Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Silva, Katia Rejane da
Orientador(a): Oliveira, Adriana Carla Silva de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27692
Resumo: O avanço tecnológico contribuiu positivamente para o desenvolvimento social e cultural da sociedade, provocando mudanças nos serviços, produtos e sistemas de informação, refletindo diretamente na forma de atuação das bibliotecas. Este estudo apresenta o conceito, evolução, características e os desafios das bibliotecas da antiguidade até a contemporaneidade. Destaca a biblioteca universitária, sua função e o modelo de gestão, bem como sua relação com a universidade no que diz respeito ao apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Apresenta a importância da inovação no contexto da biblioteca universitária, na perspectiva do novo paradigma da biblioteca física quanto espaço ativo, voltado para interação, comunicação, lazer, descanso e suas funções multivariadas. Tendo em vista que o usuário é o elemento central da biblioteca, o trabalho discorre sobre a mudança de terminologia de estudo do usuário para comportamento informacional e a importância da participação do usuário no processo de tomada de decisão. Partindo desse entendimento, o objetivo desse estudo foi realizar uma pesquisa para identificar as necessidades dos usuários da Biblioteca Setorial do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em relação à infraestrutura, fontes de informação e serviços. Para a consecução da pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico com o tema em questão e uma pesquisa de campo. O público alvo da pesquisa foram os estudantes de graduação e pós-graduação do Centro de Biociências da UFRN e foram utilizados como instrumento de pesquisa questionários contendo perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados foi feita por meio da técnica de estatística descritiva, apresentadas em forma de gráficos. Ao final da análise foi possível constatar que todos os produtos, serviços e fontes de informação foram mencionados como necessário para alguma parcela dos respondentes, o que demonstra a relevância e a usabilidade da biblioteca para todos e que a biblioteca se faz importante para a comunidade do Centro de Biociências.
id UFRN_e8b7bbba4de2b755b06a8e1e6de3c695
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27692
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Katia Rejane daMedeiros Júnior, Josué Vitor deGuimarães, Patricia Borba VilarSilva, Edilene Maria daOliveira, Adriana Carla Silva de2019-09-09T22:23:02Z2019-09-09T22:23:02Z2019-07-18SILVA, Katia Rejane da. Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa. 2019. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27692O avanço tecnológico contribuiu positivamente para o desenvolvimento social e cultural da sociedade, provocando mudanças nos serviços, produtos e sistemas de informação, refletindo diretamente na forma de atuação das bibliotecas. Este estudo apresenta o conceito, evolução, características e os desafios das bibliotecas da antiguidade até a contemporaneidade. Destaca a biblioteca universitária, sua função e o modelo de gestão, bem como sua relação com a universidade no que diz respeito ao apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Apresenta a importância da inovação no contexto da biblioteca universitária, na perspectiva do novo paradigma da biblioteca física quanto espaço ativo, voltado para interação, comunicação, lazer, descanso e suas funções multivariadas. Tendo em vista que o usuário é o elemento central da biblioteca, o trabalho discorre sobre a mudança de terminologia de estudo do usuário para comportamento informacional e a importância da participação do usuário no processo de tomada de decisão. Partindo desse entendimento, o objetivo desse estudo foi realizar uma pesquisa para identificar as necessidades dos usuários da Biblioteca Setorial do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em relação à infraestrutura, fontes de informação e serviços. Para a consecução da pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico com o tema em questão e uma pesquisa de campo. O público alvo da pesquisa foram os estudantes de graduação e pós-graduação do Centro de Biociências da UFRN e foram utilizados como instrumento de pesquisa questionários contendo perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados foi feita por meio da técnica de estatística descritiva, apresentadas em forma de gráficos. Ao final da análise foi possível constatar que todos os produtos, serviços e fontes de informação foram mencionados como necessário para alguma parcela dos respondentes, o que demonstra a relevância e a usabilidade da biblioteca para todos e que a biblioteca se faz importante para a comunidade do Centro de Biociências.The technological advance contributed positively to the social and cultural development of society, causing changes in services, products and information systems, reflecting directly in the way the libraries operate. This study presents the concept, evolution, characteristics and challenges of libraries from antiquity to contemporaneity. It emphasizes the university library, its function and the management model, as well as its relation with the university with respect to the support to teaching, research and extension activities. It presents the importance of innovation in the context of the university library, in the perspective of the new paradigm of the physical library as an active space, focused on interaction, communication, leisure, rest and its multivariate functions. Considering that the user is the central element of the library, the paper discusses the change of terminology from user study to informational behavior and the importance of user participation in the decision making process. Based on this understanding, the objective of this study was to carry out a research to identify the needs of users of the Sector Library of the Center of Biosciences of the Federal University of Rio Grande do Norte in relation to the infrastructure, sources of information and services. To obtain the research, a bibliographical survey was made with the subject in question and a field research. The research target audience was undergraduate and graduate students of the UFRN Bioscience Center and questionnaires containing open and closed questions were used as research tools. Data analysis was performed using descriptive statistics technique, presented in graphs. At the end of the analysis it was found that all products, services and sources of information were mentioned as necessary for some of the respondents, which demonstrates the relevance and usability of the library for all and that the library is important to the community of the Center of Biosciences.CNPQ::CIENCIAS HUMANASBibliotecas universitáriasComportamento informacionalInovaçãoUsuáriosBiblioteca ativaDiagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTDiagnósticosituacionalinovação_Silva_2019.pdf.txtDiagnósticosituacionalinovação_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain135983https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27692/2/Diagn%c3%b3sticosituacionalinova%c3%a7%c3%a3o_Silva_2019.pdf.txtdd606afb7d87f82c2cee28d15b44c7c3MD52THUMBNAILDiagnósticosituacionalinovação_Silva_2019.pdf.jpgDiagnósticosituacionalinovação_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27692/3/Diagn%c3%b3sticosituacionalinova%c3%a7%c3%a3o_Silva_2019.pdf.jpg6522df53e626fce63ff5fdbb4163e2e1MD53ORIGINALDiagnósticosituacionalinovação_Silva_2019.pdfapplication/pdf2160681https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27692/1/Diagn%c3%b3sticosituacionalinova%c3%a7%c3%a3o_Silva_2019.pdf27dde0350377aba67b89b9f0c0fb6ba5MD51123456789/276922019-09-15 02:23:49.639oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27692Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-09-15T05:23:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa
title Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa
spellingShingle Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa
Silva, Katia Rejane da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Bibliotecas universitárias
Comportamento informacional
Inovação
Usuários
Biblioteca ativa
title_short Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa
title_full Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa
title_fullStr Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa
title_full_unstemmed Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa
title_sort Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa
author Silva, Katia Rejane da
author_facet Silva, Katia Rejane da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Medeiros Júnior, Josué Vitor de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Guimarães, Patricia Borba Vilar
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Edilene Maria da
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Katia Rejane da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Adriana Carla Silva de
contributor_str_mv Oliveira, Adriana Carla Silva de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Bibliotecas universitárias
Comportamento informacional
Inovação
Usuários
Biblioteca ativa
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas universitárias
Comportamento informacional
Inovação
Usuários
Biblioteca ativa
description O avanço tecnológico contribuiu positivamente para o desenvolvimento social e cultural da sociedade, provocando mudanças nos serviços, produtos e sistemas de informação, refletindo diretamente na forma de atuação das bibliotecas. Este estudo apresenta o conceito, evolução, características e os desafios das bibliotecas da antiguidade até a contemporaneidade. Destaca a biblioteca universitária, sua função e o modelo de gestão, bem como sua relação com a universidade no que diz respeito ao apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Apresenta a importância da inovação no contexto da biblioteca universitária, na perspectiva do novo paradigma da biblioteca física quanto espaço ativo, voltado para interação, comunicação, lazer, descanso e suas funções multivariadas. Tendo em vista que o usuário é o elemento central da biblioteca, o trabalho discorre sobre a mudança de terminologia de estudo do usuário para comportamento informacional e a importância da participação do usuário no processo de tomada de decisão. Partindo desse entendimento, o objetivo desse estudo foi realizar uma pesquisa para identificar as necessidades dos usuários da Biblioteca Setorial do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em relação à infraestrutura, fontes de informação e serviços. Para a consecução da pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico com o tema em questão e uma pesquisa de campo. O público alvo da pesquisa foram os estudantes de graduação e pós-graduação do Centro de Biociências da UFRN e foram utilizados como instrumento de pesquisa questionários contendo perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados foi feita por meio da técnica de estatística descritiva, apresentadas em forma de gráficos. Ao final da análise foi possível constatar que todos os produtos, serviços e fontes de informação foram mencionados como necessário para alguma parcela dos respondentes, o que demonstra a relevância e a usabilidade da biblioteca para todos e que a biblioteca se faz importante para a comunidade do Centro de Biociências.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-09T22:23:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-09T22:23:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Katia Rejane da. Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa. 2019. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27692
identifier_str_mv SILVA, Katia Rejane da. Diagnóstico situacional: inovação e inclusão para uma biblioteca universitária ativa. 2019. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27692/2/Diagn%c3%b3sticosituacionalinova%c3%a7%c3%a3o_Silva_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27692/3/Diagn%c3%b3sticosituacionalinova%c3%a7%c3%a3o_Silva_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27692/1/Diagn%c3%b3sticosituacionalinova%c3%a7%c3%a3o_Silva_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd606afb7d87f82c2cee28d15b44c7c3
6522df53e626fce63ff5fdbb4163e2e1
27dde0350377aba67b89b9f0c0fb6ba5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777743785492480