Experiências subjetivadoras no limite da pele: Uma análise de práticas discursivas inscritas em tatuagens

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Bezerra, Josenildo Soares
Orientador(a): Silva, Marluce Pereira da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19385
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto o estudo da constituição de subjetividades em práticas discursivas inscritas em textos imagéticos e verbais de tatuagens. Busca-se apreender efeitos de sentidos que traduzem emoções, experiências e desafetos que marcaram e/ou transformaram a vida de sujeitos tatuados. Esta tese foi ancorada em teorizações foucaultianas (1990, 2010, 2012) que abordam modos de subjetivação a partir das tecnologias da escrita de si, transgressão como ultrapassagem dos limites, abrindo novas possibilidades para o sujeito discursivo produzir o cuidado de si. Ainda se utilizam noções advindas da análise de discurso francesa (AD), como interdiscurso e memória discursiva. A pesquisa de natureza qualitativa tenciona contribuir para a compreensão do discurso enquanto prática social, constituidor de sentidos de maneiras de ser do sujeito, bem como produção de discursividades acerca de normas sociais. O corpus se constitui de depoimentos e textos imagéticos e verbais de cinco sujeitos, entre os dez entrevistados, que tatuaram experiências vivenciadas na pele. Os resultados apontam dados que demonstram a constituição de si por meio de experiências vividas e impressas na pele. Os sentidos gerados na pele constituem tipos de subjetividades que refletem felicidade, superação, proteção e imortalidade. Conclui-se que os sujeitos se posicionam discursivamente de forma a reconstruírem seus corpos e experiências o quanto for necessário e que as imagens e os enunciados registrados nos corpos produzem efeitos de sentidos em torno da reflexão sobre os modos de vida e sobre as escolhas de existência de cada um/a dos/ tatuados/as.
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Busca-se apreender efeitos de sentidos que traduzem emoções, experiências e desafetos que marcaram e/ou transformaram a vida de sujeitos tatuados. Esta tese foi ancorada em teorizações foucaultianas (1990, 2010, 2012) que abordam modos de subjetivação a partir das tecnologias da escrita de si, transgressão como ultrapassagem dos limites, abrindo novas possibilidades para o sujeito discursivo produzir o cuidado de si. Ainda se utilizam noções advindas da análise de discurso francesa (AD), como interdiscurso e memória discursiva. A pesquisa de natureza qualitativa tenciona contribuir para a compreensão do discurso enquanto prática social, constituidor de sentidos de maneiras de ser do sujeito, bem como produção de discursividades acerca de normas sociais. O corpus se constitui de depoimentos e textos imagéticos e verbais de cinco sujeitos, entre os dez entrevistados, que tatuaram experiências vivenciadas na pele. Os resultados apontam dados que demonstram a constituição de si por meio de experiências vividas e impressas na pele. Os sentidos gerados na pele constituem tipos de subjetividades que refletem felicidade, superação, proteção e imortalidade. Conclui-se que os sujeitos se posicionam discursivamente de forma a reconstruírem seus corpos e experiências o quanto for necessário e que as imagens e os enunciados registrados nos corpos produzem efeitos de sentidos em torno da reflexão sobre os modos de vida e sobre as escolhas de existência de cada um/a dos/ tatuados/as.This research aims to study the constitution of subjectivities in discursive practices included in imagistic and verbal texts of tattoos. Seeks to grasp the effects of meanings which translate emotions, experiences and disaffection that marked and / or transformed the lives of tattooed subjects. This thesis was anchored in Foucault's theories (1990, 2010, 2012) that address ways of subjectivity from the writing itself, transgression technologies as overshoot, opening new possibilities for discursive subject producing care of itself. Still notions from this analysis of French discourse (AD), as interdiscourse and discursive memory are used. The nature of qualitative research intends to contribute to the understanding of discourse as social practice constitutive of meaning in ways of being of the subject, as well as production of discourses about social norms. The corpus is composed of testimonials and imagistic and verbal texts of five subjects, among the ten respondents who tattooed experiences in the skin. The results show data demonstrating the constitution itself through lived experiences and printed on the skin. The meanings generated in the skin are types of subjectivities that reflect happiness, resilience, protection and immortality. We conclude that our subjects are positioned discursively in order to rebuild their bodies and experiences as necessary and that the images and statements recorded in bodies produce effects felt around the reflection about the ways of life and the existence choices of each one of the tattooed subjects.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICASubjetividadesTecnologias do euCuidado de siTransgressãoExperiências subjetivadoras no limite da pele: Uma análise de práticas discursivas inscritas em tatuagensSubjectivating experiences in the edge of the Skkin: an analysis of discursive practices written in tattoosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJosenildoSoaresBezerra_TESE.pdfJosenildoSoaresBezerra_TESE.pdfapplication/pdf1953498https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19385/1/JosenildoSoaresBezerra_TESE.pdf3c5b899c50a78900a08896c773fc7c51MD51TEXTJosenildoSoaresBezerra_TESE.pdf.txtJosenildoSoaresBezerra_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain281281https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19385/6/JosenildoSoaresBezerra_TESE.pdf.txtf6599d914300fd4c74053c7a4ba4bf54MD56THUMBNAILJosenildoSoaresBezerra_TESE.pdf.jpgJosenildoSoaresBezerra_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2686https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19385/7/JosenildoSoaresBezerra_TESE.pdf.jpg3f46d2aec93d6770644b8d86ddb1b8bcMD57123456789/193852017-11-03 10:46:28.235oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19385Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T13:46:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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