Ciência como montagem, montagem como ciência
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
|
Departamento: |
Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13752 |
Resumo: | The thesis describes parallel possibilities between the knowledge built in theatre and in Science. The narrative is constructed through a reflexive observation of the process of making a threatical play, specifically O Tempo da Chuva by Grupo Beira de Teatro , in analogy to the process of making a scientific theory, specifically the one described by Werner Heisenberg in his book Physics and Beyond: encounters and conversations . It sets a dialog with authors/actors from various areas of knowledge, such as Edgar Morin, Werner Heisenberg, René Descartes, Paul Feyerabend, Paul Caro, Juremir Machado da Silva, Maria da Conceição de Almeida, Renato Ferracini, among others. It discusses the hypothesis that Science is the process of building and the theatrical process of building a play can also be systematized, likewise science. The thesis defends, as the complexities science may suggest, a method as a strategy. Developed throughout the process, such method could only be verified at the end, when the elements of the setting of atomic physics theories and theatre were correlated. Questions such as: the place of theatre and science in our contemporary society and the political and ethical role of artists and scientists are at the episthemological basis of this narrative which we have started, but it is not even close to a conclusion |
id |
UFRN_a27a2871b1bbfd08315ed2fb1a525af4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/13752 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Fontes, Carlos Henrique Lisboahttp://lattes.cnpq.br/6005368427406988http://lattes.cnpq.br/9961862139964562Dantas, Alexsandro Galeno Araújohttp://lattes.cnpq.br/2568499843473943Carvalho, Edgard de Assishttp://lattes.cnpq.br/56152410345254852014-12-17T14:20:18Z2014-12-092014-12-17T14:20:18Z2006-04-12FONTES, Carlos Henrique Lisboa. Ciência como montagem, montagem como ciência. 2006. 132 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13752The thesis describes parallel possibilities between the knowledge built in theatre and in Science. The narrative is constructed through a reflexive observation of the process of making a threatical play, specifically O Tempo da Chuva by Grupo Beira de Teatro , in analogy to the process of making a scientific theory, specifically the one described by Werner Heisenberg in his book Physics and Beyond: encounters and conversations . It sets a dialog with authors/actors from various areas of knowledge, such as Edgar Morin, Werner Heisenberg, René Descartes, Paul Feyerabend, Paul Caro, Juremir Machado da Silva, Maria da Conceição de Almeida, Renato Ferracini, among others. It discusses the hypothesis that Science is the process of building and the theatrical process of building a play can also be systematized, likewise science. The thesis defends, as the complexities science may suggest, a method as a strategy. Developed throughout the process, such method could only be verified at the end, when the elements of the setting of atomic physics theories and theatre were correlated. Questions such as: the place of theatre and science in our contemporary society and the political and ethical role of artists and scientists are at the episthemological basis of this narrative which we have started, but it is not even close to a conclusionA dissertação narra possíveis paralelos entre os saberes do teatro e da ciência. A narrativa é construída a partir de uma reflexão do processo de montagem do espetáculo teatral O Tempo da Chuva do Grupo Beira de Teatro, em analogia ao processo de construção de uma teoria científica, descrita por Werner Heisenberg em seu livro A Parte e o Todo . Tem como interlocutores autores/atores de várias áreas do conhecimento, como Edgar Morin, Werner Heisenberg, René Descartes, Paul Feyerabend, Paul Caro, Juremir Machado da Silva, Maria da Conceição de Almeida, Renato Ferracini, entre outros. Discute a hipótese de que ciência é montagem e de que uma montagem teatral também pode ser sistematizada, a exemplo da ciência. A dissertação defende, como sugerem as ciências da complexidade, o método como estratégia. Criado no processo, esse método só pode ser verificado ao final, quando os elementos de montagem das teorias da física atômica e do teatro foram interrelacionados. Questionamentos como: o lugar do teatro e da ciência na sociedade sobremoderna e o papel político e ético dos artistas e dos cientistas estão na base epistemológica desta narrativa que aqui começamos, mas que nem de longe está perto de uma conclusãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRNBRDesenvolvimento Regional; Cultura e RepresentaçõesTeatroCiênciaEstratégiaComplexidadeÉticaTheatreScienceStrategyComplexityEthicsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIACiência como montagem, montagem como ciênciaCiência como montagem, montagem como ciênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCiênciaMontagemCiência_Fontes_2006.pdfapplication/pdf486691https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13752/1/Ci%c3%aanciaMontagemCi%c3%aancia_Fontes_2006.pdf74e2d587183706158d165d2e4265cf07MD51TEXTCarlosHLF.pdf.txtCarlosHLF.pdf.txtExtracted texttext/plain205831https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13752/6/CarlosHLF.pdf.txt3e4c75c1e708c9fd13dbfff9017ee2e4MD56CiênciaMontagemCiência_Fontes_2006.pdf.txtCiênciaMontagemCiência_Fontes_2006.pdf.txtExtracted texttext/plain205858https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13752/8/Ci%c3%aanciaMontagemCi%c3%aancia_Fontes_2006.pdf.txt2a5d63d79fad4fbab7c84922b63f4f03MD58THUMBNAILCarlosHLF.pdf.jpgCarlosHLF.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg9239https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13752/7/CarlosHLF.pdf.jpg356a9d91b7c4dbc8675860836e3ecb8bMD57CiênciaMontagemCiência_Fontes_2006.pdf.jpgCiênciaMontagemCiência_Fontes_2006.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1840https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13752/9/Ci%c3%aanciaMontagemCi%c3%aancia_Fontes_2006.pdf.jpga7f40a760b11a6f18c65b8b4cc78c6a2MD59123456789/137522019-05-26 02:30:21.755oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/13752Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:30:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ciência como montagem, montagem como ciência |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Ciência como montagem, montagem como ciência |
title |
Ciência como montagem, montagem como ciência |
spellingShingle |
Ciência como montagem, montagem como ciência Fontes, Carlos Henrique Lisboa Teatro Ciência Estratégia Complexidade Ética Theatre Science Strategy Complexity Ethics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
title_short |
Ciência como montagem, montagem como ciência |
title_full |
Ciência como montagem, montagem como ciência |
title_fullStr |
Ciência como montagem, montagem como ciência |
title_full_unstemmed |
Ciência como montagem, montagem como ciência |
title_sort |
Ciência como montagem, montagem como ciência |
author |
Fontes, Carlos Henrique Lisboa |
author_facet |
Fontes, Carlos Henrique Lisboa |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6005368427406988 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9961862139964562 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Dantas, Alexsandro Galeno Araújo |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2568499843473943 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Carvalho, Edgard de Assis |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5615241034525485 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontes, Carlos Henrique Lisboa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Ciência Estratégia Complexidade Ética |
topic |
Teatro Ciência Estratégia Complexidade Ética Theatre Science Strategy Complexity Ethics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Theatre Science Strategy Complexity Ethics |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
description |
The thesis describes parallel possibilities between the knowledge built in theatre and in Science. The narrative is constructed through a reflexive observation of the process of making a threatical play, specifically O Tempo da Chuva by Grupo Beira de Teatro , in analogy to the process of making a scientific theory, specifically the one described by Werner Heisenberg in his book Physics and Beyond: encounters and conversations . It sets a dialog with authors/actors from various areas of knowledge, such as Edgar Morin, Werner Heisenberg, René Descartes, Paul Feyerabend, Paul Caro, Juremir Machado da Silva, Maria da Conceição de Almeida, Renato Ferracini, among others. It discusses the hypothesis that Science is the process of building and the theatrical process of building a play can also be systematized, likewise science. The thesis defends, as the complexities science may suggest, a method as a strategy. Developed throughout the process, such method could only be verified at the end, when the elements of the setting of atomic physics theories and theatre were correlated. Questions such as: the place of theatre and science in our contemporary society and the political and ethical role of artists and scientists are at the episthemological basis of this narrative which we have started, but it is not even close to a conclusion |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-04-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:20:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-12-09 2014-12-17T14:20:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FONTES, Carlos Henrique Lisboa. Ciência como montagem, montagem como ciência. 2006. 132 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13752 |
identifier_str_mv |
FONTES, Carlos Henrique Lisboa. Ciência como montagem, montagem como ciência. 2006. 132 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13752/1/Ci%c3%aanciaMontagemCi%c3%aancia_Fontes_2006.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13752/6/CarlosHLF.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13752/8/Ci%c3%aanciaMontagemCi%c3%aancia_Fontes_2006.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13752/7/CarlosHLF.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13752/9/Ci%c3%aanciaMontagemCi%c3%aancia_Fontes_2006.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
74e2d587183706158d165d2e4265cf07 3e4c75c1e708c9fd13dbfff9017ee2e4 2a5d63d79fad4fbab7c84922b63f4f03 356a9d91b7c4dbc8675860836e3ecb8b a7f40a760b11a6f18c65b8b4cc78c6a2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1796767130753957888 |