A estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Santor, Fernando Silva lattes
Orientador(a): Castro, Maria Lilia Dias de lattes
Banca de defesa: Duarte, Elizabeth Bastos lattes, Machado, Maria Berenice da Costa lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Departamento: Comunicação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6307
Resumo: The Advertising role on the consumption society promotion has been seen as central and decisive. On the other hand is necessary to question the human consumption behavior that reflect their social, cultural and place motivation as a way to demonstrate their identities (CAMPBELL, 2006). In this way, is up to us relating this identity demonstration process trough the consumption behavior with the advertising practice. To this end we worked with the assumptions of Charaudeau (2006) about his concept of the Communication Contract that allowed us to create analysis categories to make a critic and reflexive observation of advertising commercials from broadcast television signed by companies know worldwide. So, and from theoretical and comparative cases analysis, we could understand the reasons by which the consumption gets this institutionalization degree in our society and how the advertising strategy is influenced by the consumption logics, which pre-define its strategy, orient their shape and restrict their content.
id UFSM_f78134b3a8e386a21f1c19320b5cec19
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/6307
network_acronym_str UFSM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
repository_id_str
spelling 2010-10-112010-10-112010-03-05SANTOR, Fernando Silva. THE ADVERTISING STRATEGY INFLUENCED BY THE CONSUMPTION LOGICS. 2010. 163 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6307The Advertising role on the consumption society promotion has been seen as central and decisive. On the other hand is necessary to question the human consumption behavior that reflect their social, cultural and place motivation as a way to demonstrate their identities (CAMPBELL, 2006). In this way, is up to us relating this identity demonstration process trough the consumption behavior with the advertising practice. To this end we worked with the assumptions of Charaudeau (2006) about his concept of the Communication Contract that allowed us to create analysis categories to make a critic and reflexive observation of advertising commercials from broadcast television signed by companies know worldwide. So, and from theoretical and comparative cases analysis, we could understand the reasons by which the consumption gets this institutionalization degree in our society and how the advertising strategy is influenced by the consumption logics, which pre-define its strategy, orient their shape and restrict their content.O papel da Comunicação Publicitária no fomento da sociedade de consumo é visto como central e decisivo. Por outro lado, é necessário questionar os hábitos de consumo do ser humano que repercutem suas motivações sociais, culturais e de pertencimento como uma forma de externalizar identidades (CAMPBELL, 2006). Cabe-nos aqui relacionar esse processo de demonstração identitária, através do consumo, com a prática da Comunicação Publicitária. Para tal empreendimento valemo-nos dos pressupostos de Charaudeau (2006), acerca do contrato de comunicação, que nos possibilitou a formatação de categorias de análise para a observação reflexiva e crítica de vídeos publicitários veiculados em televisão aberta e assinados por empresas conhecidas internacionalmente. Desta forma, e a partir de análises teóricas e comparativas de casos, pudemos compreender os motivos pelos quais o consumo ganhou este grau de institucionalização na nossa sociedade e como a estratégia publicitária é influenciada pelas lógicas de consumo, as quais pré-definem suas estratégias, orientam seus formatos e restringem seus conteúdos.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUFSMBRComunicaçãoConsumo simbólicoEstratégia publicitáriaIdentificaçãoContrato de comunicaçãoSymbolic consumptionAdvertising strategyIdentityCommunication contractCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumoThe advertising strategy influenced by the consumption logicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCastro, Maria Lilia Dias dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787495Y2Duarte, Elizabeth Bastoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787859A7Machado, Maria Berenice da Costahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779928T1http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4556913U5Santor, Fernando Silva600900000008400300300300300b0ae9494-b369-48a3-bef7-afce0737e6ac2ed2eb29-d292-4545-8173-ecacb855f49576ce3907-f135-497e-8b6d-4c224ff4d4005b729f8b-b444-438c-a201-904892a591c0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALSANTOR, FERNANDO SILVA.pdfapplication/pdf1712463http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6307/1/SANTOR%2c%20FERNANDO%20SILVA.pdfb17efdda1171ab2e2601034749714d45MD51TEXTSANTOR, FERNANDO SILVA.pdf.txtSANTOR, FERNANDO SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain412473http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6307/2/SANTOR%2c%20FERNANDO%20SILVA.pdf.txt3938e3e0c3666eda69058f9fe3336277MD52THUMBNAILSANTOR, FERNANDO SILVA.pdf.jpgSANTOR, FERNANDO SILVA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5622http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6307/3/SANTOR%2c%20FERNANDO%20SILVA.pdf.jpgd6cf05bf7135b1aa8253fb81ecdd7a2eMD531/63072021-03-30 08:25:06.483oai:repositorio.ufsm.br:1/6307Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-03-30T11:25:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv A estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumo
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The advertising strategy influenced by the consumption logics
title A estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumo
spellingShingle A estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumo
Santor, Fernando Silva
Consumo simbólico
Estratégia publicitária
Identificação
Contrato de comunicação
Symbolic consumption
Advertising strategy
Identity
Communication contract
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumo
title_full A estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumo
title_fullStr A estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumo
title_full_unstemmed A estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumo
title_sort A estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumo
author Santor, Fernando Silva
author_facet Santor, Fernando Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Maria Lilia Dias de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787495Y2
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Duarte, Elizabeth Bastos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787859A7
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Machado, Maria Berenice da Costa
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779928T1
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4556913U5
dc.contributor.author.fl_str_mv Santor, Fernando Silva
contributor_str_mv Castro, Maria Lilia Dias de
Duarte, Elizabeth Bastos
Machado, Maria Berenice da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo simbólico
Estratégia publicitária
Identificação
Contrato de comunicação
topic Consumo simbólico
Estratégia publicitária
Identificação
Contrato de comunicação
Symbolic consumption
Advertising strategy
Identity
Communication contract
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Symbolic consumption
Advertising strategy
Identity
Communication contract
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description The Advertising role on the consumption society promotion has been seen as central and decisive. On the other hand is necessary to question the human consumption behavior that reflect their social, cultural and place motivation as a way to demonstrate their identities (CAMPBELL, 2006). In this way, is up to us relating this identity demonstration process trough the consumption behavior with the advertising practice. To this end we worked with the assumptions of Charaudeau (2006) about his concept of the Communication Contract that allowed us to create analysis categories to make a critic and reflexive observation of advertising commercials from broadcast television signed by companies know worldwide. So, and from theoretical and comparative cases analysis, we could understand the reasons by which the consumption gets this institutionalization degree in our society and how the advertising strategy is influenced by the consumption logics, which pre-define its strategy, orient their shape and restrict their content.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-10-11
dc.date.available.fl_str_mv 2010-10-11
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOR, Fernando Silva. THE ADVERTISING STRATEGY INFLUENCED BY THE CONSUMPTION LOGICS. 2010. 163 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6307
identifier_str_mv SANTOR, Fernando Silva. THE ADVERTISING STRATEGY INFLUENCED BY THE CONSUMPTION LOGICS. 2010. 163 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 600900000008
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
300
300
300
300
dc.relation.authority.fl_str_mv b0ae9494-b369-48a3-bef7-afce0737e6ac
2ed2eb29-d292-4545-8173-ecacb855f495
76ce3907-f135-497e-8b6d-4c224ff4d400
5b729f8b-b444-438c-a201-904892a591c0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6307/1/SANTOR%2c%20FERNANDO%20SILVA.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6307/2/SANTOR%2c%20FERNANDO%20SILVA.pdf.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6307/3/SANTOR%2c%20FERNANDO%20SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b17efdda1171ab2e2601034749714d45
3938e3e0c3666eda69058f9fe3336277
d6cf05bf7135b1aa8253fb81ecdd7a2e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1793240175925526528