"Meninos danados": uma etnografia interpretativa da infância sertaneja que inclui a participação política das crianças de Catingueira - PB

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Silva, Antonio Luiz da
Orientador(a): Campos, Herculano Ricardo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25875
Resumo: Na qualidade de pertencentes ao gênero humano, como os demais elementos dessa espécie, as crianças são seres universais. Elas são partes integrantes da estrutura da vida comunitária em diferentes sociedades ao redor do mundo. Suas infâncias são vividas de modos coletivos no bojo da geracionalidade. Assim, inseridas no jogo etário/geracional, elas estão envolvidas nos mais variados enredos familiares, culturais e sociais humanos. Por isso, mesmo na infância, é correto pensar que as crianças participam de maneira política, influenciando, sendo influenciadas, constrangendo, sendo constrangidas, determinando e sendo determinada pelas circunstâncias territoriais, históricas, materiais, subjetivas, etc. As crianças também são sujeitos da/na história, embora nem sempre assim sejam vistas. E mesmo que elas furem o cerco, há um esforço adultocentrado permanente que tenta invisibilizá-las tanto de maneira física quanto política. Pondo-me na contramão desse movimento, tentando contribuir para o processo de desocultação das crianças, neste trabalho objetivo mostrar uma pequena parte da infância sertaneja contemporânea, desnudando nela a participação das crianças em Catingueira - PB. Fundamento esta mirada, de modo mais focado, nos Estudos da criança e/ou da Infância. Esse campo de estudo interdisciplinar, via de regra, entendendo as crianças como seres de direitos, acredita na agência infantil e no protagonismo social das crianças. Defende que, dentro de sua medida de conhecimento, de sua condição etária/geracional, em meio aos seus condicionamentos históricos, as crianças são capazes de contribuir com leituras críticas das sociedades e comunidades às quais pertencem, como todos os demais membros de seus grupos. No percurso feito, adotei como caminho metodológico a Etnografia. A duração investigativa se estendeu num arco intervalar que vai de 2014 até 2017, tanto com contatos virtuais quanto com visitas regulares ao campo de pesquisa, em tempos fortes, como a Festa do Padroeiro, o Tempo da Política, O João Pedro, e nos tempos comuns do calendário local. Para acesso às informações, utilizei recursos técnicos tais como: diário de campo, diário sonoro, observação participante, observação flutuante, observação em movimento, retratos, conversas informais, entrevistas gravadas com roteiro não estruturado, leituras de periódicos jornalísticos eletrônicos locais. Do ponto de vista prático, embora tenha visitado igreja, famílias, escolas, o grosso do trabalho foi realizado no meio da rua, em praças, calçadas, beira de campo de futebol, terreiro de igreja, procissões, passeatas políticas, etc. Daquilo que me foi possível perceber, destaco que a infância no sertão se encontra no roteiro das transformações humanas, não podendo ser considerada como realidade imutável, perene ou eterna. As crianças, como serão mostradas, estão em movimento, dando a sua contribuição às diferentes esferas da vida municipal, tanto no âmbito doméstico, quanto em ambiências públicas. Elas participam da vida comunitárias discutindo temas os mais variados, contribuindo economicamente, se autoexpondo e ocupando espaços sociais, participando em ações políticas comunitárias, tanto as que os adultos organizam quanto as que elas próprias fazem, mesmo sendo objetos de controle adultos, acusadas de danadas.
id UFRN_8d520823528a0be13fa66f71f288ec14
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25875
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Antonio Luiz daOliveira, Isabel Maria Farias Fernandes deLonghi, Márcia ReisDiniz, Raquel FariasSousa, Sônia Margarida GomesCampos, Herculano Ricardo2018-09-19T19:05:17Z2018-09-19T19:05:17Z2018-06-25SILVA, Antonio Luiz da. "Meninos danados": uma etnografia interpretativa da infância sertaneja que inclui a participação política das crianças de Catingueira - PB. 2018. 263f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25875Na qualidade de pertencentes ao gênero humano, como os demais elementos dessa espécie, as crianças são seres universais. Elas são partes integrantes da estrutura da vida comunitária em diferentes sociedades ao redor do mundo. Suas infâncias são vividas de modos coletivos no bojo da geracionalidade. Assim, inseridas no jogo etário/geracional, elas estão envolvidas nos mais variados enredos familiares, culturais e sociais humanos. Por isso, mesmo na infância, é correto pensar que as crianças participam de maneira política, influenciando, sendo influenciadas, constrangendo, sendo constrangidas, determinando e sendo determinada pelas circunstâncias territoriais, históricas, materiais, subjetivas, etc. As crianças também são sujeitos da/na história, embora nem sempre assim sejam vistas. E mesmo que elas furem o cerco, há um esforço adultocentrado permanente que tenta invisibilizá-las tanto de maneira física quanto política. Pondo-me na contramão desse movimento, tentando contribuir para o processo de desocultação das crianças, neste trabalho objetivo mostrar uma pequena parte da infância sertaneja contemporânea, desnudando nela a participação das crianças em Catingueira - PB. Fundamento esta mirada, de modo mais focado, nos Estudos da criança e/ou da Infância. Esse campo de estudo interdisciplinar, via de regra, entendendo as crianças como seres de direitos, acredita na agência infantil e no protagonismo social das crianças. Defende que, dentro de sua medida de conhecimento, de sua condição etária/geracional, em meio aos seus condicionamentos históricos, as crianças são capazes de contribuir com leituras críticas das sociedades e comunidades às quais pertencem, como todos os demais membros de seus grupos. No percurso feito, adotei como caminho metodológico a Etnografia. A duração investigativa se estendeu num arco intervalar que vai de 2014 até 2017, tanto com contatos virtuais quanto com visitas regulares ao campo de pesquisa, em tempos fortes, como a Festa do Padroeiro, o Tempo da Política, O João Pedro, e nos tempos comuns do calendário local. Para acesso às informações, utilizei recursos técnicos tais como: diário de campo, diário sonoro, observação participante, observação flutuante, observação em movimento, retratos, conversas informais, entrevistas gravadas com roteiro não estruturado, leituras de periódicos jornalísticos eletrônicos locais. Do ponto de vista prático, embora tenha visitado igreja, famílias, escolas, o grosso do trabalho foi realizado no meio da rua, em praças, calçadas, beira de campo de futebol, terreiro de igreja, procissões, passeatas políticas, etc. Daquilo que me foi possível perceber, destaco que a infância no sertão se encontra no roteiro das transformações humanas, não podendo ser considerada como realidade imutável, perene ou eterna. As crianças, como serão mostradas, estão em movimento, dando a sua contribuição às diferentes esferas da vida municipal, tanto no âmbito doméstico, quanto em ambiências públicas. Elas participam da vida comunitárias discutindo temas os mais variados, contribuindo economicamente, se autoexpondo e ocupando espaços sociais, participando em ações políticas comunitárias, tanto as que os adultos organizam quanto as que elas próprias fazem, mesmo sendo objetos de controle adultos, acusadas de danadas.By belonging to the human race, like the other elements of this species, children are universal beings. They are integral part of the structure of community life in different societies around the world. Children live their childhoods in collective ways, inserted in generationality. Moreover, in the age game, they are involved in the most varied events like family, cultural, social and human. Therefore, even in childhood, it is correct to think that children participate politically, influencing, being influenced, constraining, being constrained, determining and being determined by territorial, historical, material, subjective circumstances, etc. Children are also subjects of history, although they are not always seen as such. In fact, there is an ongoing adult effort focused on making them physically and politically invisible. Against this movement, in this work I trying to contribute to the process of children’s revelation. I want to show a small part of the childhood of the contemporary Paraíba semiarid, illuminating the political participation of the children in Catingueira - PB. I try to base this work on Interdisciplinary Studies of Children and/or Childhood. This field of study understands children as rights beings, believes in children's agency, and argues that children are social protagonists. This field also understands that, within their measure of knowledge, of their generational condition, in the midst of their historical conditioning, children are able to contribute with critical readings about the societies and communities to which they belong, like all other members of their groups. For this course, I adopted Ethnography as a methodological path. The investigative duration was extended from 2014 to 2017. During this period, virtual activities and regular visits to the field of research were carried out. The visits were made at different times, such as the Feast of São Sebastião, the Time of Politics, the Feast of João Pedro, and the common times of the local calendar. To access information, I used technical resources such as field diary, sound diary, participant observation, floating observation, moving observation, portraits, informal conversations, and interviews recorded with unstructured script, readings of local electronic journalistic periodicals. Although I visited church, families, schools, the most important part of the work was done in the middle of the street, in squares, sidewalks, soccer field, space in front of the church, religious walks, time walks of political campaigns, etc. From what I have noticed, I point out that childhood in the semiarid is at the center of human transformations, and cannot be considered as an immutable, perennial or eternal reality. The children, as will be shown, are within the movement of human transformations, giving their contribution to the different spheres of municipal life. In addition, this contribution is in the domestic sphere, and in the public ambiences. Children participate in community life when discussing varied themes, when they contribute economically, when they self-expose themselves in public ways and when they occupy social spaces. Child participation occurs also in community policy actions, those that adults organize, but also those that they do, even when adults control them or when they are accused of being bad boys.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIACriançasParticipação políticaInfânciaEtnografiaSertão"Meninos danados": uma etnografia interpretativa da infância sertaneja que inclui a participação política das crianças de Catingueira - PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMeninosdanadosetnografia_Silva_2018.pdfapplication/pdf2071864https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25875/1/Meninosdanadosetnografia_Silva_2018.pdf49fcd40817225d119ae23790b6cc4707MD51TEXTMeninosdanadosetnografia_Silva_2018.pdf.txtMeninosdanadosetnografia_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain670421https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25875/2/Meninosdanadosetnografia_Silva_2018.pdf.txtfd894a75fd925cb2ecafeb8d7f16277bMD52THUMBNAILMeninosdanadosetnografia_Silva_2018.pdf.jpgMeninosdanadosetnografia_Silva_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2406https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25875/3/Meninosdanadosetnografia_Silva_2018.pdf.jpgd728be8b2b33847f39ad1ce0ef7b667bMD53123456789/258752019-01-30 02:04:14.605oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25875Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T05:04:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Meninos danados": uma etnografia interpretativa da infância sertaneja que inclui a participação política das crianças de Catingueira - PB
title "Meninos danados": uma etnografia interpretativa da infância sertaneja que inclui a participação política das crianças de Catingueira - PB
spellingShingle "Meninos danados": uma etnografia interpretativa da infância sertaneja que inclui a participação política das crianças de Catingueira - PB
Silva, Antonio Luiz da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Crianças
Participação política
Infância
Etnografia
Sertão
title_short "Meninos danados": uma etnografia interpretativa da infância sertaneja que inclui a participação política das crianças de Catingueira - PB
title_full "Meninos danados": uma etnografia interpretativa da infância sertaneja que inclui a participação política das crianças de Catingueira - PB
title_fullStr "Meninos danados": uma etnografia interpretativa da infância sertaneja que inclui a participação política das crianças de Catingueira - PB
title_full_unstemmed "Meninos danados": uma etnografia interpretativa da infância sertaneja que inclui a participação política das crianças de Catingueira - PB
title_sort "Meninos danados": uma etnografia interpretativa da infância sertaneja que inclui a participação política das crianças de Catingueira - PB
author Silva, Antonio Luiz da
author_facet Silva, Antonio Luiz da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Isabel Maria Farias Fernandes de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Longhi, Márcia Reis
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Diniz, Raquel Farias
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Sousa, Sônia Margarida Gomes
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antonio Luiz da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Herculano Ricardo
contributor_str_mv Campos, Herculano Ricardo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Crianças
Participação política
Infância
Etnografia
Sertão
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Participação política
Infância
Etnografia
Sertão
description Na qualidade de pertencentes ao gênero humano, como os demais elementos dessa espécie, as crianças são seres universais. Elas são partes integrantes da estrutura da vida comunitária em diferentes sociedades ao redor do mundo. Suas infâncias são vividas de modos coletivos no bojo da geracionalidade. Assim, inseridas no jogo etário/geracional, elas estão envolvidas nos mais variados enredos familiares, culturais e sociais humanos. Por isso, mesmo na infância, é correto pensar que as crianças participam de maneira política, influenciando, sendo influenciadas, constrangendo, sendo constrangidas, determinando e sendo determinada pelas circunstâncias territoriais, históricas, materiais, subjetivas, etc. As crianças também são sujeitos da/na história, embora nem sempre assim sejam vistas. E mesmo que elas furem o cerco, há um esforço adultocentrado permanente que tenta invisibilizá-las tanto de maneira física quanto política. Pondo-me na contramão desse movimento, tentando contribuir para o processo de desocultação das crianças, neste trabalho objetivo mostrar uma pequena parte da infância sertaneja contemporânea, desnudando nela a participação das crianças em Catingueira - PB. Fundamento esta mirada, de modo mais focado, nos Estudos da criança e/ou da Infância. Esse campo de estudo interdisciplinar, via de regra, entendendo as crianças como seres de direitos, acredita na agência infantil e no protagonismo social das crianças. Defende que, dentro de sua medida de conhecimento, de sua condição etária/geracional, em meio aos seus condicionamentos históricos, as crianças são capazes de contribuir com leituras críticas das sociedades e comunidades às quais pertencem, como todos os demais membros de seus grupos. No percurso feito, adotei como caminho metodológico a Etnografia. A duração investigativa se estendeu num arco intervalar que vai de 2014 até 2017, tanto com contatos virtuais quanto com visitas regulares ao campo de pesquisa, em tempos fortes, como a Festa do Padroeiro, o Tempo da Política, O João Pedro, e nos tempos comuns do calendário local. Para acesso às informações, utilizei recursos técnicos tais como: diário de campo, diário sonoro, observação participante, observação flutuante, observação em movimento, retratos, conversas informais, entrevistas gravadas com roteiro não estruturado, leituras de periódicos jornalísticos eletrônicos locais. Do ponto de vista prático, embora tenha visitado igreja, famílias, escolas, o grosso do trabalho foi realizado no meio da rua, em praças, calçadas, beira de campo de futebol, terreiro de igreja, procissões, passeatas políticas, etc. Daquilo que me foi possível perceber, destaco que a infância no sertão se encontra no roteiro das transformações humanas, não podendo ser considerada como realidade imutável, perene ou eterna. As crianças, como serão mostradas, estão em movimento, dando a sua contribuição às diferentes esferas da vida municipal, tanto no âmbito doméstico, quanto em ambiências públicas. Elas participam da vida comunitárias discutindo temas os mais variados, contribuindo economicamente, se autoexpondo e ocupando espaços sociais, participando em ações políticas comunitárias, tanto as que os adultos organizam quanto as que elas próprias fazem, mesmo sendo objetos de controle adultos, acusadas de danadas.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-19T19:05:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-19T19:05:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Antonio Luiz da. "Meninos danados": uma etnografia interpretativa da infância sertaneja que inclui a participação política das crianças de Catingueira - PB. 2018. 263f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25875
identifier_str_mv SILVA, Antonio Luiz da. "Meninos danados": uma etnografia interpretativa da infância sertaneja que inclui a participação política das crianças de Catingueira - PB. 2018. 263f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25875/1/Meninosdanadosetnografia_Silva_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25875/2/Meninosdanadosetnografia_Silva_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25875/3/Meninosdanadosetnografia_Silva_2018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 49fcd40817225d119ae23790b6cc4707
fd894a75fd925cb2ecafeb8d7f16277b
d728be8b2b33847f39ad1ce0ef7b667b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777690387808256