfcb260d879638c98e64d30de5424684c0MD5111422/101812019-10-23 01:00:13.966oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2019-10-23T03:00:13Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Open access como marco licitatório para concessões ferroviárias: estudo de caso da ligação Açailândia-Barcarena
title Open access como marco licitatório para concessões ferroviárias: estudo de caso da ligação Açailândia-Barcarena
spellingShingle Open access como marco licitatório para concessões ferroviárias: estudo de caso da ligação Açailândia-Barcarena
Souza, Jéssyka Wisnieski
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Engenharia de transportes
Concessão ferroviária
Avaliação de viabilidade
Desenvolvimento regional
title_short Open access como marco licitatório para concessões ferroviárias: estudo de caso da ligação Açailândia-Barcarena
title_full Open access como marco licitatório para concessões ferroviárias: estudo de caso da ligação Açailândia-Barcarena
title_fullStr Open access como marco licitatório para concessões ferroviárias: estudo de caso da ligação Açailândia-Barcarena
title_full_unstemmed Open access como marco licitatório para concessões ferroviárias: estudo de caso da ligação Açailândia-Barcarena
title_sort Open access como marco licitatório para concessões ferroviárias: estudo de caso da ligação Açailândia-Barcarena
author Souza, Jéssyka Wisnieski
author_facet Souza, Jéssyka Wisnieski
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9259043653895682
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jéssyka Wisnieski
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Orrico Filho, Rômulo Dante
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Aragão, Joaquim José Guilherme de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ratton Neto, Hostilio Xavier
contributor_str_mv Orrico Filho, Rômulo Dante
Aragão, Joaquim José Guilherme de
Ratton Neto, Hostilio Xavier
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Engenharia de transportes
Concessão ferroviária
Avaliação de viabilidade
Desenvolvimento regional
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de transportes
Concessão ferroviária
Avaliação de viabilidade
Desenvolvimento regional
description Este trabalho avaliou o projeto da ligação ferroviária Açailândia-Barcarena sob o modelo Open Access, buscando meios de viabilizar sua concessão, especialmente através da aplicação de novas percepções defendidas pela Engenharia Territorial, tais como: a associação de centros de atividades que agregam valor aos produtos; e a combinação de iniciativas pública e privada para o desenvolvimento regional. Para isso, o trabalho abordou aspectos teóricos e bibliográficos referentes às técnicas pertinentes ao desenvolvimento da pesquisa, à contextualização do modelo Open Access em diferentes países e às informações do corredor ferroviário imprescindíveis para a avaliação. O método de análise foi aplicado com vistas a mitigar as inconveniências do modelo Open Access. Fez-se estimativa da demanda necessária para a exequibilidade do projeto. Ademais, a análise de sensibilidade foi realizada variando taxas de desconto e demandas com valores entre a mínima estimada e a máxima limitada pela capacidade da via, o que permitiu a percepção da demanda ótima do empreendimento e a obtenção dos benefícios máximos da ligação ferroviária, tanto sob as condições projetadas quanto sob o novo marco regulatório. Ao final, entre outras considerações quanto à viabilidade do trecho Açailândia-Barcarena, o trabalho propõe um Programa inicial de Consolidação Econômica aos moldes da perspectiva da Engenharia Territorial.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-21T17:29:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-23T03:00:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/10181
url http://hdl.handle.net/11422/10181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10181/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10181/1/877216.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
cb260d879638c98e64d30de5424684c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766886492190277632