A prática pedagógica e a construção das identidades de gênero em escola da rede municipal de ensino de Aracaju

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Gomes, Carla Rezende lattes
Orientador(a): Cruz, Maria Helena Santana lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4632
Resumo: The study it argues, under the sort boarding, practical the pedagogical one of the teacher of the four first series of basic education, detaching the differences in classroom, in the process of construction of the identities of gender in its pupils. Gender, as analytical category, brings inlaid the idea of separation between what he is biological and what is constructed culturally. The qualitative research was carried through by means of the Study of Case in a unit of education of the city of Aracaju. They had been privileged for the collection of data: participant comment and half-structuralized interviews. The sample of the research was composed for 06 teachers, 04 teachers of first the fourth series, one of each series and 02 professors of Physical Education, a man and a woman. Six sessions of comment of two hours had been carried through each, totalizing twelve hours of participant comment in classroom for each professor. It is perceived existence of a gap in the insertion of this perspective in the professional formation of the teachers who reproduce the social stereotyp influencing the construction of the identity of the children. The raised data point with respect to the fact of that the stereotyp of gender still are reproduced ace children in a way continuous and inconsiderate by the great majority them citizens of this research. Also we can perceive a lesser number of situations where practical the pedagogical one tries to inside breach with preconceptions and ideas anchored in stereotyp of gender of the classroom.
id UFS-2_7f8a8ead9ad9882ffaf9e41cd650019b
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/4632
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Gomes, Carla Rezendehttp://lattes.cnpq.br/4620908024396665Cruz, Maria Helena Santanahttp://lattes.cnpq.br/45300133809846042017-09-26T17:47:49Z2017-09-26T17:47:49Z2008-03-25GOMES, Carla Rezende. A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO EM ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ARACAJU. 2008. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.https://ri.ufs.br/handle/riufs/4632The study it argues, under the sort boarding, practical the pedagogical one of the teacher of the four first series of basic education, detaching the differences in classroom, in the process of construction of the identities of gender in its pupils. Gender, as analytical category, brings inlaid the idea of separation between what he is biological and what is constructed culturally. The qualitative research was carried through by means of the Study of Case in a unit of education of the city of Aracaju. They had been privileged for the collection of data: participant comment and half-structuralized interviews. The sample of the research was composed for 06 teachers, 04 teachers of first the fourth series, one of each series and 02 professors of Physical Education, a man and a woman. Six sessions of comment of two hours had been carried through each, totalizing twelve hours of participant comment in classroom for each professor. It is perceived existence of a gap in the insertion of this perspective in the professional formation of the teachers who reproduce the social stereotyp influencing the construction of the identity of the children. The raised data point with respect to the fact of that the stereotyp of gender still are reproduced ace children in a way continuous and inconsiderate by the great majority them citizens of this research. Also we can perceive a lesser number of situations where practical the pedagogical one tries to inside breach with preconceptions and ideas anchored in stereotyp of gender of the classroom.O estudo discute, sob a abordagem de gênero, a prática pedagógica da professora das quatro primeiras séries do ensino fundamental, destacando as diferenças em sala de aula, no processo de construção das identidades de gênero em seus alunos. Gênero, como categoria analítica, traz embutida a idéia de separação entre o que é biológico e o que é construído culturalmente. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio do Estudo de Caso em uma unidade de ensino do Município de Aracaju. Foram privilegiados para a coleta de dados: observação participante e entrevistas semi-estruturadas. A amostra da pesquisa foi composta por seis professoras (es), quatro professoras da primeira à quarta série, uma de cada série e dois professores de Educação Física, um homem e uma mulher . Foram realizadas seis sessões de observação de duas horas cada, totalizando doze horas de observação participante em sala de aula, para cada docente. Percebe-se a existência de uma lacuna na inserção dessa perspectiva, na formação profissional das professoras, as quais reproduzem os estereótipos sociais influenciando a construção da identidade das crianças. Os dados levantados apontam para o fato de que os estereótipos de gênero ainda são reproduzidos para as crianças, de uma maneira contínua e irrefletida, pela grande maioria dos sujeitos desta pesquisa. Também pode-se perceber um número menor de situações em que a prática pedagógica tenta romper com preconceitos e idéias ancoradas em estereótipos de gênero dentro da sala de aula.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em EducaçãoUFSBREducaçãoGêneroIdentidadeEducationGenderIdentityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA prática pedagógica e a construção das identidades de gênero em escola da rede municipal de ensino de Aracajuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALCARLA_REZENDE_GOMES.pdfapplication/pdf534004https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4632/1/CARLA_REZENDE_GOMES.pdfb0b109b8403065e7a76e02284e73a752MD51TEXTCARLA_REZENDE_GOMES.pdf.txtCARLA_REZENDE_GOMES.pdf.txtExtracted texttext/plain316753https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4632/2/CARLA_REZENDE_GOMES.pdf.txt97c745244f095a704866621629ea3e54MD52THUMBNAILCARLA_REZENDE_GOMES.pdf.jpgCARLA_REZENDE_GOMES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4632/3/CARLA_REZENDE_GOMES.pdf.jpg06a5b715255a0a2e3b0eafe99c4851d1MD53riufs/46322017-11-24 19:56:27.374oai:ufs.br:riufs/4632Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T22:56:27Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv A prática pedagógica e a construção das identidades de gênero em escola da rede municipal de ensino de Aracaju
title A prática pedagógica e a construção das identidades de gênero em escola da rede municipal de ensino de Aracaju
spellingShingle A prática pedagógica e a construção das identidades de gênero em escola da rede municipal de ensino de Aracaju
Gomes, Carla Rezende
Educação
Gênero
Identidade
Education
Gender
Identity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A prática pedagógica e a construção das identidades de gênero em escola da rede municipal de ensino de Aracaju
title_full A prática pedagógica e a construção das identidades de gênero em escola da rede municipal de ensino de Aracaju
title_fullStr A prática pedagógica e a construção das identidades de gênero em escola da rede municipal de ensino de Aracaju
title_full_unstemmed A prática pedagógica e a construção das identidades de gênero em escola da rede municipal de ensino de Aracaju
title_sort A prática pedagógica e a construção das identidades de gênero em escola da rede municipal de ensino de Aracaju
author Gomes, Carla Rezende
author_facet Gomes, Carla Rezende
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Carla Rezende
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4620908024396665
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cruz, Maria Helena Santana
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4530013380984604
contributor_str_mv Cruz, Maria Helena Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Gênero
Identidade
topic Educação
Gênero
Identidade
Education
Gender
Identity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Gender
Identity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The study it argues, under the sort boarding, practical the pedagogical one of the teacher of the four first series of basic education, detaching the differences in classroom, in the process of construction of the identities of gender in its pupils. Gender, as analytical category, brings inlaid the idea of separation between what he is biological and what is constructed culturally. The qualitative research was carried through by means of the Study of Case in a unit of education of the city of Aracaju. They had been privileged for the collection of data: participant comment and half-structuralized interviews. The sample of the research was composed for 06 teachers, 04 teachers of first the fourth series, one of each series and 02 professors of Physical Education, a man and a woman. Six sessions of comment of two hours had been carried through each, totalizing twelve hours of participant comment in classroom for each professor. It is perceived existence of a gap in the insertion of this perspective in the professional formation of the teachers who reproduce the social stereotyp influencing the construction of the identity of the children. The raised data point with respect to the fact of that the stereotyp of gender still are reproduced ace children in a way continuous and inconsiderate by the great majority them citizens of this research. Also we can perceive a lesser number of situations where practical the pedagogical one tries to inside breach with preconceptions and ideas anchored in stereotyp of gender of the classroom.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T17:47:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T17:47:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Carla Rezende. A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO EM ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ARACAJU. 2008. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/4632
identifier_str_mv GOMES, Carla Rezende. A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO EM ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ARACAJU. 2008. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/4632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4632/1/CARLA_REZENDE_GOMES.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4632/2/CARLA_REZENDE_GOMES.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4632/3/CARLA_REZENDE_GOMES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b0b109b8403065e7a76e02284e73a752
97c745244f095a704866621629ea3e54
06a5b715255a0a2e3b0eafe99c4851d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351100790734848