Jogos computacionais no ensino técnico profissional do Instituto Federal Farroupilha: panorama e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Silva, André Hellvig da lattes
Orientador(a): Barin, Cláudia Smaniotto lattes
Banca de defesa: Ellensohn, Ricardo Machado lattes, Santos, Leila Maria Araújo lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10668
Resumo: This paper assumes that the student may be motivated to seek knowledge through various mechanisms, and many include the challenge and the joy of accomplishment as a strategy, which is known as a reward paradigm. This research aims to detect the current level of use of computer games as a tool for learning in vocational technical education at the Federal Institute Farroupilha (IF Farroupilha) and in a second step, analyze the potential unexplored games most cited on this. After submitting an online questionnaire to a group of teachers of IF Farroupilha, the information was analyzed, highlighting the three computer games most commonly used by them. The second part of relapsed analysis of the cognitive potential of, relating to, as a result, the characteristics of each of the analyzed games. The findings show that most teachers want to take games as an important tool in the learning process. However, point out difficulties in finding games that meet the needs related to the educational level in which they operate, indicating as necessary features to games the existence of mechanisms of adaptation to the level of knowledge shown by the user, collaborative environment, and multidisciplinary approach to content.
id UFSM-20_cad0e07b2c2a33f930c4305d2b3228d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/10668
network_acronym_str UFSM-20
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling 2016-04-272016-04-272015-08-24SILVA, André Hellvig da. Computer games in technical education professional Institute Federal Farroupilha : overview and possibilities. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10668This paper assumes that the student may be motivated to seek knowledge through various mechanisms, and many include the challenge and the joy of accomplishment as a strategy, which is known as a reward paradigm. This research aims to detect the current level of use of computer games as a tool for learning in vocational technical education at the Federal Institute Farroupilha (IF Farroupilha) and in a second step, analyze the potential unexplored games most cited on this. After submitting an online questionnaire to a group of teachers of IF Farroupilha, the information was analyzed, highlighting the three computer games most commonly used by them. The second part of relapsed analysis of the cognitive potential of, relating to, as a result, the characteristics of each of the analyzed games. The findings show that most teachers want to take games as an important tool in the learning process. However, point out difficulties in finding games that meet the needs related to the educational level in which they operate, indicating as necessary features to games the existence of mechanisms of adaptation to the level of knowledge shown by the user, collaborative environment, and multidisciplinary approach to content.O presente trabalho parte do pressuposto que o discente pode ser motivado a buscar conhecimento por meio de diversos mecanismos, e muitos incluem o desafio e o prazer da conquista como estratégia, fato conhecido como paradigma da recompensa. Esta pesquisa tem o objetivo de detectar o atual nível de utilização de jogos computacionais como ferramenta de auxílio ao aprendizado no ensino técnico profissional no Instituto Federal Farroupilha (IF Farroupilha), bem como, em um segundo momento, analisar o potencial ainda não explorado dos jogos mais citados nesta. Após a submissão de um questionário online ao grupo de docentes do IF Farroupilha, as informações foram analisadas, destacando-se os três jogos computacionais mais utilizados pelos mesmos. A segunda parte da análise recaiu sobre o potencial cognitivo destes, relatando-se, na sequência, as características de cada um dos jogos analisados. As conclusões mostram que a maioria dos docentes deseja adotar jogos como ferramentas auxiliares no processo de aprendizagem. Porém, apontam dificuldades em encontrar jogos que satisfaçam as necessidades relativas ao nível educacional em que atuam, indicando como características necessárias aos jogos a existência de mecanismos de adaptação ao nível de conhecimento demonstrado pelo usuário, ambiente colaborativo, e abordagem multidisciplinar dos conteúdos.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em RedeUFSMBREducaçãoAprendizagemJogosMultidisciplinaridadeLearningGamesMultidisciplinaryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOJogos computacionais no ensino técnico profissional do Instituto Federal Farroupilha: panorama e possibilidadesComputer games in technical education professional Institute Federal Farroupilha : overview and possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBarin, Cláudia Smaniottohttp://lattes.cnpq.br/0832298305352059Ellensohn, Ricardo Machadohttp://lattes.cnpq.br/0307859719242030Santos, Leila Maria Araújohttp://lattes.cnpq.br/0427736982554233http://lattes.cnpq.br/8664764019936795Silva, André Hellvig da700800000006400300300300300f9d58b5a-3f8d-4d89-885b-c39483d5184a51b72b28-ddd4-46f4-80f8-02209f29ead07266bedf-a871-4ea7-81dd-94f07b357b783e22f0af-3563-44d4-a438-f13e72943dc4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALSILVA, ANDRE HELLVIG DA.pdfapplication/pdf1998814http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10668/1/SILVA%2c%20ANDRE%20HELLVIG%20DA.pdff00bf64a00c50dc86a0ff9fdee22ae1fMD51TEXTSILVA, ANDRE HELLVIG DA.pdf.txtSILVA, ANDRE HELLVIG DA.pdf.txtExtracted texttext/plain172597http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10668/2/SILVA%2c%20ANDRE%20HELLVIG%20DA.pdf.txtcb6358f4209128a9812926d544314a8eMD52THUMBNAILSILVA, ANDRE HELLVIG DA.pdf.jpgSILVA, ANDRE HELLVIG DA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5092http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10668/3/SILVA%2c%20ANDRE%20HELLVIG%20DA.pdf.jpgcfcc277c7fa94d8bb53345d075fd61fdMD531/106682022-08-19 14:56:05.833oai:repositorio.ufsm.br:1/10668Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufsm.br/PUBhttp://repositorio.ufsm.br/oai/requestopendoar:39132022-08-19T17:56:05Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv Jogos computacionais no ensino técnico profissional do Instituto Federal Farroupilha: panorama e possibilidades
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Computer games in technical education professional Institute Federal Farroupilha : overview and possibilities
title Jogos computacionais no ensino técnico profissional do Instituto Federal Farroupilha: panorama e possibilidades
spellingShingle Jogos computacionais no ensino técnico profissional do Instituto Federal Farroupilha: panorama e possibilidades
Silva, André Hellvig da
Aprendizagem
Jogos
Multidisciplinaridade
Learning
Games
Multidisciplinary
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Jogos computacionais no ensino técnico profissional do Instituto Federal Farroupilha: panorama e possibilidades
title_full Jogos computacionais no ensino técnico profissional do Instituto Federal Farroupilha: panorama e possibilidades
title_fullStr Jogos computacionais no ensino técnico profissional do Instituto Federal Farroupilha: panorama e possibilidades
title_full_unstemmed Jogos computacionais no ensino técnico profissional do Instituto Federal Farroupilha: panorama e possibilidades
title_sort Jogos computacionais no ensino técnico profissional do Instituto Federal Farroupilha: panorama e possibilidades
author Silva, André Hellvig da
author_facet Silva, André Hellvig da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barin, Cláudia Smaniotto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0832298305352059
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ellensohn, Ricardo Machado
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0307859719242030
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Leila Maria Araújo
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0427736982554233
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8664764019936795
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Hellvig da
contributor_str_mv Barin, Cláudia Smaniotto
Ellensohn, Ricardo Machado
Santos, Leila Maria Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Jogos
Multidisciplinaridade
topic Aprendizagem
Jogos
Multidisciplinaridade
Learning
Games
Multidisciplinary
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Games
Multidisciplinary
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This paper assumes that the student may be motivated to seek knowledge through various mechanisms, and many include the challenge and the joy of accomplishment as a strategy, which is known as a reward paradigm. This research aims to detect the current level of use of computer games as a tool for learning in vocational technical education at the Federal Institute Farroupilha (IF Farroupilha) and in a second step, analyze the potential unexplored games most cited on this. After submitting an online questionnaire to a group of teachers of IF Farroupilha, the information was analyzed, highlighting the three computer games most commonly used by them. The second part of relapsed analysis of the cognitive potential of, relating to, as a result, the characteristics of each of the analyzed games. The findings show that most teachers want to take games as an important tool in the learning process. However, point out difficulties in finding games that meet the needs related to the educational level in which they operate, indicating as necessary features to games the existence of mechanisms of adaptation to the level of knowledge shown by the user, collaborative environment, and multidisciplinary approach to content.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, André Hellvig da. Computer games in technical education professional Institute Federal Farroupilha : overview and possibilities. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10668
identifier_str_mv SILVA, André Hellvig da. Computer games in technical education professional Institute Federal Farroupilha : overview and possibilities. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 700800000006
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
300
300
300
300
dc.relation.authority.fl_str_mv f9d58b5a-3f8d-4d89-885b-c39483d5184a
51b72b28-ddd4-46f4-80f8-02209f29ead0
7266bedf-a871-4ea7-81dd-94f07b357b78
3e22f0af-3563-44d4-a438-f13e72943dc4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10668/1/SILVA%2c%20ANDRE%20HELLVIG%20DA.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10668/2/SILVA%2c%20ANDRE%20HELLVIG%20DA.pdf.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10668/3/SILVA%2c%20ANDRE%20HELLVIG%20DA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f00bf64a00c50dc86a0ff9fdee22ae1f
cb6358f4209128a9812926d544314a8e
cfcc277c7fa94d8bb53345d075fd61fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794524315590328320