Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Héwerton Alves Martins de Castro lattes
Orientador(a): Alberto Martin Martinez Castaneda lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Roraima
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=321
Resumo: A situação financeira econômica atual vivida por nosso país nos faz refletir sobre a importância de estudarmos a Educação Financeira desde o ensino básico, a fim de instruirmos nossos jovens para que tenhamos um país saudável financeiramente. Neste trabalho, é abordado maneiras distintas de orientar nossos discentes do ensino médio sobre como investir, financiar e acima de tudo, conhecer os fundos de investimentos mais usados em nosso país. Familiarizados com estes fundos de investimentos, os jovens aprenderão como é importante economizar e investir. Métodos como aproximação linear de Newton ajudará aos jovens nos cálculos financeiros, bem como os colocarão perante uma ferramenta fundamental nesta área. O estudo sobre sistemas de amortizações auxiliará nossos jovens quanto aos financiamentos mais usados em nosso país, principalmente na aquisição do seu primeiro carro ou imóvel. A metodologia usada foi essencialmente uma pesquisa bibliográfica a partir da qual se consegue aprofundar no assunto pesquisado. A seguir, ajustou-se as hipóteses iniciais e delineou-se a estratégia concreta para o cumprimento dos objetivos propostos. Conclui-se que, com exercícios exemplos voltados para o cotidiano das pessoas, desperta-se um maior interesse pelos alunos em aprender a Matemática Financeira e aplicá-la em diversas situações de suas vidas.
id UFRR_1cae485199aa3d8b198367fe68b99148
oai_identifier_str oai:bdtd.ufrr.br:266
network_acronym_str UFRR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMatemática financeira com abordagem em educação financeira para o ensino médio2016-03-03Alberto Martin Martinez Castanedahttp://lattes.cnpq.br/4672567020559479http://lattes.cnpq.br/0313344446823399Héwerton Alves Martins de CastroUniversidade Federal de RoraimaPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATUFRRBRmatemática financeira educação financeira educação básicafinancial mathematics financial education basic educationMATEMATICAA situação financeira econômica atual vivida por nosso país nos faz refletir sobre a importância de estudarmos a Educação Financeira desde o ensino básico, a fim de instruirmos nossos jovens para que tenhamos um país saudável financeiramente. Neste trabalho, é abordado maneiras distintas de orientar nossos discentes do ensino médio sobre como investir, financiar e acima de tudo, conhecer os fundos de investimentos mais usados em nosso país. Familiarizados com estes fundos de investimentos, os jovens aprenderão como é importante economizar e investir. Métodos como aproximação linear de Newton ajudará aos jovens nos cálculos financeiros, bem como os colocarão perante uma ferramenta fundamental nesta área. O estudo sobre sistemas de amortizações auxiliará nossos jovens quanto aos financiamentos mais usados em nosso país, principalmente na aquisição do seu primeiro carro ou imóvel. A metodologia usada foi essencialmente uma pesquisa bibliográfica a partir da qual se consegue aprofundar no assunto pesquisado. A seguir, ajustou-se as hipóteses iniciais e delineou-se a estratégia concreta para o cumprimento dos objetivos propostos. Conclui-se que, com exercícios exemplos voltados para o cotidiano das pessoas, desperta-se um maior interesse pelos alunos em aprender a Matemática Financeira e aplicá-la em diversas situações de suas vidas.Our motherlands current economic situation makes us reflect on the importance of studying the Financial Education since elementary school, so that we can educate our younger generation to make our country a healthier financially. This dissertation discusses many distinguished fashions for teaching high school students on how to invest, finance and, above all, getting them to know the investment funds that are used the most in our country. After being familiarized with these investment funds, the young students will learn the importance of saving and investing. Methods like Newtons linear approximation will help in their financial calculations, as well as making them acquainted with a fundamental tool for this field. The study of amortization systems will help students acknowledge our countrys most common financing choices, especially regarding the purchase of their first car or real estate. The methodology chosen for this dissertation was essentially a bibliographical research. In conclusion, with the help of examples and exercises with a focus on the daily life, there will be a greater interest among kids and teenagers in learning Financial Mathematics and its application in the most diverse situations.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorhttp://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=321application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRR2024-04-22T16:48:55Zoai:bdtd.ufrr.br:266Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/index.phpPUBhttp://www.bdtd.ufrr.br/tde_oai/oai3.phpbiblioteca.central@ufrr.br||biblioteca.central@ufrr.bropendoar:2016-10-13T10:17:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.pt.fl_str_mv Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o ensino médio
title Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o ensino médio
spellingShingle Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o ensino médio
Héwerton Alves Martins de Castro
title_short Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o ensino médio
title_full Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o ensino médio
title_fullStr Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o ensino médio
title_full_unstemmed Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o ensino médio
title_sort Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o ensino médio
author Héwerton Alves Martins de Castro
author_facet Héwerton Alves Martins de Castro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alberto Martin Martinez Castaneda
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4672567020559479
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0313344446823399
dc.contributor.author.fl_str_mv Héwerton Alves Martins de Castro
contributor_str_mv Alberto Martin Martinez Castaneda
description A situação financeira econômica atual vivida por nosso país nos faz refletir sobre a importância de estudarmos a Educação Financeira desde o ensino básico, a fim de instruirmos nossos jovens para que tenhamos um país saudável financeiramente. Neste trabalho, é abordado maneiras distintas de orientar nossos discentes do ensino médio sobre como investir, financiar e acima de tudo, conhecer os fundos de investimentos mais usados em nosso país. Familiarizados com estes fundos de investimentos, os jovens aprenderão como é importante economizar e investir. Métodos como aproximação linear de Newton ajudará aos jovens nos cálculos financeiros, bem como os colocarão perante uma ferramenta fundamental nesta área. O estudo sobre sistemas de amortizações auxiliará nossos jovens quanto aos financiamentos mais usados em nosso país, principalmente na aquisição do seu primeiro carro ou imóvel. A metodologia usada foi essencialmente uma pesquisa bibliográfica a partir da qual se consegue aprofundar no assunto pesquisado. A seguir, ajustou-se as hipóteses iniciais e delineou-se a estratégia concreta para o cumprimento dos objetivos propostos. Conclui-se que, com exercícios exemplos voltados para o cotidiano das pessoas, desperta-se um maior interesse pelos alunos em aprender a Matemática Financeira e aplicá-la em diversas situações de suas vidas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=321
url http://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRR
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@ufrr.br||biblioteca.central@ufrr.br
_version_ 1797065791997214720