Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27692 |
Resumo: | O avanço tecnológico contribuiu positivamente para o desenvolvimento social e cultural da sociedade, provocando mudanças nos serviços, produtos e sistemas de informação, refletindo diretamente na forma de atuação das bibliotecas. Este estudo apresenta o conceito, evolução, características e os desafios das bibliotecas da antiguidade até a contemporaneidade. Destaca a biblioteca universitária, sua função e o modelo de gestão, bem como sua relação com a universidade no que diz respeito ao apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Apresenta a importância da inovação no contexto da biblioteca universitária, na perspectiva do novo paradigma da biblioteca física quanto espaço ativo, voltado para interação, comunicação, lazer, descanso e suas funções multivariadas. Tendo em vista que o usuário é o elemento central da biblioteca, o trabalho discorre sobre a mudança de terminologia de estudo do usuário para comportamento informacional e a importância da participação do usuário no processo de tomada de decisão. Partindo desse entendimento, o objetivo desse estudo foi realizar uma pesquisa para identificar as necessidades dos usuários da Biblioteca Setorial do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em relação à infraestrutura, fontes de informação e serviços. Para a consecução da pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico com o tema em questão e uma pesquisa de campo. O público alvo da pesquisa foram os estudantes de graduação e pós-graduação do Centro de Biociências da UFRN e foram utilizados como instrumento de pesquisa questionários contendo perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados foi feita por meio da técnica de estatística descritiva, apresentadas em forma de gráficos. Ao final da análise foi possível constatar que todos os produtos, serviços e fontes de informação foram mencionados como necessário para alguma parcela dos respondentes, o que demonstra a relevância e a usabilidade da biblioteca para todos e que a biblioteca se faz importante para a comunidade do Centro de Biociências. |
id |
UFRN_e8b7bbba4de2b755b06a8e1e6de3c695 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27692 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Katia Rejane daMedeiros Júnior, Josué Vitor deGuimarães, Patricia Borba VilarSilva, Edilene Maria daOliveira, Adriana Carla Silva de2019-09-09T22:23:02Z2019-09-09T22:23:02Z2019-07-18SILVA, Katia Rejane da. Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa. 2019. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27692O avanço tecnológico contribuiu positivamente para o desenvolvimento social e cultural da sociedade, provocando mudanças nos serviços, produtos e sistemas de informação, refletindo diretamente na forma de atuação das bibliotecas. Este estudo apresenta o conceito, evolução, características e os desafios das bibliotecas da antiguidade até a contemporaneidade. Destaca a biblioteca universitária, sua função e o modelo de gestão, bem como sua relação com a universidade no que diz respeito ao apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Apresenta a importância da inovação no contexto da biblioteca universitária, na perspectiva do novo paradigma da biblioteca física quanto espaço ativo, voltado para interação, comunicação, lazer, descanso e suas funções multivariadas. Tendo em vista que o usuário é o elemento central da biblioteca, o trabalho discorre sobre a mudança de terminologia de estudo do usuário para comportamento informacional e a importância da participação do usuário no processo de tomada de decisão. Partindo desse entendimento, o objetivo desse estudo foi realizar uma pesquisa para identificar as necessidades dos usuários da Biblioteca Setorial do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em relação à infraestrutura, fontes de informação e serviços. Para a consecução da pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico com o tema em questão e uma pesquisa de campo. O público alvo da pesquisa foram os estudantes de graduação e pós-graduação do Centro de Biociências da UFRN e foram utilizados como instrumento de pesquisa questionários contendo perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados foi feita por meio da técnica de estatística descritiva, apresentadas em forma de gráficos. Ao final da análise foi possível constatar que todos os produtos, serviços e fontes de informação foram mencionados como necessário para alguma parcela dos respondentes, o que demonstra a relevância e a usabilidade da biblioteca para todos e que a biblioteca se faz importante para a comunidade do Centro de Biociências.The technological advance contributed positively to the social and cultural development of society, causing changes in services, products and information systems, reflecting directly in the way the libraries operate. This study presents the concept, evolution, characteristics and challenges of libraries from antiquity to contemporaneity. It emphasizes the university library, its function and the management model, as well as its relation with the university with respect to the support to teaching, research and extension activities. It presents the importance of innovation in the context of the university library, in the perspective of the new paradigm of the physical library as an active space, focused on interaction, communication, leisure, rest and its multivariate functions. Considering that the user is the central element of the library, the paper discusses the change of terminology from user study to informational behavior and the importance of user participation in the decision making process. Based on this understanding, the objective of this study was to carry out a research to identify the needs of users of the Sector Library of the Center of Biosciences of the Federal University of Rio Grande do Norte in relation to the infrastructure, sources of information and services. To obtain the research, a bibliographical survey was made with the subject in question and a field research. The research target audience was undergraduate and graduate students of the UFRN Bioscience Center and questionnaires containing open and closed questions were used as research tools. Data analysis was performed using descriptive statistics technique, presented in graphs. At the end of the analysis it was found that all products, services and sources of information were mentioned as necessary for some of the respondents, which demonstrates the relevance and usability of the library for all and that the library is important to the community of the Center of Biosciences.CNPQ::CIENCIAS HUMANASBibliotecas universitáriasComportamento informacionalInovaçãoUsuáriosBiblioteca ativaDiagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTDiagnósticosituacionalinovação_Silva_2019.pdf.txtDiagnósticosituacionalinovação_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain135983https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27692/2/Diagn%c3%b3sticosituacionalinova%c3%a7%c3%a3o_Silva_2019.pdf.txtdd606afb7d87f82c2cee28d15b44c7c3MD52THUMBNAILDiagnósticosituacionalinovação_Silva_2019.pdf.jpgDiagnósticosituacionalinovação_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27692/3/Diagn%c3%b3sticosituacionalinova%c3%a7%c3%a3o_Silva_2019.pdf.jpg6522df53e626fce63ff5fdbb4163e2e1MD53ORIGINALDiagnósticosituacionalinovação_Silva_2019.pdfapplication/pdf2160681https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27692/1/Diagn%c3%b3sticosituacionalinova%c3%a7%c3%a3o_Silva_2019.pdf27dde0350377aba67b89b9f0c0fb6ba5MD51123456789/276922019-09-15 02:23:49.639oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27692Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-09-15T05:23:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa |
title |
Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa |
spellingShingle |
Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa Silva, Katia Rejane da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Bibliotecas universitárias Comportamento informacional Inovação Usuários Biblioteca ativa |
title_short |
Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa |
title_full |
Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa |
title_fullStr |
Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa |
title_full_unstemmed |
Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa |
title_sort |
Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa |
author |
Silva, Katia Rejane da |
author_facet |
Silva, Katia Rejane da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Medeiros Júnior, Josué Vitor de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Guimarães, Patricia Borba Vilar |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Silva, Edilene Maria da |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Katia Rejane da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Adriana Carla Silva de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Adriana Carla Silva de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Bibliotecas universitárias Comportamento informacional Inovação Usuários Biblioteca ativa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas universitárias Comportamento informacional Inovação Usuários Biblioteca ativa |
description |
O avanço tecnológico contribuiu positivamente para o desenvolvimento social e cultural da sociedade, provocando mudanças nos serviços, produtos e sistemas de informação, refletindo diretamente na forma de atuação das bibliotecas. Este estudo apresenta o conceito, evolução, características e os desafios das bibliotecas da antiguidade até a contemporaneidade. Destaca a biblioteca universitária, sua função e o modelo de gestão, bem como sua relação com a universidade no que diz respeito ao apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Apresenta a importância da inovação no contexto da biblioteca universitária, na perspectiva do novo paradigma da biblioteca física quanto espaço ativo, voltado para interação, comunicação, lazer, descanso e suas funções multivariadas. Tendo em vista que o usuário é o elemento central da biblioteca, o trabalho discorre sobre a mudança de terminologia de estudo do usuário para comportamento informacional e a importância da participação do usuário no processo de tomada de decisão. Partindo desse entendimento, o objetivo desse estudo foi realizar uma pesquisa para identificar as necessidades dos usuários da Biblioteca Setorial do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em relação à infraestrutura, fontes de informação e serviços. Para a consecução da pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico com o tema em questão e uma pesquisa de campo. O público alvo da pesquisa foram os estudantes de graduação e pós-graduação do Centro de Biociências da UFRN e foram utilizados como instrumento de pesquisa questionários contendo perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados foi feita por meio da técnica de estatística descritiva, apresentadas em forma de gráficos. Ao final da análise foi possível constatar que todos os produtos, serviços e fontes de informação foram mencionados como necessário para alguma parcela dos respondentes, o que demonstra a relevância e a usabilidade da biblioteca para todos e que a biblioteca se faz importante para a comunidade do Centro de Biociências. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-09T22:23:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-09T22:23:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-07-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Katia Rejane da. Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa. 2019. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27692 |
identifier_str_mv |
SILVA, Katia Rejane da. Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa. 2019. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27692/2/Diagn%c3%b3sticosituacionalinova%c3%a7%c3%a3o_Silva_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27692/3/Diagn%c3%b3sticosituacionalinova%c3%a7%c3%a3o_Silva_2019.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27692/1/Diagn%c3%b3sticosituacionalinova%c3%a7%c3%a3o_Silva_2019.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd606afb7d87f82c2cee28d15b44c7c3 6522df53e626fce63ff5fdbb4163e2e1 27dde0350377aba67b89b9f0c0fb6ba5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777743785492480 |