Aprendizagem aberta e colaborativa na educação em rede: um estudo de caso sobre processos de coaprendizagem e coinvestigação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Rosa, Luziana Quadros da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182724
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2017.
id UFSC_376f74febccc124209c9f55a63acb21e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182724
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Aprendizagem aberta e colaborativa na educação em rede: um estudo de caso sobre processos de coaprendizagem e coinvestigaçãoTecnologias da informação e comunicaçãoEducaçãoTecnologia educacionalAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2017.A transformação da educação tradicional em uma Educação em Rede possibilita que se explorem os Recursos Educacionais Abertos (REA) e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como premissas à promoção da participação dos indivíduos na rede e à disseminação do conhecimento, visto que os impactos das TIC na educação são complexos e devem ser investigados por modificarem os papéis de professores e estudantes nos processos de ensino e de aprendizagem. Dessa forma, buscou-se examinar uma comunidade internacional formada por pesquisadores, professores e estudantes que falam português, inseridos no Projeto ENGAGE, fomentado pela Open University (UK). Assim, o objetivo principal deste estudo é analisar uma rede de pesquisa educacional para compreender como ocorrem os processos de coaprendizagem e de coinvestigação entre os participantes da rede social internacional de construção coletiva CoLearn Community, no Brasil. O estudo se constitui como um estudo de caso, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Na coleta de dados, realizou-se a pesquisa documental, a observação participante por meio de webinar, além de entrevistas semiestruturadas com sete professores/pesquisadores participantes da rede investigada, que foram interpretadas com base na Análise Textual Discursiva. Os resultados demonstram como e por que ocorrem os processos de coaprendizagem e coinvestigação em rede, nos quais são trazidos aspectos sobre a formação, identidade educacional e os demais elementos que caracterizam as ações e as tecnologias que são utilizadas pela comunidade pesquisada. Baseado nisso, foram construídos quatro metatextos que expõem novos significados às categorias identificadas na análise metodológica proposta. Como considerações finais, evidenciam-se a conceituação de uma educação em rede, sob a perspectiva dos colearns; as etapas dos processos de coaprendizagem e coinvestigação vivenciados pelos participantes; a representação da rede como uma metodologia inovadora educacional; e a apresentação de seis aspectos relevantes que simbolizam os processos de organização de uma rede de coaprendizagem e coinvestigação que, por meio das tecnologias e teorias compartilhadas em uma produção conjunta, transformam a educação tradicional em uma Educação em Rede.Abstract : The transformation of traditional education into a Network Education makes it possible to explore Open Educational Resources (OER) and Information and Communication Technologies (ICT) as premises for the promotion of the participation of individuals in the network and the dissemination of knowledge, since the ICT impacts on education are complex and should be investigated for changing the roles of teachers and students in teaching and learning processes. Thus, we sought to examine an international community formed by researchers, teachers and students who speak Portuguese, inserted in the ENGAGE Project, promoted by Open University (UK). Thus, the main objective of this study is to analyze an educational research network to understand how co-learning and co-research processes take place among participants of the CoLearn Community international collective construction network in Brazil. The study is a case study, with a qualitative and exploratory approach. Data collection included documentary research, participant observation through webinar, and semi-structured interviews with seven professors / researchers participating in the researched network, which were interpreted based on the Discursive Textual Analysis. The results demonstrate how and why the processes of co-learning and co-research in networks occur, in which aspects are brought about the formation, educational identity and other elements that characterize the actions and technologies that are used by the researched community. Based on that, were constructed four metatexts that expose new meanings to the categories identified in the proposed methodological analysis. As final considerations, the conceptualization of a networked education is evidenced, from the perspective of the colearns; The stages of co-learning and co-research processes experienced by participants; Network representation as an innovative educational methodology; And the presentation of six relevant aspects that symbolize the processes of organization of a network of co-learning and co-research that, through the technologies and theories shared in a joint production, transform traditional education into a Network Education.Souza, Marcio Vieira deSpanhol, Fernando JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaRosa, Luziana Quadros da2018-01-16T03:21:33Z2018-01-16T03:21:33Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis138 p.| il.application/pdf349271https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182724porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-16T03:21:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182724Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-01-16T03:21:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem aberta e colaborativa na educação em rede: um estudo de caso sobre processos de coaprendizagem e coinvestigação
title Aprendizagem aberta e colaborativa na educação em rede: um estudo de caso sobre processos de coaprendizagem e coinvestigação
spellingShingle Aprendizagem aberta e colaborativa na educação em rede: um estudo de caso sobre processos de coaprendizagem e coinvestigação
Rosa, Luziana Quadros da
Tecnologias da informação e comunicação
Educação
Tecnologia educacional
Aprendizagem
title_short Aprendizagem aberta e colaborativa na educação em rede: um estudo de caso sobre processos de coaprendizagem e coinvestigação
title_full Aprendizagem aberta e colaborativa na educação em rede: um estudo de caso sobre processos de coaprendizagem e coinvestigação
title_fullStr Aprendizagem aberta e colaborativa na educação em rede: um estudo de caso sobre processos de coaprendizagem e coinvestigação
title_full_unstemmed Aprendizagem aberta e colaborativa na educação em rede: um estudo de caso sobre processos de coaprendizagem e coinvestigação
title_sort Aprendizagem aberta e colaborativa na educação em rede: um estudo de caso sobre processos de coaprendizagem e coinvestigação
author Rosa, Luziana Quadros da
author_facet Rosa, Luziana Quadros da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Marcio Vieira de
Spanhol, Fernando José
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Luziana Quadros da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
Educação
Tecnologia educacional
Aprendizagem
topic Tecnologias da informação e comunicação
Educação
Tecnologia educacional
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-01-16T03:21:33Z
2018-01-16T03:21:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 349271
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182724
identifier_str_mv 349271
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187884291063808