As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Silva, Neilton Costa da
Orientador(a): Schneider, Henrique Nou lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4834
Resumo: The objective of this research is relating to appropriated forms of Technologies of the Information and Communication (T.I.C.) on the Scholar Teaching-Learning process and prepositions of Pierre Lévy about virtualization and the potentialities of the T.I.C., while conditioning tools of the processes which will give form to a social reality from the people in modern times. Its proposal is to investigate how the T.I.C. are being appropriated by students and professors, through identification of factors that will contribute to increase their common senses and scholar space meanings. The central question is: The T.I.C. are being appropriated as things , or however, being as technological artifacts to process and access registered historical containing, to calculate and do some jobs or, as objects mediators from the human competence, cherished materials, non territorial, potential helpers and re-coding readers on the scholar teaching-learning process, contributing all together to the development of new education practices? The area of observation chosen was the Federal Center of Technological Education of Sergipe, (CEFET-SE) in Brazil, especially the Courses of Electronics and Computing Science from this institution, where it was done a research in between two groups on the referred subjects, which permitted to collect the necessary information to conclude the final results presented in this research.
id UFS-2_2403357cd3a9d70050b8dc5be203feb2
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/4834
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Silva, Neilton Costa dahttp://lattes.cnpq.br/0598828216648683Schneider, Henrique Nou2017-09-26T17:50:30Z2017-09-26T17:50:30Z2006-08-07SILVA, Neilton Costa da. As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana. 2006. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2006.https://ri.ufs.br/handle/riufs/4834The objective of this research is relating to appropriated forms of Technologies of the Information and Communication (T.I.C.) on the Scholar Teaching-Learning process and prepositions of Pierre Lévy about virtualization and the potentialities of the T.I.C., while conditioning tools of the processes which will give form to a social reality from the people in modern times. Its proposal is to investigate how the T.I.C. are being appropriated by students and professors, through identification of factors that will contribute to increase their common senses and scholar space meanings. The central question is: The T.I.C. are being appropriated as things , or however, being as technological artifacts to process and access registered historical containing, to calculate and do some jobs or, as objects mediators from the human competence, cherished materials, non territorial, potential helpers and re-coding readers on the scholar teaching-learning process, contributing all together to the development of new education practices? The area of observation chosen was the Federal Center of Technological Education of Sergipe, (CEFET-SE) in Brazil, especially the Courses of Electronics and Computing Science from this institution, where it was done a research in between two groups on the referred subjects, which permitted to collect the necessary information to conclude the final results presented in this research.O objetivo deste trabalho está relacionado com as formas de apropriação das Tecnlogias da Informação e da Comunicação (TIC) no processo ensinoaprendizagem escolar e as proposições de Pierre Lévy sobre virtualização e as potencialidades das TIC, enquanto ferramentas condicionadoras dos processos que dão forma a realidade social dos indivíduos na contemporaneidade. A sua proposta é investigar como as TIC estão sendo apropriadas por alunos e professores, através da identificação de fatores que contribuam para os seus sentidos e significados no espaço escolar. A questão central nesse trabalho é : as TIC estão sendo apropriadas como coisas , ou seja, como artefatos tecnologicos para processar e acessar conteúdos, calcular e realizar tarefas ou, como objetos" mediadores da competência humana, partilháves, não territoriais, potencializadores e ressignificadores do processo ensino-aprendizagem escolar através da criação de novas finalidades educativas? O campo de observação escolhido foi o Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (CEFET-SE), especificamente os cursos de Eletrônica e de Informática desta instituição, onde realizou-se um estudo de caso com duas turmas dos referidos cursos, o que permitiu colher as informações necessárias para as conclusões que constam como resultados finais desse trabalho.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em EducaçãoUFSBRTecnologias de informaçãoComunicaçãoEnsinoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levynianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALNEILTON_COSTA_SILVA.pdfapplication/pdf609025https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4834/1/NEILTON_COSTA_SILVA.pdf55083742bff86ded818a36c7de49a097MD51TEXTNEILTON_COSTA_SILVA.pdf.txtNEILTON_COSTA_SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain219302https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4834/2/NEILTON_COSTA_SILVA.pdf.txt286bd3cac17cec1406aedf6ec73f5114MD52THUMBNAILNEILTON_COSTA_SILVA.pdf.jpgNEILTON_COSTA_SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1536https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4834/3/NEILTON_COSTA_SILVA.pdf.jpg6579309bdb458b9b983a70cfb0e3c381MD53riufs/48342017-11-24 20:30:04.433oai:ufs.br:riufs/4834Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T23:30:04Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana
title As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana
spellingShingle As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana
Silva, Neilton Costa da
Tecnologias de informação
Comunicação
Ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana
title_full As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana
title_fullStr As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana
title_full_unstemmed As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana
title_sort As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana
author Silva, Neilton Costa da
author_facet Silva, Neilton Costa da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Neilton Costa da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0598828216648683
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schneider, Henrique Nou
contributor_str_mv Schneider, Henrique Nou
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de informação
Comunicação
Ensino
topic Tecnologias de informação
Comunicação
Ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The objective of this research is relating to appropriated forms of Technologies of the Information and Communication (T.I.C.) on the Scholar Teaching-Learning process and prepositions of Pierre Lévy about virtualization and the potentialities of the T.I.C., while conditioning tools of the processes which will give form to a social reality from the people in modern times. Its proposal is to investigate how the T.I.C. are being appropriated by students and professors, through identification of factors that will contribute to increase their common senses and scholar space meanings. The central question is: The T.I.C. are being appropriated as things , or however, being as technological artifacts to process and access registered historical containing, to calculate and do some jobs or, as objects mediators from the human competence, cherished materials, non territorial, potential helpers and re-coding readers on the scholar teaching-learning process, contributing all together to the development of new education practices? The area of observation chosen was the Federal Center of Technological Education of Sergipe, (CEFET-SE) in Brazil, especially the Courses of Electronics and Computing Science from this institution, where it was done a research in between two groups on the referred subjects, which permitted to collect the necessary information to conclude the final results presented in this research.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T17:50:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T17:50:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Neilton Costa da. As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana. 2006. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/4834
identifier_str_mv SILVA, Neilton Costa da. As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana. 2006. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2006.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/4834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4834/1/NEILTON_COSTA_SILVA.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4834/2/NEILTON_COSTA_SILVA.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4834/3/NEILTON_COSTA_SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 55083742bff86ded818a36c7de49a097
286bd3cac17cec1406aedf6ec73f5114
6579309bdb458b9b983a70cfb0e3c381
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351070200627200