Um estudo para elaboração de atlas municipal na perspectiva da educação geográfica inclusiva: o atlas adaptado do município de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Régis, Tamara de Castro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168016
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2016.
id UFSC_2a58fc8174d95c49ad061079a4693d55
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168016
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Um estudo para elaboração de atlas municipal na perspectiva da educação geográfica inclusiva: o atlas adaptado do município de FlorianópolisGeografiaEstudo e ensinoFlorianópolis (SC)AtlasFlorianópolis (SC)Deficientes visuaisEducaçãoFlorianópolis (SC)Educação inclusivaFlorianópolis (SC)CartografiaFlorianópolis (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2016.Essa dissertação teve como objetivo propor um modelo de atlas geográfico escolar municipal na perspectiva da educação inclusiva, de modo a servir como recurso didático para o estudo do espaço geográfico por estudantes com e sem deficiência visual. Definiu-se Florianópolis para confeccionar o atlas modelo, devido a carência de materiais didáticos referentes a esse município e, também, da necessidade da acessibilidade à eles pelos diferentes estudantes que frequentam o ensino regular. Para tanto foram utilizados distintos procedimentos metodológicos tais como, pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas, visitas técnicas, confecção de recursos didáticos táteis com a utilização da metodologia LabTATE, e a avaliação dos recursos por pessoas com e sem deficiência visual. Decorrente deste trabalho destaca-se a sistematização de um referencial teórico metodológico que pode ser empregado para a elaboração de outros atlas escolares adaptados, além da confecção do um atlas adaptado do município de Florianópolis com uma versão tátil, em braile e alto relevo para pessoas cegas e uma versão com um padrão de letra maior e cores contrastantes para pessoas com baixa visão que também pode ser utilizado por pessoas sem deficiência visual. Este atlas será disponibilizado em uma versão simplificada impressa de mapas táteis e baixa visão e imagens táteis no setor de acessibilidade da biblioteca central da UFSC e uma versão eletrônica do atlas completo, com mapas, textos, imagens e gráficos será hospedada no website do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE).<br>Abstract : This dissertation have with objective propose a model of School Geographical Atlas local in a perspective of inclusive educacion, so as to serve with didatic resouce for the study of geographic space for visual impairment students and for students without visual impairment. Was defined Florianópolis for confection of model atlas, due the lack didactic materials about this city and, too the need of accessibility to them for differents studentes that attend the regular school. Therefore was used different methodological procedures such as bibliographic research, semi structured interview, technical visits, confection of didactic resources tactile with a LabTATE methodology, resources and the evaluation for people with and without visual impairment. With justification for this work it is emphasized the lack of materials about Florianópolis city for Geography teaching and a need that this materials can be acessible of the student diversity found in the regular system of education. Arising form this work stands out the systematization the a theoretical and methodological framework that can be used for elaboration of others school atlases adapted, beyond of confection of one Adapted Atlas of Florianópolis city with a version tactile, with Braille and high relief, for blind people and a version with most letters pattern and contrasting colors, for people low vision that can be used for people without visual impairment too. This atlas it will be available in a simplified version printed of tactiles, low vision maps and tactile images in the accessibility section of the Central Library at UFSC and a digital version of the complete atlas , with maps, texts, images, and graphics taht will be hosted in webpage at Laboratory of Tactile and School Cartography. (LabTATE).Nogueira, Ruth EmiliaUniversidade Federal de Santa CatarinaRégis, Tamara de Castro2016-09-20T04:44:55Z2016-09-20T04:44:55Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis269 p.| il., grafs., tabs.application/pdf341467https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168016porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T04:44:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168016Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:44:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo para elaboração de atlas municipal na perspectiva da educação geográfica inclusiva: o atlas adaptado do município de Florianópolis
title Um estudo para elaboração de atlas municipal na perspectiva da educação geográfica inclusiva: o atlas adaptado do município de Florianópolis
spellingShingle Um estudo para elaboração de atlas municipal na perspectiva da educação geográfica inclusiva: o atlas adaptado do município de Florianópolis
Régis, Tamara de Castro
Geografia
Estudo e ensino
Florianópolis (SC)
Atlas
Florianópolis (SC)
Deficientes visuais
Educação
Florianópolis (SC)
Educação inclusiva
Florianópolis (SC)
Cartografia
Florianópolis (SC)
title_short Um estudo para elaboração de atlas municipal na perspectiva da educação geográfica inclusiva: o atlas adaptado do município de Florianópolis
title_full Um estudo para elaboração de atlas municipal na perspectiva da educação geográfica inclusiva: o atlas adaptado do município de Florianópolis
title_fullStr Um estudo para elaboração de atlas municipal na perspectiva da educação geográfica inclusiva: o atlas adaptado do município de Florianópolis
title_full_unstemmed Um estudo para elaboração de atlas municipal na perspectiva da educação geográfica inclusiva: o atlas adaptado do município de Florianópolis
title_sort Um estudo para elaboração de atlas municipal na perspectiva da educação geográfica inclusiva: o atlas adaptado do município de Florianópolis
author Régis, Tamara de Castro
author_facet Régis, Tamara de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Ruth Emilia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Régis, Tamara de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Estudo e ensino
Florianópolis (SC)
Atlas
Florianópolis (SC)
Deficientes visuais
Educação
Florianópolis (SC)
Educação inclusiva
Florianópolis (SC)
Cartografia
Florianópolis (SC)
topic Geografia
Estudo e ensino
Florianópolis (SC)
Atlas
Florianópolis (SC)
Deficientes visuais
Educação
Florianópolis (SC)
Educação inclusiva
Florianópolis (SC)
Cartografia
Florianópolis (SC)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-20T04:44:55Z
2016-09-20T04:44:55Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 341467
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168016
identifier_str_mv 341467
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 269 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187931868102656