Please come to Brazil : uma análise crítica dos fãs brasileiros como apreciadores de objetos culturais internacionais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Costa, Aianne Amado Nunes
Orientador(a): Santos, Verlane Aragão
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Comunicação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13403
Resumo: Brazilian fans are usually referred to as the “best” and “most passionate” in the world, especially by international artists and celebrities. Their commitment to cultural products from other countries is evident and draws attention of producers and studios, which has become even more evident since the rise of digital media. In order to understand the motivations and dynamics behind this behavior, a content analysis is done by reviewing the literature of thesis and dissertations already written on this object, observing similarities and differences to track a national fan profile, discussing the results from theories about pop culture, transcultural fandoms and the formation of Brazilian national identity - which shows that, due to the historical process of colonization, there is a tendency to endorse foreign culture. The whole research is based on the perspective of the Political Economy of Communication, a field that studies relations of power in the Cultural Industry and its insertion in the capitalist logic, complementing the already established field of Fan Studies, proposing an analysis framework that allows the understanding of the problem in question at its full.
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In order to understand the motivations and dynamics behind this behavior, a content analysis is done by reviewing the literature of thesis and dissertations already written on this object, observing similarities and differences to track a national fan profile, discussing the results from theories about pop culture, transcultural fandoms and the formation of Brazilian national identity - which shows that, due to the historical process of colonization, there is a tendency to endorse foreign culture. The whole research is based on the perspective of the Political Economy of Communication, a field that studies relations of power in the Cultural Industry and its insertion in the capitalist logic, complementing the already established field of Fan Studies, proposing an analysis framework that allows the understanding of the problem in question at its full.Os fãs brasileiros são frequentemente referidos como os “melhores” e “mais apaixonados” do mundo, principalmente por artistas e celebridades internacionais. Seu engajamento por produtos culturais de outros países se destaca e chama atenção de produtores e estúdios, o que se evidencia ainda mais a partir da ascensão das mídias digitais. Na busca por entender as motivações e dinâmicas por trás desse comportamento, é feita uma análise de conteúdo através da revisão de literatura de teses e dissertações já escritas sobre esse objeto, observando semelhanças e diferenças para traçar um perfil do fã nacional, discutindo os resultados a partir de teorias sobre cultura pop, fandoms transculturais e a formação da identidade nacional brasileira – a qual mostra que, devido ao nosso processo histórico de colonização, há uma tendência de valorização à cultura estrangeira. Toda a pesquisa é embasada pela perspectiva crítica da Economia Política da Comunicação, campo que estuda as relações de poder na Indústria Cultural e a inserção desta na lógica capitalista, que complementa o já estabelecido campo dos Estudos de Fãs, propondo um arcabouço analítico que permite a compreensão da totalidade do problema.São Cristóvão, SEporComunicação de massaMídia digitalIndústria culturalFãs brasileirosCulturaCultura popEconomia política da comunicaçãoBrazilian fansCulturePop culturePolitical economy of communicationCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPlease come to Brazil : uma análise crítica dos fãs brasileiros como apreciadores de objetos culturais internacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPós-Graduação em ComunicaçãoUFSreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/13403/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51ORIGINALAIANNE_AMADO_NUNES_COSTA.pdfAIANNE_AMADO_NUNES_COSTA.pdfapplication/pdf2965117https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/13403/2/AIANNE_AMADO_NUNES_COSTA.pdff3ea0cf748fea75f254c271346482ae2MD52TEXTAIANNE_AMADO_NUNES_COSTA.pdf.txtAIANNE_AMADO_NUNES_COSTA.pdf.txtExtracted texttext/plain584567https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/13403/3/AIANNE_AMADO_NUNES_COSTA.pdf.txt44e25c6f9465872e0756472d98acc64bMD53THUMBNAILAIANNE_AMADO_NUNES_COSTA.pdf.jpgAIANNE_AMADO_NUNES_COSTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/13403/4/AIANNE_AMADO_NUNES_COSTA.pdf.jpgd2ebc6d515e8f5705469ec9551e9a338MD54riufs/134032020-05-19 14:39:24.613oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2020-05-19T17:39:24Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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