A responsabilidade civil extracontratual do estado na prestação de serviços públicos de saúde
Ano de defesa: | 2015 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21223 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo examinar o modelo jurídico brasileiro para a responsabilidade civil extracontratual do Estado na prestação de serviços públicos de saúde, sob a perspectiva da teoria tridimensional do Direito. Com amparo em pesquisa bibliográfica e documental, com ênfase na legislação, doutrina e jurisprudência brasileiras, chegou-se as seguintes conclusões. O direito à saúde é tipificado na Constituição Federal como direito fundamental social, e compreende a pretensão de obter do Estado, o fornecimento de bens ou a prestação de serviços que reduzam o risco de doença e de outros agravos; ou, promovam, protejam e recuperem o bem estar físico e psíquico. Uma vez violado o direito fundamental à saúde, disponibiliza ao administrado, dentre outras garantias fundamentais, a responsabilidade civil extracontratual do Estado. A prestação de serviços públicos pelo Estado pode ser feita diretamente, por meio da Administração Pública Direta ou Indireta, ou pelo recurso a entes privados. De todo modo, a prestação de serviços de saúde pública se encontra integralmente subordinada aos princípios de Direito Administrativo, devendo ser integralmente custeada pelas receitas tributárias. Como a prestação de serviços de saúde pública faz parte da atividade administrativa do Estado, não há como se afastar a aplicabilidade da garantia da responsabilidade civil extracontratual do Estado em face dos danos sofridos pelos administrados enquanto usuários desses serviços. Por conseguinte, aplica-se a teoria do risco administrativo, mesmo nas hipóteses de omissão estatal lesiva e ilícita. |
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Com amparo em pesquisa bibliográfica e documental, com ênfase na legislação, doutrina e jurisprudência brasileiras, chegou-se as seguintes conclusões. O direito à saúde é tipificado na Constituição Federal como direito fundamental social, e compreende a pretensão de obter do Estado, o fornecimento de bens ou a prestação de serviços que reduzam o risco de doença e de outros agravos; ou, promovam, protejam e recuperem o bem estar físico e psíquico. Uma vez violado o direito fundamental à saúde, disponibiliza ao administrado, dentre outras garantias fundamentais, a responsabilidade civil extracontratual do Estado. A prestação de serviços públicos pelo Estado pode ser feita diretamente, por meio da Administração Pública Direta ou Indireta, ou pelo recurso a entes privados. De todo modo, a prestação de serviços de saúde pública se encontra integralmente subordinada aos princípios de Direito Administrativo, devendo ser integralmente custeada pelas receitas tributárias. Como a prestação de serviços de saúde pública faz parte da atividade administrativa do Estado, não há como se afastar a aplicabilidade da garantia da responsabilidade civil extracontratual do Estado em face dos danos sofridos pelos administrados enquanto usuários desses serviços. Por conseguinte, aplica-se a teoria do risco administrativo, mesmo nas hipóteses de omissão estatal lesiva e ilícita.This study aims to examine the Brazilian legal model for the non-contractual liability of the state in providing public health services, from the perspective of threedimensional theory of law. Up based on bibliographical and documentary research, with emphasis on legislation, doctrine and Brazilian jurisprudence, the following conclusions were reached. The right to health is typified in the Constitution as a social fundamental right, and understands the pretension to obtain from the State, the supply of goods or the provision of services that reduce the risk of disease and other health problems; or promote, protect and recover the physical and mental well-being. Once violated the fundamental right to health, provides the managed, among other fundamental guarantees, the non-contractual liability of the state. The provision of public services by the state can be made directly through the Direct or Indirect Public Administration, or by recourse to private entities. In any case, the provision of public health services is entirely subordinate to the principles of administrative law and should be fully funded by tax revenues. As the provision of public health services is part of the administrative activity of the State, there is no way to exclude the application of the guarantee of non-contractual liability of the state in the face of the damage suffered by administered as users of these services. Therefore, it applies the theory of administrative risk, even in the event of harmful and illegal state failure.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOAdministração públicaConstituição federalEstado de direitoDireitos fundamentaisResponsabilidade civilResponsabilidade patrimonialSaúde públicaA responsabilidade civil extracontratual do estado na prestação de serviços públicos de saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALResponsabilidadeCivilExtracontratual_Franca_2018.pdfResponsabilidadeCivilExtracontratual_Franca_2018.pdfapplication/pdf648776https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21223/1/ResponsabilidadeCivilExtracontratual_Franca_2018.pdf7d052921eb9f465ae3a0c80ab194b54eMD51TEXTCatarinaCardosoSousaFranca_DISSERT.pdf.txtCatarinaCardosoSousaFranca_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain230123https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21223/6/CatarinaCardosoSousaFranca_DISSERT.pdf.txt51c3fc1c2043623e943b618562777546MD56ResponsabilidadeCivilExtracontratual_Franca_2018.pdf.txtResponsabilidadeCivilExtracontratual_Franca_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain230123https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21223/8/ResponsabilidadeCivilExtracontratual_Franca_2018.pdf.txt51c3fc1c2043623e943b618562777546MD58THUMBNAILCatarinaCardosoSousaFranca_DISSERT.pdf.jpgCatarinaCardosoSousaFranca_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1676https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21223/7/CatarinaCardosoSousaFranca_DISSERT.pdf.jpg157d107bbc8e2497a83b24e1701bbaa2MD57ResponsabilidadeCivilExtracontratual_Franca_2018.pdf.jpgResponsabilidadeCivilExtracontratual_Franca_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1108https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21223/9/ResponsabilidadeCivilExtracontratual_Franca_2018.pdf.jpg9e02a7f291666388d5c3b8a9822af648MD59123456789/212232019-05-26 02:41:40.202oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21223Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:41:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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