As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Sergipe
|
Programa de Pós-Graduação: |
Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4834 |
Resumo: | The objective of this research is relating to appropriated forms of Technologies of the Information and Communication (T.I.C.) on the Scholar Teaching-Learning process and prepositions of Pierre Lévy about virtualization and the potentialities of the T.I.C., while conditioning tools of the processes which will give form to a social reality from the people in modern times. Its proposal is to investigate how the T.I.C. are being appropriated by students and professors, through identification of factors that will contribute to increase their common senses and scholar space meanings. The central question is: The T.I.C. are being appropriated as things , or however, being as technological artifacts to process and access registered historical containing, to calculate and do some jobs or, as objects mediators from the human competence, cherished materials, non territorial, potential helpers and re-coding readers on the scholar teaching-learning process, contributing all together to the development of new education practices? The area of observation chosen was the Federal Center of Technological Education of Sergipe, (CEFET-SE) in Brazil, especially the Courses of Electronics and Computing Science from this institution, where it was done a research in between two groups on the referred subjects, which permitted to collect the necessary information to conclude the final results presented in this research. |
id |
UFS-2_2403357cd3a9d70050b8dc5be203feb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/4834 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Neilton Costa dahttp://lattes.cnpq.br/0598828216648683Schneider, Henrique Nou2017-09-26T17:50:30Z2017-09-26T17:50:30Z2006-08-07SILVA, Neilton Costa da. As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana. 2006. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2006.https://ri.ufs.br/handle/riufs/4834The objective of this research is relating to appropriated forms of Technologies of the Information and Communication (T.I.C.) on the Scholar Teaching-Learning process and prepositions of Pierre Lévy about virtualization and the potentialities of the T.I.C., while conditioning tools of the processes which will give form to a social reality from the people in modern times. Its proposal is to investigate how the T.I.C. are being appropriated by students and professors, through identification of factors that will contribute to increase their common senses and scholar space meanings. The central question is: The T.I.C. are being appropriated as things , or however, being as technological artifacts to process and access registered historical containing, to calculate and do some jobs or, as objects mediators from the human competence, cherished materials, non territorial, potential helpers and re-coding readers on the scholar teaching-learning process, contributing all together to the development of new education practices? The area of observation chosen was the Federal Center of Technological Education of Sergipe, (CEFET-SE) in Brazil, especially the Courses of Electronics and Computing Science from this institution, where it was done a research in between two groups on the referred subjects, which permitted to collect the necessary information to conclude the final results presented in this research.O objetivo deste trabalho está relacionado com as formas de apropriação das Tecnlogias da Informação e da Comunicação (TIC) no processo ensinoaprendizagem escolar e as proposições de Pierre Lévy sobre virtualização e as potencialidades das TIC, enquanto ferramentas condicionadoras dos processos que dão forma a realidade social dos indivíduos na contemporaneidade. A sua proposta é investigar como as TIC estão sendo apropriadas por alunos e professores, através da identificação de fatores que contribuam para os seus sentidos e significados no espaço escolar. A questão central nesse trabalho é : as TIC estão sendo apropriadas como coisas , ou seja, como artefatos tecnologicos para processar e acessar conteúdos, calcular e realizar tarefas ou, como objetos" mediadores da competência humana, partilháves, não territoriais, potencializadores e ressignificadores do processo ensino-aprendizagem escolar através da criação de novas finalidades educativas? O campo de observação escolhido foi o Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (CEFET-SE), especificamente os cursos de Eletrônica e de Informática desta instituição, onde realizou-se um estudo de caso com duas turmas dos referidos cursos, o que permitiu colher as informações necessárias para as conclusões que constam como resultados finais desse trabalho.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em EducaçãoUFSBRTecnologias de informaçãoComunicaçãoEnsinoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levynianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALNEILTON_COSTA_SILVA.pdfapplication/pdf609025https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4834/1/NEILTON_COSTA_SILVA.pdf55083742bff86ded818a36c7de49a097MD51TEXTNEILTON_COSTA_SILVA.pdf.txtNEILTON_COSTA_SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain219302https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4834/2/NEILTON_COSTA_SILVA.pdf.txt286bd3cac17cec1406aedf6ec73f5114MD52THUMBNAILNEILTON_COSTA_SILVA.pdf.jpgNEILTON_COSTA_SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1536https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4834/3/NEILTON_COSTA_SILVA.pdf.jpg6579309bdb458b9b983a70cfb0e3c381MD53riufs/48342017-11-24 20:30:04.433oai:ufs.br:riufs/4834Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T23:30:04Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana |
title |
As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana |
spellingShingle |
As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana Silva, Neilton Costa da Tecnologias de informação Comunicação Ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana |
title_full |
As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana |
title_fullStr |
As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana |
title_full_unstemmed |
As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana |
title_sort |
As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana |
author |
Silva, Neilton Costa da |
author_facet |
Silva, Neilton Costa da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Neilton Costa da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0598828216648683 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schneider, Henrique Nou |
contributor_str_mv |
Schneider, Henrique Nou |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de informação Comunicação Ensino |
topic |
Tecnologias de informação Comunicação Ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The objective of this research is relating to appropriated forms of Technologies of the Information and Communication (T.I.C.) on the Scholar Teaching-Learning process and prepositions of Pierre Lévy about virtualization and the potentialities of the T.I.C., while conditioning tools of the processes which will give form to a social reality from the people in modern times. Its proposal is to investigate how the T.I.C. are being appropriated by students and professors, through identification of factors that will contribute to increase their common senses and scholar space meanings. The central question is: The T.I.C. are being appropriated as things , or however, being as technological artifacts to process and access registered historical containing, to calculate and do some jobs or, as objects mediators from the human competence, cherished materials, non territorial, potential helpers and re-coding readers on the scholar teaching-learning process, contributing all together to the development of new education practices? The area of observation chosen was the Federal Center of Technological Education of Sergipe, (CEFET-SE) in Brazil, especially the Courses of Electronics and Computing Science from this institution, where it was done a research in between two groups on the referred subjects, which permitted to collect the necessary information to conclude the final results presented in this research. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-08-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-26T17:50:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-26T17:50:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Neilton Costa da. As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana. 2006. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/4834 |
identifier_str_mv |
SILVA, Neilton Costa da. As tecnologias da informação e da comunicação e o processo ensino-aprendizagem: nova paisagem, novas sensibilidades: uma abordagem levyniana. 2006. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2006. |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/4834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4834/1/NEILTON_COSTA_SILVA.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4834/2/NEILTON_COSTA_SILVA.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4834/3/NEILTON_COSTA_SILVA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
55083742bff86ded818a36c7de49a097 286bd3cac17cec1406aedf6ec73f5114 6579309bdb458b9b983a70cfb0e3c381 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1793351070200627200 |