Os mecanismos da aprendizagem conceitual por meio de teorias cognitivas: uma contribuição à educação em engenharia
Ano de defesa: | 2016 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
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Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2016. |
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Os mecanismos da aprendizagem conceitual por meio de teorias cognitivas: uma contribuição à educação em engenhariaEngenharia de produçãoEngenhariaEstudo e ensinoEnsino superiorAprendizagemCogniçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2016.A aprendizagem conceitual viabiliza a lacuna que existe entre o comportamento do iniciante para o iniciado (ou mais experiente), permitindo a articulação de um conhecimento estruturado ao desenvolvimento de competências em novas situações na Engenharia tanto para um domínio técnico quanto para um humanista. Embora exista informação substanciosa sobre o desenvolvimento de expertise ao suporte do ensino de Engenharia, este é amplamente direcionado às características do status do novato e do experiente; há uma lacuna no que diz respeito aos mecanismos de metacognição responsáveis pela condução de um estado de comportamento para outro; além disso, há lacunas sobre a aprendizagem conceitual no domínio humanista, onde o engenheiro é visto não só como um tecnologista, mas um expert social que precisa não só gerir recursos e pessoas, mas também integrar conhecimentos de outras áreas além das exatas. Das teorias cognitivas que concorrem com suas propostas de mecanismos explicativos, identificam-se cinco: equlibração, theory-theory, framework-theory, ontological view e knowledge in pieces. Dessa forma, a questão central de pesquisa que se estabelece, sob a perspectiva dessas teorias cognitivo-construtivistas é: quais são os mecanismos viabilizadores da aprendizagem conceitual no estudante de engenharia? Com o Objetivo Geral de verificar quais são esses mecanismos, defende-se a tese de que esses mecanismos de cognição viabilizadores têm a sua explicação parcialmente elaborada através do eixo Equilibração, proposto por Jean Piaget. No intuito de verificar empiricamente o funcionamento desses mecanismos, realizou-se um estudo de caso com 18 estudantes de Engenharia, matriculados regularmente na disciplina de Introdução à Engenharia, durante dois semestres letivos, a fim de acompanhar os seus progressos. Nesta disciplina, que serviu de contexto para se trabalhar com maior ênfase sobre o domínio humanista, os estudantes calouros foram solicitados a estabelecer conexões teóricas sobre os conceitos de Ciência, Arte, Tecnologia e Engenharia no intuito de exercitar habilidades de pensamento crítico. Coletaram-se os dados por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas (antes, durante e após o período da realização da atividade) e analisados por meio do método da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados dos progressos obtidos pelos estudantes em suas articulações foram avaliados e comparados às proposições teóricas formuladas em termos das configurações de conhecimento inicias, finais e das regularidades produzidas pelos mecanismos, a partir dos cinco eixos teóricos. Constatou-se haver convergência para o funcionamento dos mecanismos propostos pelo eixo da Equilibração, conferindo-lhe aplicabilidade à explicação da aprendizagem conceitual do estudante de engenharia. Entendeu-se, portanto, o eixo da equilibração como uma alternativa viável ao enfoque sobre as transformações que ocorrem durante a aprendizagem conceitual dos estudantes, que lhes permitem a mudança de estados de comportamento do novato em direção ao iniciado (ou mais experiente).<br>Abstract : Conceptual learning enables the gap between the novice behavior to a more experienced one, allowing the articulation of a structured knowledge to develop competencies in new situations in Engineering for both technical and humanist domains. Although there is substantial information on the development of expertise to support engineering education, this is largely directed to the characteristics of novice and experienced statuses; there is a gap related to the metacognition mechanisms responsible for driving a behavior status to another; Moreover, there are gaps on conceptual learning in the humanist domain, where the engineer is seen not only as a technologist, but a social expert who must not only manage resources and people, but also integrate knowledge from other areas beyond engineering. From the cognitive theories that dispute the explanaing mechanisms, there are five theorectical thrusts to consider: equilibration, theory-theory, framework-theory, ontological view e knowledge in pieces. Thus, the cetnral research question that raises under the perspective of these cognitive-constructivist theories is: What are the mechanisms that enable the conceptual learning in the engineering student? With the General Objective of verifiyng what are these mechanisms, this thesis stands for those mechanisms proposed by Jean Piaget, through the equilibration thrust. In order to verify empirically the mechanisms? operations, a case study with 18 engineering students, regularly enrolled in a Introduction to Engineering course, was undertaken in order to monitor their progress. In this course, which provided the context to work with greater emphasis on the humanist domain, freshmen were requested to establish theoretical connections on the concepts of Science, Art, Technology and Engineering in order to stimulate critical thinking skills. The data were collected through recorded semistructured interviews (before, during and after the period the activity was carried out in the course of Introduction to Engineering) and analyzed using Bardin?s content analysis method. The results of the progress obtained by the students in their conceptual statements were evaluated e compared to the predictions formulated by means of the initial and final knowledge configurations and the regularities produced by the mechanisms, considering those five theorectical thrusts. The predictions related to the mechanisms? operations converged totally to the equilibration thrust. These results stand for its applicability to explain the conceptual learning in the engineering student. The main conclusion is that the equilibration thrust is a viable alternative to focus on the changes that occur during the engineering students? conceptual learning, which allow them to change their novice status toward a more experienced one.Pereira, Vera Lúcia Duarte do ValleUniversidade Federal de Santa CatarinaMerlin, Fabrício Kurman2017-01-24T03:17:42Z2017-01-24T03:17:42Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis184 p.| il, grafs., tabs.application/pdf343636https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172570porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-24T03:17:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/172570Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-01-24T03:17:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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