Jogos computacionais no ensino técnico profissional do Instituto Federal Farroupilha: panorama e possibilidades
Ano de defesa: | 2015 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Santa Maria
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
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Departamento: |
Educação
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10668 |
Resumo: | This paper assumes that the student may be motivated to seek knowledge through various mechanisms, and many include the challenge and the joy of accomplishment as a strategy, which is known as a reward paradigm. This research aims to detect the current level of use of computer games as a tool for learning in vocational technical education at the Federal Institute Farroupilha (IF Farroupilha) and in a second step, analyze the potential unexplored games most cited on this. After submitting an online questionnaire to a group of teachers of IF Farroupilha, the information was analyzed, highlighting the three computer games most commonly used by them. The second part of relapsed analysis of the cognitive potential of, relating to, as a result, the characteristics of each of the analyzed games. The findings show that most teachers want to take games as an important tool in the learning process. However, point out difficulties in finding games that meet the needs related to the educational level in which they operate, indicating as necessary features to games the existence of mechanisms of adaptation to the level of knowledge shown by the user, collaborative environment, and multidisciplinary approach to content. |
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2016-04-272016-04-272015-08-24SILVA, André Hellvig da. Computer games in technical education professional Institute Federal Farroupilha : overview and possibilities. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10668This paper assumes that the student may be motivated to seek knowledge through various mechanisms, and many include the challenge and the joy of accomplishment as a strategy, which is known as a reward paradigm. This research aims to detect the current level of use of computer games as a tool for learning in vocational technical education at the Federal Institute Farroupilha (IF Farroupilha) and in a second step, analyze the potential unexplored games most cited on this. After submitting an online questionnaire to a group of teachers of IF Farroupilha, the information was analyzed, highlighting the three computer games most commonly used by them. The second part of relapsed analysis of the cognitive potential of, relating to, as a result, the characteristics of each of the analyzed games. The findings show that most teachers want to take games as an important tool in the learning process. However, point out difficulties in finding games that meet the needs related to the educational level in which they operate, indicating as necessary features to games the existence of mechanisms of adaptation to the level of knowledge shown by the user, collaborative environment, and multidisciplinary approach to content.O presente trabalho parte do pressuposto que o discente pode ser motivado a buscar conhecimento por meio de diversos mecanismos, e muitos incluem o desafio e o prazer da conquista como estratégia, fato conhecido como paradigma da recompensa. Esta pesquisa tem o objetivo de detectar o atual nível de utilização de jogos computacionais como ferramenta de auxílio ao aprendizado no ensino técnico profissional no Instituto Federal Farroupilha (IF Farroupilha), bem como, em um segundo momento, analisar o potencial ainda não explorado dos jogos mais citados nesta. Após a submissão de um questionário online ao grupo de docentes do IF Farroupilha, as informações foram analisadas, destacando-se os três jogos computacionais mais utilizados pelos mesmos. A segunda parte da análise recaiu sobre o potencial cognitivo destes, relatando-se, na sequência, as características de cada um dos jogos analisados. As conclusões mostram que a maioria dos docentes deseja adotar jogos como ferramentas auxiliares no processo de aprendizagem. Porém, apontam dificuldades em encontrar jogos que satisfaçam as necessidades relativas ao nível educacional em que atuam, indicando como características necessárias aos jogos a existência de mecanismos de adaptação ao nível de conhecimento demonstrado pelo usuário, ambiente colaborativo, e abordagem multidisciplinar dos conteúdos.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em RedeUFSMBREducaçãoAprendizagemJogosMultidisciplinaridadeLearningGamesMultidisciplinaryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOJogos computacionais no ensino técnico profissional do Instituto Federal Farroupilha: panorama e possibilidadesComputer games in technical education professional Institute Federal Farroupilha : overview and possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBarin, Cláudia Smaniottohttp://lattes.cnpq.br/0832298305352059Ellensohn, Ricardo Machadohttp://lattes.cnpq.br/0307859719242030Santos, Leila Maria Araújohttp://lattes.cnpq.br/0427736982554233http://lattes.cnpq.br/8664764019936795Silva, André Hellvig da700800000006400300300300300f9d58b5a-3f8d-4d89-885b-c39483d5184a51b72b28-ddd4-46f4-80f8-02209f29ead07266bedf-a871-4ea7-81dd-94f07b357b783e22f0af-3563-44d4-a438-f13e72943dc4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALSILVA, ANDRE HELLVIG DA.pdfapplication/pdf1998814http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10668/1/SILVA%2c%20ANDRE%20HELLVIG%20DA.pdff00bf64a00c50dc86a0ff9fdee22ae1fMD51TEXTSILVA, ANDRE HELLVIG DA.pdf.txtSILVA, ANDRE HELLVIG DA.pdf.txtExtracted texttext/plain172597http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10668/2/SILVA%2c%20ANDRE%20HELLVIG%20DA.pdf.txtcb6358f4209128a9812926d544314a8eMD52THUMBNAILSILVA, ANDRE HELLVIG DA.pdf.jpgSILVA, ANDRE HELLVIG DA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5092http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10668/3/SILVA%2c%20ANDRE%20HELLVIG%20DA.pdf.jpgcfcc277c7fa94d8bb53345d075fd61fdMD531/106682022-08-19 14:56:05.833oai:repositorio.ufsm.br:1/10668Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufsm.br/PUBhttp://repositorio.ufsm.br/oai/requestopendoar:39132022-08-19T17:56:05Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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