.um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é?
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Santa Maria
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3478 |
Resumo: | A body without organs is fabricated in a fictional space, an island extended on a plane of consistency where there are contaminations by writing lines and images which pervades a collage in overjuxtapositions. Inventive overlappings and juxtapositions which do not recognize any genetic axis, neither hierarchy of fixed order or positions. These are overlappings and juxtapositions of affection triggers (as transformation drivers) in a furtive present. A delicate exercise: doubting the institutionalized ways of doing research in education, but acting to forget without reporting them. Who does it think it is? Making research the way it is, injecting productive and inventive desires into a rigid plane of organization and development (stratified territorial agencies) which hides major investigations, connecting to them a whole thinking machinery that deflowers its own thinking to think. Deleuze & Guattari, Artaud, Spinoza and its respective crowds and constellations penetrate this handcrafted writing/reading. Everything occurs in spans and mazes possible to be crossed in the alchemies of reading and writing through images as small but powerful earthquakes. |
id |
UFSM-20_6f92202d75b483edc0862ae1e3f8831f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/3478 |
network_acronym_str |
UFSM-20 |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
2014-12-162014-12-162014-05-15MOSSI, Cristian Poletti. .um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é?. 2014. 124 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3478A body without organs is fabricated in a fictional space, an island extended on a plane of consistency where there are contaminations by writing lines and images which pervades a collage in overjuxtapositions. Inventive overlappings and juxtapositions which do not recognize any genetic axis, neither hierarchy of fixed order or positions. These are overlappings and juxtapositions of affection triggers (as transformation drivers) in a furtive present. A delicate exercise: doubting the institutionalized ways of doing research in education, but acting to forget without reporting them. Who does it think it is? Making research the way it is, injecting productive and inventive desires into a rigid plane of organization and development (stratified territorial agencies) which hides major investigations, connecting to them a whole thinking machinery that deflowers its own thinking to think. Deleuze & Guattari, Artaud, Spinoza and its respective crowds and constellations penetrate this handcrafted writing/reading. Everything occurs in spans and mazes possible to be crossed in the alchemies of reading and writing through images as small but powerful earthquakes.Um corpo-sem-órgãos se fabrica em um espaço ficcional, uma ilha estendida sobre um plano de consistência onde o que há são contaminações por linhas de leitura/ escrita e imagens que perfazem uma grande colagem em sobrejustaposições. Sobreposições e justaposições inventivas que não reconhecem eixo genético qualquer, tampouco hierarquia de ordem ou posições fixas. Tratase de sobreposições e justaposições de disparadores de afectos (enquanto desencadeadores de devires) em um presente furtivo. Um exercício delicado: duvidar dos modos já instituídos de fazer pesquisa em educação, no entanto agir por esquecimento e não denunciálos. Quem ela pensa que é? Fazer da pesquisa o que se quer que ela seja, injetando em um rígido plano de organização e desenvolvimento (agenciamentos territoriais estratificados) que encobre investigações majoritárias, desejos produtivos e inventivos, acoplando nas mesmas toda uma sorte de maquinarias pensamentais que defloram o próprio pensamento a pensar. Deleuze & Guattari, Artaud, Spinoza e suas correspondentes multidões e constelações, penetram esta escrita/leitura tecida ao modo de artesania. Tudo ocorre nos vãos e labirintos possíveis de serem percorridos, nas alquimias de ler e escrever em meio às imagens, como pequenos - porém potentes - abalos sísmicos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFSMBREducaçãoCorpo-sem-órgãosSobrejustaposiçõesPesquisas em educaçãoBody without organsOverjuxtapositionsResearch in educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO.um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisOliveira, Marilda Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/7835230852202032Ferrari, Andersonhttp://lattes.cnpq.br/1349390714783997Gallo, Silvio Donizetti de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3808560029763904Corazza, Sandra Marahttp://lattes.cnpq.br/5125809962363078Tomazetti, Elisete Medianeirahttp://lattes.cnpq.br/3942924352722374Lunardi-Lazzarin, Márcia Lisehttp://lattes.cnpq.br/1361785565182358http://lattes.cnpq.br/9298073969911416Mossi, Cristian Poletti700800000006400300500300300300300300567fa4c7-e562-456d-88f0-79d3d23e0c335e1a5394-6664-4047-84de-4c9bf056a88c76834666-9302-42fd-ab4f-7c073b094cd48ab4b20d-7de6-484d-af11-05cf99c1384df4aef4d0-d705-40e5-8b82-4f380de59e4cf4722ffd-f213-474b-a361-2fca73912d821a5ab7fe-1797-417c-80fc-85737c99c346info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALMOSSI, CRISTIAN POLETTI.pdfapplication/pdf4577272http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3478/1/MOSSI%2c%20CRISTIAN%20POLETTI.pdf9e7ae4320a83eba73476b40f8e9347cbMD51TEXTMOSSI, CRISTIAN POLETTI.pdf.txtMOSSI, CRISTIAN POLETTI.pdf.txtExtracted texttext/plain187624http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3478/2/MOSSI%2c%20CRISTIAN%20POLETTI.pdf.txt68cd2b773ec456236eb98521c2d817c3MD52THUMBNAILMOSSI, CRISTIAN POLETTI.pdf.jpgMOSSI, CRISTIAN POLETTI.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg12674http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3478/3/MOSSI%2c%20CRISTIAN%20POLETTI.pdf.jpg924a2556bc2fc39b97be9d6c505bbe04MD531/34782022-03-21 10:16:38.756oai:repositorio.ufsm.br:1/3478Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufsm.br/PUBhttp://repositorio.ufsm.br/oai/requestopendoar:39132022-03-21T13:16:38Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
.um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é? |
title |
.um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é? |
spellingShingle |
.um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é? Mossi, Cristian Poletti Corpo-sem-órgãos Sobrejustaposições Pesquisas em educação Body without organs Overjuxtapositions Research in education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
.um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é? |
title_full |
.um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é? |
title_fullStr |
.um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é? |
title_full_unstemmed |
.um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é? |
title_sort |
.um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é? |
author |
Mossi, Cristian Poletti |
author_facet |
Mossi, Cristian Poletti |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Marilda Oliveira de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7835230852202032 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ferrari, Anderson |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1349390714783997 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3808560029763904 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Corazza, Sandra Mara |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5125809962363078 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Tomazetti, Elisete Medianeira |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3942924352722374 |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise |
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1361785565182358 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9298073969911416 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mossi, Cristian Poletti |
contributor_str_mv |
Oliveira, Marilda Oliveira de Ferrari, Anderson Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira Corazza, Sandra Mara Tomazetti, Elisete Medianeira Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo-sem-órgãos Sobrejustaposições Pesquisas em educação |
topic |
Corpo-sem-órgãos Sobrejustaposições Pesquisas em educação Body without organs Overjuxtapositions Research in education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Body without organs Overjuxtapositions Research in education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A body without organs is fabricated in a fictional space, an island extended on a plane of consistency where there are contaminations by writing lines and images which pervades a collage in overjuxtapositions. Inventive overlappings and juxtapositions which do not recognize any genetic axis, neither hierarchy of fixed order or positions. These are overlappings and juxtapositions of affection triggers (as transformation drivers) in a furtive present. A delicate exercise: doubting the institutionalized ways of doing research in education, but acting to forget without reporting them. Who does it think it is? Making research the way it is, injecting productive and inventive desires into a rigid plane of organization and development (stratified territorial agencies) which hides major investigations, connecting to them a whole thinking machinery that deflowers its own thinking to think. Deleuze & Guattari, Artaud, Spinoza and its respective crowds and constellations penetrate this handcrafted writing/reading. Everything occurs in spans and mazes possible to be crossed in the alchemies of reading and writing through images as small but powerful earthquakes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-16 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-12-16 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOSSI, Cristian Poletti. .um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é?. 2014. 124 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3478 |
identifier_str_mv |
MOSSI, Cristian Poletti. .um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é?. 2014. 124 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014. |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
700800000006 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
400 300 500 300 300 300 300 300 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
567fa4c7-e562-456d-88f0-79d3d23e0c33 5e1a5394-6664-4047-84de-4c9bf056a88c 76834666-9302-42fd-ab4f-7c073b094cd4 8ab4b20d-7de6-484d-af11-05cf99c1384d f4aef4d0-d705-40e5-8b82-4f380de59e4c f4722ffd-f213-474b-a361-2fca73912d82 1a5ab7fe-1797-417c-80fc-85737c99c346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3478/1/MOSSI%2c%20CRISTIAN%20POLETTI.pdf http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3478/2/MOSSI%2c%20CRISTIAN%20POLETTI.pdf.txt http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3478/3/MOSSI%2c%20CRISTIAN%20POLETTI.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9e7ae4320a83eba73476b40f8e9347cb 68cd2b773ec456236eb98521c2d817c3 924a2556bc2fc39b97be9d6c505bbe04 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1794524310280339456 |