Inserção de práticas integrativas em atenção à saúde mental na atenção primária

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Farias, Izabel Myckilane Alves de
Orientador(a): Medeiros Júnior, Antonio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA NO NORDESTE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28437
Resumo: O aumento em larga escala do número de pessoas acometidas por desordens de ansiedade, com sintomas afetando a qualidade de vida, chama a atenção para a necessidade de cuidados em saúde mental na atenção primária e as Práticas Integrativas e Complementares podem contribuir neste processo. Dessa forma, esta pesquisa tem por objetivo analisar a contribuição de práticas integrativas para um grupo terapêutico de sujeitos que se autodeclaram ansiosos. O estudo realizado é de natureza qualitativa, com abordagem de caráter descritivo-exploratório. Contou com a participação de 14 integrantes de um grupo terapêutico de pessoas com sintomas de ansiedade na faixa etária de 20 a 70 anos. Para coleta de dados foi utilizado um formulário de entrevista individual com intuito de construir o perfil dos participantes; o Inventário de Ansiedade de Beck, para avaliação dos sintomas dos usuários e; grupos focais antes e após a introdução das práticas integrativas para efeito comparativo das falas e verificação dos benefícios trazidos pela inserção das técnicas. Os dados foram analisados pela epidemiologia descritiva e pela análise de conteúdo de Minayo. Os resultados encontrados mostram que, apesar da tentativa de atenção integral oferecida pelos meios convencionais de atenção, ainda existia uma lacuna no grupo, a qual foi preenchida pela introdução das práticas integrativas. Outro fator importante é que, além de demonstrar os benefícios emocionais individuais e coletivos resultantes das práticas, a pesquisa chama a atenção para a possibilidade de redução do uso de medicamentos, por esse público, com a introdução de tecnologia leve e de baixo custo. Conclui-se, portanto, que a associação das práticas convencionais de grupos com as práticas integrativas e complementares, na atenção primária, favorecem novas possibilidades de integralidade e de aproveitamento dos privilégios para o cuidado em saúde mental nesse nível de atenção.
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O estudo realizado é de natureza qualitativa, com abordagem de caráter descritivo-exploratório. Contou com a participação de 14 integrantes de um grupo terapêutico de pessoas com sintomas de ansiedade na faixa etária de 20 a 70 anos. Para coleta de dados foi utilizado um formulário de entrevista individual com intuito de construir o perfil dos participantes; o Inventário de Ansiedade de Beck, para avaliação dos sintomas dos usuários e; grupos focais antes e após a introdução das práticas integrativas para efeito comparativo das falas e verificação dos benefícios trazidos pela inserção das técnicas. Os dados foram analisados pela epidemiologia descritiva e pela análise de conteúdo de Minayo. Os resultados encontrados mostram que, apesar da tentativa de atenção integral oferecida pelos meios convencionais de atenção, ainda existia uma lacuna no grupo, a qual foi preenchida pela introdução das práticas integrativas. Outro fator importante é que, além de demonstrar os benefícios emocionais individuais e coletivos resultantes das práticas, a pesquisa chama a atenção para a possibilidade de redução do uso de medicamentos, por esse público, com a introdução de tecnologia leve e de baixo custo. Conclui-se, portanto, que a associação das práticas convencionais de grupos com as práticas integrativas e complementares, na atenção primária, favorecem novas possibilidades de integralidade e de aproveitamento dos privilégios para o cuidado em saúde mental nesse nível de atenção.The large increase in the number of people affected by anxiety disorders, with symptoms impacting quality of life, calls attentions to the need for basic mental health care and integrative and complementary practices may contribute to this process. Thus, the aim of the present study was to analyze the contribution of integrative and comprehensive practices in a therapeutic group of subjects with self-reported anxiety. This is a qualitative study using a descriptive-exploratory approach. The sample consisted of 14 members of a therapeutic group aged between 20 and 70 years with symptoms of anxiety. Data collection used the Beck Anxiety Inventory to create a participant profile in order to assess the symptoms of users and focus groups before and after introducing integrative practices, compare the discourses and determine the benefits resulting from the techniques applied. The data were analyzed using descriptive epidemiology and content analysis proposed by Minayo. The results show that despite the attempt at offering comprehensive care via conventional means, there was still a gap in the group, which was filled through the introduction of integrative practices. Another important factor is that in addition to demonstrating the individual and collective emotional benefits of the practices, the study underscores the possibility of reducing the use of medication in favor of simple low-cost technology. It was concluded, therefore, that the association between conventional group practices and their integrative and complementary counterparts in primary care promotes new possibilities for integrality and improving basic mental care.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDEAnsiedadeAtenção primária à saúdeTerapias complementaresInserção de práticas integrativas em atenção à saúde mental na atenção primáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA NO NORDESTEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTInsercaopraticasintegrativas_Farias_2019.pdf.txtInsercaopraticasintegrativas_Farias_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain141880https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28437/2/Insercaopraticasintegrativas_Farias_2019.pdf.txte395b5e5ffd18498c1c9cb69bbce36ceMD52THUMBNAILInsercaopraticasintegrativas_Farias_2019.pdf.jpgInsercaopraticasintegrativas_Farias_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28437/3/Insercaopraticasintegrativas_Farias_2019.pdf.jpgc5a515bd0cc8594f94f5547b96be62a1MD53ORIGINALInsercaopraticasintegrativas_Farias_2019.pdfapplication/pdf1998265https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28437/1/Insercaopraticasintegrativas_Farias_2019.pdff154813d97736f62aa81ce8092d1d6aaMD51123456789/284372020-02-09 04:28:48.076oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28437Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-02-09T07:28:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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