Desigualdades na acessibilidade ao mercado de trabalho na cidade do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Carneiro, Mariana Souza
Orientador(a): Orrico Filho, Romulo Dante
Banca de defesa: Silva, Marcelino Aurélio Vieira da, Giannotti, Mariana Abrantes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11422/13758
Resumo: O trabalho explora a relação entre o transporte público e a distribuição de empregos pela cidade, buscando entender como o transporte público influencia no acesso a oportunidades e como essa acessibilidade é diferente a partir das distintas áreas da cidade, com suas diferenças espaciais e socioeconômicas. Assim, estrutura-se um procedimento metodológico, a partir dos conceitos de acessibilidade e equidade, que aplica o indicador de oportunidades acumuladas para mensurar a acessibilidade, e em seguida, a curva de concentração é utilizada para auxiliar na análise de desigualdades da acessibilidade. A cidade do Rio de Janeiro é analisada, utilizando dados de transporte público de 2018 e de empregos formais de 2016. Os resultados indicam que os moradores da cidade do Rio de Janeiro acessam oportunidades de empregos de forma muito desigual, e mostram uma tendência em que quanto mais distante se mora do centro, menor a acessibilidade a oportunidades de emprego. Baseado numa estimativa de velocidade média, os resultados mostram que o sistema de transporte público ajuda a diminuir a desigualdade no acesso ao emprego, entre os bairros de menor renda e mais distantes do centro, e os bairros de maior renda e mais próximos ao centro, quando comparados: a quantidade de empregos localizados a um certo raio de distância de um bairro, com a quantidade de empregos acessíveis a um intervalo de tempo equivalente.
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A cidade do Rio de Janeiro é analisada, utilizando dados de transporte público de 2018 e de empregos formais de 2016. Os resultados indicam que os moradores da cidade do Rio de Janeiro acessam oportunidades de empregos de forma muito desigual, e mostram uma tendência em que quanto mais distante se mora do centro, menor a acessibilidade a oportunidades de emprego. Baseado numa estimativa de velocidade média, os resultados mostram que o sistema de transporte público ajuda a diminuir a desigualdade no acesso ao emprego, entre os bairros de menor renda e mais distantes do centro, e os bairros de maior renda e mais próximos ao centro, quando comparados: a quantidade de empregos localizados a um certo raio de distância de um bairro, com a quantidade de empregos acessíveis a um intervalo de tempo equivalente.This research explores the relationship between public transport and job distribution throughout the city, trying to understand the effects of public transportation in people’s access to opportunities and how these opportunities are accessed in different areas of the city, based on their spatial and socioeconomic differences. In this context, a methodological procedure is structured, based on the concepts of accessibility and equity, applying the cumulative opportunity measure to evaluate accessibility, and then, the concentration curve is used to assist in the analysis of accessibility inequalities. The city of Rio de Janeiro is analyzed using public transport data from 2018 and formal employment in 2016. The results show an unequal distribution of accessibility, in which the farthest regions from the urban center have less accessibility, due the high concentration of jobs in the city center and the great distances between the city center and peripheral areas. Based on an estimate of average speed, the results show that the public transportation system helps to reduce inequality in job accessibility, between the lower income groups and the ones living farther from the center than to those with higher income and living closer to the center, when compared: the number of jobs located within a certain radius of a neighborhood, with the number of jobs available at an equivalent interval of time.Submitted by Marlon Silva (marlonviniciuspacheco@gmail.com) on 2021-02-19T15:06:33Z No. of bitstreams: 1 MarianaSouzaCarneiro.pdf: 4450301 bytes, checksum: 5ab0d98df8908a3166f4e5cce9294d35 (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-19T15:06:33Z (GMT). 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