A estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumo
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Santa Maria
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação
|
Departamento: |
Comunicação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6307 |
Resumo: | The Advertising role on the consumption society promotion has been seen as central and decisive. On the other hand is necessary to question the human consumption behavior that reflect their social, cultural and place motivation as a way to demonstrate their identities (CAMPBELL, 2006). In this way, is up to us relating this identity demonstration process trough the consumption behavior with the advertising practice. To this end we worked with the assumptions of Charaudeau (2006) about his concept of the Communication Contract that allowed us to create analysis categories to make a critic and reflexive observation of advertising commercials from broadcast television signed by companies know worldwide. So, and from theoretical and comparative cases analysis, we could understand the reasons by which the consumption gets this institutionalization degree in our society and how the advertising strategy is influenced by the consumption logics, which pre-define its strategy, orient their shape and restrict their content. |
id |
UFSM-20_f78134b3a8e386a21f1c19320b5cec19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/6307 |
network_acronym_str |
UFSM-20 |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
2010-10-112010-10-112010-03-05SANTOR, Fernando Silva. THE ADVERTISING STRATEGY INFLUENCED BY THE CONSUMPTION LOGICS. 2010. 163 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6307The Advertising role on the consumption society promotion has been seen as central and decisive. On the other hand is necessary to question the human consumption behavior that reflect their social, cultural and place motivation as a way to demonstrate their identities (CAMPBELL, 2006). In this way, is up to us relating this identity demonstration process trough the consumption behavior with the advertising practice. To this end we worked with the assumptions of Charaudeau (2006) about his concept of the Communication Contract that allowed us to create analysis categories to make a critic and reflexive observation of advertising commercials from broadcast television signed by companies know worldwide. So, and from theoretical and comparative cases analysis, we could understand the reasons by which the consumption gets this institutionalization degree in our society and how the advertising strategy is influenced by the consumption logics, which pre-define its strategy, orient their shape and restrict their content.O papel da Comunicação Publicitária no fomento da sociedade de consumo é visto como central e decisivo. Por outro lado, é necessário questionar os hábitos de consumo do ser humano que repercutem suas motivações sociais, culturais e de pertencimento como uma forma de externalizar identidades (CAMPBELL, 2006). Cabe-nos aqui relacionar esse processo de demonstração identitária, através do consumo, com a prática da Comunicação Publicitária. Para tal empreendimento valemo-nos dos pressupostos de Charaudeau (2006), acerca do contrato de comunicação, que nos possibilitou a formatação de categorias de análise para a observação reflexiva e crítica de vídeos publicitários veiculados em televisão aberta e assinados por empresas conhecidas internacionalmente. Desta forma, e a partir de análises teóricas e comparativas de casos, pudemos compreender os motivos pelos quais o consumo ganhou este grau de institucionalização na nossa sociedade e como a estratégia publicitária é influenciada pelas lógicas de consumo, as quais pré-definem suas estratégias, orientam seus formatos e restringem seus conteúdos.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUFSMBRComunicaçãoConsumo simbólicoEstratégia publicitáriaIdentificaçãoContrato de comunicaçãoSymbolic consumptionAdvertising strategyIdentityCommunication contractCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumoThe advertising strategy influenced by the consumption logicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCastro, Maria Lilia Dias dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787495Y2Duarte, Elizabeth Bastoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787859A7Machado, Maria Berenice da Costahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779928T1http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4556913U5Santor, Fernando Silva600900000008400300300300300b0ae9494-b369-48a3-bef7-afce0737e6ac2ed2eb29-d292-4545-8173-ecacb855f49576ce3907-f135-497e-8b6d-4c224ff4d4005b729f8b-b444-438c-a201-904892a591c0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALSANTOR, FERNANDO SILVA.pdfapplication/pdf1712463http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6307/1/SANTOR%2c%20FERNANDO%20SILVA.pdfb17efdda1171ab2e2601034749714d45MD51TEXTSANTOR, FERNANDO SILVA.pdf.txtSANTOR, FERNANDO SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain412473http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6307/2/SANTOR%2c%20FERNANDO%20SILVA.pdf.txt3938e3e0c3666eda69058f9fe3336277MD52THUMBNAILSANTOR, FERNANDO SILVA.pdf.jpgSANTOR, FERNANDO SILVA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5622http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6307/3/SANTOR%2c%20FERNANDO%20SILVA.pdf.jpgd6cf05bf7135b1aa8253fb81ecdd7a2eMD531/63072021-03-30 08:25:06.483oai:repositorio.ufsm.br:1/6307Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufsm.br/PUBhttp://repositorio.ufsm.br/oai/requestopendoar:39132021-03-30T11:25:06Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumo |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The advertising strategy influenced by the consumption logics |
title |
A estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumo |
spellingShingle |
A estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumo Santor, Fernando Silva Consumo simbólico Estratégia publicitária Identificação Contrato de comunicação Symbolic consumption Advertising strategy Identity Communication contract CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
A estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumo |
title_full |
A estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumo |
title_fullStr |
A estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumo |
title_full_unstemmed |
A estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumo |
title_sort |
A estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumo |
author |
Santor, Fernando Silva |
author_facet |
Santor, Fernando Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castro, Maria Lilia Dias de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787495Y2 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Duarte, Elizabeth Bastos |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787859A7 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Machado, Maria Berenice da Costa |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779928T1 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4556913U5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santor, Fernando Silva |
contributor_str_mv |
Castro, Maria Lilia Dias de Duarte, Elizabeth Bastos Machado, Maria Berenice da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo simbólico Estratégia publicitária Identificação Contrato de comunicação |
topic |
Consumo simbólico Estratégia publicitária Identificação Contrato de comunicação Symbolic consumption Advertising strategy Identity Communication contract CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Symbolic consumption Advertising strategy Identity Communication contract |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
The Advertising role on the consumption society promotion has been seen as central and decisive. On the other hand is necessary to question the human consumption behavior that reflect their social, cultural and place motivation as a way to demonstrate their identities (CAMPBELL, 2006). In this way, is up to us relating this identity demonstration process trough the consumption behavior with the advertising practice. To this end we worked with the assumptions of Charaudeau (2006) about his concept of the Communication Contract that allowed us to create analysis categories to make a critic and reflexive observation of advertising commercials from broadcast television signed by companies know worldwide. So, and from theoretical and comparative cases analysis, we could understand the reasons by which the consumption gets this institutionalization degree in our society and how the advertising strategy is influenced by the consumption logics, which pre-define its strategy, orient their shape and restrict their content. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-10-11 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-10-11 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-03-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOR, Fernando Silva. THE ADVERTISING STRATEGY INFLUENCED BY THE CONSUMPTION LOGICS. 2010. 163 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6307 |
identifier_str_mv |
SANTOR, Fernando Silva. THE ADVERTISING STRATEGY INFLUENCED BY THE CONSUMPTION LOGICS. 2010. 163 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010. |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6307 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
600900000008 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
400 300 300 300 300 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
b0ae9494-b369-48a3-bef7-afce0737e6ac 2ed2eb29-d292-4545-8173-ecacb855f495 76ce3907-f135-497e-8b6d-4c224ff4d400 5b729f8b-b444-438c-a201-904892a591c0 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6307/1/SANTOR%2c%20FERNANDO%20SILVA.pdf http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6307/2/SANTOR%2c%20FERNANDO%20SILVA.pdf.txt http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6307/3/SANTOR%2c%20FERNANDO%20SILVA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b17efdda1171ab2e2601034749714d45 3938e3e0c3666eda69058f9fe3336277 d6cf05bf7135b1aa8253fb81ecdd7a2e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1794524465382555648 |