As TIC no ambiente escolar : transmitir informação ou produzir conhecimento? (Um estudo de caso numa instituição de ensino particular em Aracaju-SE)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Moreira, Ucineide Rodrigues Rocha
Orientador(a): Schneider, Henrique Nou lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4640
Resumo: The reality in which we live is characteristically marked by fast changes. The world is no longer the same and daily life implies exceedingly high access to information. Amidst all of this, globalization as well as information and communication technologies (ICT) tend to make increasingly shorter the distance which puts men apart. Social sectors are influenced by such changes and play their role in a typically modern scene. Education, just like all other segments of society, has also a part to perform in this process. This academic work thus aims to investigate how education has dealt with these changes and innovations and more precisely the manner ICT are being used in schools. It is a case study carried out in an Aracaju-SE private school about the contributions to the teaching/learning process offered by ICT to teachers, students and pedagogical staff.
id UFS-2_5fc776b36c0a90205b6b5faa7d1f9dd5
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/4640
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Moreira, Ucineide Rodrigues Rochahttp://lattes.cnpq.br/0598828216648683Schneider, Henrique Nou2017-09-26T17:47:54Z2017-09-26T17:47:54Z2008-08-16MOREIRA, Ucineide Rodrigues Rocha. AS TIC NO AMBIENTE ESCOLAR: TRANSMITIR INFORMAÇÃO OU PRODUZIR CONHECIMENTO? (Um estudo de caso numa instituição de ensino particular em Aracaju-SE). 2008. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.https://ri.ufs.br/handle/riufs/4640The reality in which we live is characteristically marked by fast changes. The world is no longer the same and daily life implies exceedingly high access to information. Amidst all of this, globalization as well as information and communication technologies (ICT) tend to make increasingly shorter the distance which puts men apart. Social sectors are influenced by such changes and play their role in a typically modern scene. Education, just like all other segments of society, has also a part to perform in this process. This academic work thus aims to investigate how education has dealt with these changes and innovations and more precisely the manner ICT are being used in schools. It is a case study carried out in an Aracaju-SE private school about the contributions to the teaching/learning process offered by ICT to teachers, students and pedagogical staff.A nossa realidade se caracteriza pelas rápidas transformações. O mundo já não é o mesmo e o cotidiano humano é marcado pelo acesso demasiado de informações. Em meio a essa realidade, o processo de Globalização e a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tornam cada vez mais curta toda e qualquer distância entre os homens. Os setores sociais são atingidos por essas mudanças e atuam numa realidade específica de modernidade. O setor Educacional, assim como todos os outros, está inserido nesse processo. Portanto, este estudo teve como objetivo saber de que forma a Educação lida com essas mudanças e inovações, especificamente, como as TIC estão sendo trabalhadas no ambiente escolar. Trata de um estudo de caso realizado numa instituição de Ensino Particular de Aracaju-SE, onde se pesquisou entre os professores, os alunos e a equipe pedagógica em geral a contribuição das TIC no processo de ensino e aprendizagem.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em EducaçãoUFSBREducaçãoFormação de ProfessorGlobalizaçãoSociedade do ConhecimentoTecnologias digitaisEducationFormation as of teacherGlobalizationAssociation from the knowledgeTecnology DigitalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs TIC no ambiente escolar : transmitir informação ou produzir conhecimento? (Um estudo de caso numa instituição de ensino particular em Aracaju-SE)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALUCINEIDE_RODRIGUES_ROCHA_MOREIRA.pdfapplication/pdf1480056https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4640/1/UCINEIDE_RODRIGUES_ROCHA_MOREIRA.pdf2f35788e8e8598787ff36b102a64ba5eMD51TEXTUCINEIDE_RODRIGUES_ROCHA_MOREIRA.pdf.txtUCINEIDE_RODRIGUES_ROCHA_MOREIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain230743https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4640/2/UCINEIDE_RODRIGUES_ROCHA_MOREIRA.pdf.txtc63682e565925bbca00dd45fbaa08913MD52THUMBNAILUCINEIDE_RODRIGUES_ROCHA_MOREIRA.pdf.jpgUCINEIDE_RODRIGUES_ROCHA_MOREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1265https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4640/3/UCINEIDE_RODRIGUES_ROCHA_MOREIRA.pdf.jpg8b31f8545f84e92bb4686636e11c4fb2MD53riufs/46402018-02-01 17:20:19.534oai:ufs.br:riufs/4640Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-02-01T20:20:19Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv As TIC no ambiente escolar : transmitir informação ou produzir conhecimento? (Um estudo de caso numa instituição de ensino particular em Aracaju-SE)
title As TIC no ambiente escolar : transmitir informação ou produzir conhecimento? (Um estudo de caso numa instituição de ensino particular em Aracaju-SE)
spellingShingle As TIC no ambiente escolar : transmitir informação ou produzir conhecimento? (Um estudo de caso numa instituição de ensino particular em Aracaju-SE)
Moreira, Ucineide Rodrigues Rocha
Educação
Formação de Professor
Globalização
Sociedade do Conhecimento
Tecnologias digitais
Education
Formation as of teacher
Globalization
Association from the knowledge
Tecnology Digital
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short As TIC no ambiente escolar : transmitir informação ou produzir conhecimento? (Um estudo de caso numa instituição de ensino particular em Aracaju-SE)
title_full As TIC no ambiente escolar : transmitir informação ou produzir conhecimento? (Um estudo de caso numa instituição de ensino particular em Aracaju-SE)
title_fullStr As TIC no ambiente escolar : transmitir informação ou produzir conhecimento? (Um estudo de caso numa instituição de ensino particular em Aracaju-SE)
title_full_unstemmed As TIC no ambiente escolar : transmitir informação ou produzir conhecimento? (Um estudo de caso numa instituição de ensino particular em Aracaju-SE)
title_sort As TIC no ambiente escolar : transmitir informação ou produzir conhecimento? (Um estudo de caso numa instituição de ensino particular em Aracaju-SE)
author Moreira, Ucineide Rodrigues Rocha
author_facet Moreira, Ucineide Rodrigues Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ucineide Rodrigues Rocha
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0598828216648683
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schneider, Henrique Nou
contributor_str_mv Schneider, Henrique Nou
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de Professor
Globalização
Sociedade do Conhecimento
Tecnologias digitais
topic Educação
Formação de Professor
Globalização
Sociedade do Conhecimento
Tecnologias digitais
Education
Formation as of teacher
Globalization
Association from the knowledge
Tecnology Digital
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Formation as of teacher
Globalization
Association from the knowledge
Tecnology Digital
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The reality in which we live is characteristically marked by fast changes. The world is no longer the same and daily life implies exceedingly high access to information. Amidst all of this, globalization as well as information and communication technologies (ICT) tend to make increasingly shorter the distance which puts men apart. Social sectors are influenced by such changes and play their role in a typically modern scene. Education, just like all other segments of society, has also a part to perform in this process. This academic work thus aims to investigate how education has dealt with these changes and innovations and more precisely the manner ICT are being used in schools. It is a case study carried out in an Aracaju-SE private school about the contributions to the teaching/learning process offered by ICT to teachers, students and pedagogical staff.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T17:47:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T17:47:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOREIRA, Ucineide Rodrigues Rocha. AS TIC NO AMBIENTE ESCOLAR: TRANSMITIR INFORMAÇÃO OU PRODUZIR CONHECIMENTO? (Um estudo de caso numa instituição de ensino particular em Aracaju-SE). 2008. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/4640
identifier_str_mv MOREIRA, Ucineide Rodrigues Rocha. AS TIC NO AMBIENTE ESCOLAR: TRANSMITIR INFORMAÇÃO OU PRODUZIR CONHECIMENTO? (Um estudo de caso numa instituição de ensino particular em Aracaju-SE). 2008. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/4640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4640/1/UCINEIDE_RODRIGUES_ROCHA_MOREIRA.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4640/2/UCINEIDE_RODRIGUES_ROCHA_MOREIRA.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4640/3/UCINEIDE_RODRIGUES_ROCHA_MOREIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f35788e8e8598787ff36b102a64ba5e
c63682e565925bbca00dd45fbaa08913
8b31f8545f84e92bb4686636e11c4fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351140595728384