Exclusão velada e interiorizada na escola: uma análise da política de progressão continuada na rede municipal de ensino de Florianópolis
Ano de defesa: | 2014 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014. |
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Exclusão velada e interiorizada na escola: uma análise da política de progressão continuada na rede municipal de ensino de FlorianópolisEducaçãoEducação e EstadoFlorianópolis (SC)Educação inclusivaFlorianópolis (SC)Professores -FormaçãoFlorianópolis (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.O objetivo da presente pesquisa foi analisar as implicações da adoção da política de progressão continuada na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Foram discutidos os dispositivos jurídicos que normatizam essa política, sua dinâmica e estruturação na rede de ensino em questão. Para isso, foi realizado um balanço da produção acadêmica sobre o assunto em banco de teses e dissertações, portais de revistas científicas e anais de eventos acadêmicos. Em seguida, desenvolveu-se uma análise dos principais documentos normativos e divulgadores dessa política buscando relacioná-los a outras políticas de âmbito internacional, nacional e local. Além da pesquisa bibliográfica e documental, entrevistaram-se professores e especialistas que atuam nas escolas municipais dessa rede de ensino. Foram debatidos os efeitos que a progressão continuada causa na prática pedagógica dos professores e no processo de apropriação dos conhecimentos por parte dos estudantes. O processo de investigação demonstrou que há um grupo de estudantes que é promovido aos anos/séries subsequentes sem ter se apropriado dos conteúdos previstos para o ano escolar que cursou, causando um processo de exclusão velada no interior da escola.<br>Abstract : The objective of this research was to analyse the implications of adopting the continued progression policy at the Municipal Education System in Florianópolis, SC, Brazil. The legal provisions which regulate this policy, its dynamics and structure in the education system mentioned were discussed. In order to do so, an analysis of the academic production about the subject was conducted, based on databases of thesis and dissertations, scientific journals and proceedings of academic events. Then, an analysis of the main legal documents and disseminators of this policy was developed, seeking to associate the documents on international, national and local scale. Apart from the literature and documental review, teachers and specialists working on municipal schools of this education system were interviewed. A debate was carried out about the effects caused by the continued progression on the pedagogical practice of teachers and on the students? process of knowledge acquisition. The investigation process showed there is a group of students which is promoted to the subsequent grades /levels without having acquired the content proposed for the school year they had attended, causing a process of covert exclusion within the school.Shiroma, Eneida OtoMichels, Maria HelenaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Cristiane Moraes da2015-04-29T21:09:06Z2015-04-29T21:09:06Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis239 p.| il.application/pdf333079https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132464porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132464Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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