Proposta didática investigativa para desenvolvimento o tema de física de partículas e interações fundamentais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Bakalarczyk, Jonas
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191047
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Florianópolis, 2017.
id UFSC_ae89b54f35ed54efdfb5182f70c54c0c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/191047
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Proposta didática investigativa para desenvolvimento o tema de física de partículas e interações fundamentaisFísicaParticulasEletrodinâmica quânticaFísica modernaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Florianópolis, 2017.Atividades investigativas representam o espírito dos cientistas. Ao longo da historia mostraram ser uma boa alternativa às aulas tradicionais e demonstram potencial em promover evolução das concepções alternativas para a construção de argumentos. Neste trabalho relato uma experiência didática de aplicação de um módulo didático através da elaboração de um livreto como material de apoio para os alunos, que integrou o tópico de física de partículas e interações fundamentais no ensino médio regular de uma escola pública situada na cidade Garuva em Santa Catarina. O estudo, de natureza qualitativa, tem como principal motivo de pesquisa a inserção da Física moderna e a análise do processo de construção de novos conceitos científicos nas aulas de Física, fundamentadas na perspectiva investigativa de ensino. A reflexão pauta-se nas interações discursivas estabelecidas em classe, em uma turma da terceira série do ensino médio. Para a abordagem desenvolvi uma sequência didática desde o aparecimento e a evolução do modelo padrão de partículas através de uma dinâmica investigativa que durou vinte e uma horas-aula.O livreto foi utilizado como material didático de apoio contendo situações, problemas e quebra cabeças enfrentados pelos Físicos para construir o modelo padrão, onde cada capítulo foi pensado principalmente em relação ao nível de profundidade que poderia ser explorado sempre tentando transformar o saber sábio em um saber a ser ensinado. Dentro desse contexto, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver uma opinião crítica a respeito da formação da matéria e os desafios que ainda a humanidade terá que resolver.Abstract : Investigative activities represent the minds of scientists. Throughout history they have shown to be a good alternative to the traditional classes and they demonstrate potential in promoting evolution of the alternative conceptions for construction of arguments. In this work I report a didactic experience of applying a didactic module through the elaboration of a book as a support material for the students, which integrated the topic of Particle Physics and Fundamental Interactions in the regular High School of a public school located in the city of Garuva in Santa Catarina. The qualitative study has as main research motivation the insertion of modern physics and the analysis of the process of construction of new scientific concepts in physics classes, based on the research perspective of teaching. The reflection is based on the discursive interactions established in class, in a class of the third grade of high school. For the approach I developed a didactic sequence from the appearance and evolution of the standard particle model through a twenty-one-hour research dynamics. The book was used as supporting teaching material containing situations, problems and puzzles faced by physicists to construct the standard model, where each chapter was thought mainly in relation to the level of depth that could be explored always trying to turn knowledge wise into a knowing to be taught. Within this context, the students had the opportunity to develop a critical opinion about the formation of the subject and the challenges that humanity will still have to solve.Barros Junior, Celso de CamargoUniversidade Federal de Santa CatarinaBakalarczyk, Jonas2018-11-03T04:02:59Z2018-11-03T04:02:59Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis164, 76 p.| il.application/pdf354320https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191047porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-03T04:03:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191047Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-03T04:03:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta didática investigativa para desenvolvimento o tema de física de partículas e interações fundamentais
title Proposta didática investigativa para desenvolvimento o tema de física de partículas e interações fundamentais
spellingShingle Proposta didática investigativa para desenvolvimento o tema de física de partículas e interações fundamentais
Bakalarczyk, Jonas
Física
Particulas
Eletrodinâmica quântica
Física moderna
title_short Proposta didática investigativa para desenvolvimento o tema de física de partículas e interações fundamentais
title_full Proposta didática investigativa para desenvolvimento o tema de física de partículas e interações fundamentais
title_fullStr Proposta didática investigativa para desenvolvimento o tema de física de partículas e interações fundamentais
title_full_unstemmed Proposta didática investigativa para desenvolvimento o tema de física de partículas e interações fundamentais
title_sort Proposta didática investigativa para desenvolvimento o tema de física de partículas e interações fundamentais
author Bakalarczyk, Jonas
author_facet Bakalarczyk, Jonas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros Junior, Celso de Camargo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bakalarczyk, Jonas
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Particulas
Eletrodinâmica quântica
Física moderna
topic Física
Particulas
Eletrodinâmica quântica
Física moderna
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-11-03T04:02:59Z
2018-11-03T04:02:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 354320
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191047
identifier_str_mv 354320
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 164, 76 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187870580932608