Cidade criativa e infância: a dinâmica dos parques e equipamentos públicos com grande circulação de crianças em Nata-RN

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Bulhões, Eleidiana Azevedo Costa
Orientador(a): Cruz, Fernando Manuel Rocha da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27487
Resumo: Na Cidade Criativa, a criatividade passa a ser valorizada e tem nesse elemento um recurso importante no que diz respeito à sustentabilidade das urbes. Desse modo, um conceito a ser destacado nesse modelo de cidade, se remete ao meio social criativo, onde os espaços se assentam como ambientes ricos em diversidade e cultura, além da abertura para as novas ideias e da promoção da socialização e lazer. Assim, há que se pensar nesses lugares de modo a abranger toda a população, sobretudo, as crianças. As crianças, como sujeitos de direito e produtores de cultura, ainda que em fase de desenvolvimento, acessam os parques e equipamentos públicos como opção de lazer e socialização, e se expressam por meio da brincadeira. Partindo dessas considerações, e através de uma abordagem qualitativa na qual se amparou em estudo etnográfico, fazendo uso de diversos instrumentos como, a observação, os relatos orais, a fotografia e ainda como método complementar, a entrevista. Esse estudo teve como âmbito de pesquisa, o Parque Estadual Dunas do Natal Jornalista Luiz Maria Alves (Parque das Dunas), o Parque Cidade da Criança e o Espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra de Araújo (Área de Lazer do Panatis), e objetivou refletir sobre os espaços públicos, seus equipamentos e a sua relação com a socialização, o lazer e a criatividade nas crianças na cidade de Natal-RN, buscando compreender a sua relevância social e cultural. Desse modo, foi observada as interações estabelecidas pelas crianças, seja entre os integrantes de sua própria família, seja com outros sujeitos, visitantes dos locais pesquisados, bem como os tipos de brincadeiras, uso dos brinquedos e participação nas atividades propostas. Também foram analisados os relatos orais das famílias, além dos tipos de políticas públicas ofertadas. Como resultado, foi percebido nos três ambientes que as brincadeiras não se restringem ao uso de brinquedos projetados, mas que recebem um novo significado das crianças, que criam nova funcionalidade, seja pela falta de manutenção dos equipamentos, ou mesmo pela inexistência dos brinquedos. Também se observou que a socialização das crianças acontece de forma espontânea, motivadas pelas brincadeiras, mas que nem sempre as interações são encorajadas. Quanto à oferta cultural, lazer e esporte, não há uma política de continuidade, no que se refere às demandas da infância, ainda que o Parque das Dunas mantenha projetos em parceria pública privada enquanto as atividades nos demais espaços pesquisados acontecem de forma esporádica, ou mesmo inexista em alguns locais.
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Assim, há que se pensar nesses lugares de modo a abranger toda a população, sobretudo, as crianças. As crianças, como sujeitos de direito e produtores de cultura, ainda que em fase de desenvolvimento, acessam os parques e equipamentos públicos como opção de lazer e socialização, e se expressam por meio da brincadeira. Partindo dessas considerações, e através de uma abordagem qualitativa na qual se amparou em estudo etnográfico, fazendo uso de diversos instrumentos como, a observação, os relatos orais, a fotografia e ainda como método complementar, a entrevista. Esse estudo teve como âmbito de pesquisa, o Parque Estadual Dunas do Natal Jornalista Luiz Maria Alves (Parque das Dunas), o Parque Cidade da Criança e o Espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra de Araújo (Área de Lazer do Panatis), e objetivou refletir sobre os espaços públicos, seus equipamentos e a sua relação com a socialização, o lazer e a criatividade nas crianças na cidade de Natal-RN, buscando compreender a sua relevância social e cultural. Desse modo, foi observada as interações estabelecidas pelas crianças, seja entre os integrantes de sua própria família, seja com outros sujeitos, visitantes dos locais pesquisados, bem como os tipos de brincadeiras, uso dos brinquedos e participação nas atividades propostas. Também foram analisados os relatos orais das famílias, além dos tipos de políticas públicas ofertadas. Como resultado, foi percebido nos três ambientes que as brincadeiras não se restringem ao uso de brinquedos projetados, mas que recebem um novo significado das crianças, que criam nova funcionalidade, seja pela falta de manutenção dos equipamentos, ou mesmo pela inexistência dos brinquedos. Também se observou que a socialização das crianças acontece de forma espontânea, motivadas pelas brincadeiras, mas que nem sempre as interações são encorajadas. Quanto à oferta cultural, lazer e esporte, não há uma política de continuidade, no que se refere às demandas da infância, ainda que o Parque das Dunas mantenha projetos em parceria pública privada enquanto as atividades nos demais espaços pesquisados acontecem de forma esporádica, ou mesmo inexista em alguns locais.In the Creative City, creativity starts to be valued, having in this element an important resource regarding the sustainability of cities. Thus, an important concept to be highlighted in this model of city, refers to the creative social environment, where spaces are set as environments rich in diversity and culture, aside from the opening to new ideas and the promotion of socialization and leisure. Thus, it is necessary to think of these places in order to embrace the entire population, especially children. Children, as subjects of law and producers of culture, even if in the stage of development, access public parks and equipment as an option of leisure and socialization, expressing themselves through play and games. Based on these considerations, and through a qualitative approach in which an ethnographic study has been supported, making use of several instruments such as observation, oral reports, photography and also as a complementary method, interview. This study's research scope was, the Parque Estadual Dunas do Natal Jornalista Luiz Maria Alves (Parque das Dunas), the Parque Cidade da Criança and the Espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra de Araújo (Área de Lazer do Panatis), aiming to reflect on public spaces, its equipment and its relation to socialization, leisure and children’s activities in the city of Natal-RN, seeking to understand its social and cultural relevance. This way, the interactions established by the children were observed, whether between the members of their own family or with other subjects, visitors of the researched places, as well as the types of games, use of toys and participation in the proposed activities. We also analyzed the oral reports of families, as well as the types of public policies offered. As a result, we noticed that in all three environments the games are not restricted to the use of designed toys, in fact, they receive a new meaning from the children, creating new functionalities, either by the lack of equipment maintenance, or even by the inexistence of the toys. We also observed that the socialization of the children happens spontaneously, motivated by the games, despite interactions not always being encouraged. As for the cultural, leisure and sports offer, there is no continuity policy regarding the demands of childhood, even though Parque das Dunas maintains projects in private-public partnerships, while activities in the other spaces surveyed happen sporadically, or not even occur in some places.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONALCidade criativaNatal/RNCriatividadeEspaço públicoInfânciaSociabilidadeCidade criativa e infância: a dinâmica dos parques e equipamentos públicos com grande circulação de crianças em Nata-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS URBANOS E REGIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCidadecriativainfância_Bulhões_2019.pdf.txtCidadecriativainfância_Bulhões_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain264124https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27487/2/Cidadecriativainf%c3%a2ncia_Bulh%c3%b5es_2019.pdf.txt2d357b656722180d04f18a03fdddf839MD52THUMBNAILCidadecriativainfância_Bulhões_2019.pdf.jpgCidadecriativainfância_Bulhões_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1287https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27487/3/Cidadecriativainf%c3%a2ncia_Bulh%c3%b5es_2019.pdf.jpg0b11f10341983f2e3904d29da24a1fd2MD53ORIGINALCidadecriativainfância_Bulhões_2019.pdfapplication/pdf7475259https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27487/1/Cidadecriativainf%c3%a2ncia_Bulh%c3%b5es_2019.pdf78ff0c1beb52294115ae4f6b28412e37MD51123456789/274872019-08-11 02:22:50.114oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27487Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-08-11T05:22:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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