Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Roraima
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | http://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=344 |
Resumo: | A situação financeira econômica atual vivida por nosso país nos faz refletir sobre a importância de estudarmos a Educação Financeira desde o ensino básico, a fim de instruirmos nossos jovens para que tenhamos um país saudável financeiramente. Neste trabalho, é abordado maneiras distintas de orientar nossos discentes do ensino médio sobre como investir, financiar e acima de tudo, conhecer os fundos de investimentos mais usados em nosso país. Familiarizados com estes fundos de investimentos, os jovens aprenderão como é importante economizar e investir. Métodos como aproximação linear de Newton ajudará aos jovens nos cálculos financeiros, bem como os colocarão perante uma ferramenta fundamental nesta área. O estudo sobre sistemas de amortizações auxiliará nossos jovens quanto aos financiamentos mais usados em nosso país, principalmente na aquisição do seu primeiro carro ou imóvel. A metodologia usada foi essencialmente uma pesquisa bibliográfica a partir da qual se consegue aprofundar no assunto pesquisado. A seguir, ajustou-se as hipóteses iniciais e delineou-se a estratégia concreta para o cumprimento dos objetivos propostos. Conclui-se que, com exercícios exemplos voltados para o cotidiano das pessoas, desperta-se um maior interesse pelos alunos em aprender a Matemática Financeira e aplicá-la em diversas situações de suas vidas. |
id |
UFRR_aa20664a193f657e80409d0422f080f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.ufrr.br:272 |
network_acronym_str |
UFRR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMatemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio2016-07-19Alberto Martin Martinez Castanedahttp://lattes.cnpq.br/4672567020559479http://lattes.cnpq.br/0313344446823399Héwerton Alves Martins de CastroUniversidade Federal de RoraimaPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATUFRRBRmatemática financeira educação financeira educação básicafinancial mathematics financial education basic educationMATEMATICAA situação financeira econômica atual vivida por nosso país nos faz refletir sobre a importância de estudarmos a Educação Financeira desde o ensino básico, a fim de instruirmos nossos jovens para que tenhamos um país saudável financeiramente. Neste trabalho, é abordado maneiras distintas de orientar nossos discentes do ensino médio sobre como investir, financiar e acima de tudo, conhecer os fundos de investimentos mais usados em nosso país. Familiarizados com estes fundos de investimentos, os jovens aprenderão como é importante economizar e investir. Métodos como aproximação linear de Newton ajudará aos jovens nos cálculos financeiros, bem como os colocarão perante uma ferramenta fundamental nesta área. O estudo sobre sistemas de amortizações auxiliará nossos jovens quanto aos financiamentos mais usados em nosso país, principalmente na aquisição do seu primeiro carro ou imóvel. A metodologia usada foi essencialmente uma pesquisa bibliográfica a partir da qual se consegue aprofundar no assunto pesquisado. A seguir, ajustou-se as hipóteses iniciais e delineou-se a estratégia concreta para o cumprimento dos objetivos propostos. Conclui-se que, com exercícios exemplos voltados para o cotidiano das pessoas, desperta-se um maior interesse pelos alunos em aprender a Matemática Financeira e aplicá-la em diversas situações de suas vidas.Our motherlands current economic situation makes us reflect on the importance of studying the Financial Education since elementary school, so that we can educate our younger generation to make our country a healthier financially. This dissertation discusses many distinguished fashions for teaching high school students on how to invest, finance and, above all, getting them to know the investment funds that are used the most in our country. After being familiarized with these investment funds, the young students will learn the importance of saving and investing. Methods like Newtons linear approximation will help in their financial calculations, as well as making them acquainted with a fundamental tool for this field. The study of amortization systems will help students acknowledge our countrys most common financing choices, especially regarding the purchase of their first car or real estate. The methodology chosen for this dissertation was essentially a bibliographical research. In conclusion, with the help of examples and exercises with a focus on the daily life, there will be a greater interest among kids and teenagers in learning Financial Mathematics and its application in the most diverse situations.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorhttp://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=344application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRR2024-04-22T16:48:55Zoai:bdtd.ufrr.br:272Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/index.phpPUBhttp://www.bdtd.ufrr.br/tde_oai/oai3.phpbiblioteca.central@ufrr.br||biblioteca.central@ufrr.bropendoar:2016-12-02T07:22:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio |
title |
Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio |
spellingShingle |
Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio Héwerton Alves Martins de Castro |
title_short |
Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio |
title_full |
Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio |
title_fullStr |
Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio |
title_sort |
Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio |
author |
Héwerton Alves Martins de Castro |
author_facet |
Héwerton Alves Martins de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alberto Martin Martinez Castaneda |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4672567020559479 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0313344446823399 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Héwerton Alves Martins de Castro |
contributor_str_mv |
Alberto Martin Martinez Castaneda |
description |
A situação financeira econômica atual vivida por nosso país nos faz refletir sobre a importância de estudarmos a Educação Financeira desde o ensino básico, a fim de instruirmos nossos jovens para que tenhamos um país saudável financeiramente. Neste trabalho, é abordado maneiras distintas de orientar nossos discentes do ensino médio sobre como investir, financiar e acima de tudo, conhecer os fundos de investimentos mais usados em nosso país. Familiarizados com estes fundos de investimentos, os jovens aprenderão como é importante economizar e investir. Métodos como aproximação linear de Newton ajudará aos jovens nos cálculos financeiros, bem como os colocarão perante uma ferramenta fundamental nesta área. O estudo sobre sistemas de amortizações auxiliará nossos jovens quanto aos financiamentos mais usados em nosso país, principalmente na aquisição do seu primeiro carro ou imóvel. A metodologia usada foi essencialmente uma pesquisa bibliográfica a partir da qual se consegue aprofundar no assunto pesquisado. A seguir, ajustou-se as hipóteses iniciais e delineou-se a estratégia concreta para o cumprimento dos objetivos propostos. Conclui-se que, com exercícios exemplos voltados para o cotidiano das pessoas, desperta-se um maior interesse pelos alunos em aprender a Matemática Financeira e aplicá-la em diversas situações de suas vidas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=344 |
url |
http://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@ufrr.br||biblioteca.central@ufrr.br |
_version_ |
1797065792013991936 |