Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Romanowski, Caroline Leonhardt lattes
Orientador(a): Freitas, Soraia Napoleão lattes
Banca de defesa: Chacon, Miguel Claudio Moriel lattes, Oliveira, Valeska Maria Fortes de lattes, Antunes, Helenise Sangoi lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7077
Resumo: This paper aimed to research the social representations of teachers towards gifted students and their implications in the process of identification and in the search of understanding the representations that exist on a daily basis and that are in the common sense of this social group. It was used the theory of social representations and some methodological possibilities that it allows. This research was carried out with seven teachers of a state public school of Santa Maria, in Rio Grande do Sul state. All the research participants took part of the data collection that consisted in a triangle of instruments, starting with a dynamics activity called Three Characteristic Dynamics‟, of a Technique of Free Word Association and, finally, answered a questionnaire to confirm the data collected previously. The data were then analyzed according to the frequency of words and their importance in the research context. It was noticed that the strongest and the most recurrent representations of the students‟ representations, from those ones who show behaviors of giftedness, are intelligence, smartness, curiosity and the attitude of being questioners.
id UFSM_4ca7190dc60204eefdf230c15ac8c504
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/7077
network_acronym_str UFSM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
repository_id_str
spelling 2014-06-092014-06-092013-04-16ROMANOWSKI, Caroline Leonhardt. INDICATORS OF SOCIAL REPRESENTATIONS OF GIFTEDNESS IN TEACHERS SPEECH. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7077This paper aimed to research the social representations of teachers towards gifted students and their implications in the process of identification and in the search of understanding the representations that exist on a daily basis and that are in the common sense of this social group. It was used the theory of social representations and some methodological possibilities that it allows. This research was carried out with seven teachers of a state public school of Santa Maria, in Rio Grande do Sul state. All the research participants took part of the data collection that consisted in a triangle of instruments, starting with a dynamics activity called Three Characteristic Dynamics‟, of a Technique of Free Word Association and, finally, answered a questionnaire to confirm the data collected previously. The data were then analyzed according to the frequency of words and their importance in the research context. It was noticed that the strongest and the most recurrent representations of the students‟ representations, from those ones who show behaviors of giftedness, are intelligence, smartness, curiosity and the attitude of being questioners.Este trabalho teve como principal objetivo pesquisar as representações sociais das professoras em relação aos estudantes com comportamentos de superdotação e suas implicações no processo de identificação e na busca de compreender estas representações que existem no cotidiano que circulam no senso comum deste grupo social. Foi utilizada a teoria das representações sociais e algumas possibilidades metodológicas que ela permite. Esta pesquisa foi realizada com sete professoras de uma escola pública estadual do município de Santa Maria/RS. Todas as participantes da pesquisa tomar parte no processo de coleta de dados, que consistiu em uma triangulação de instrumentos, iniciando-se pela dinâmica denominada pelas pesquisadoras de Dinâmica das Três Características, de uma Técnica de Associação Livre de Palavras e, por fim, responderam um questionário para confirmar os dados coletados anteriormente. Os dados foram analisados de acordo com a frequência com que as palavras foram evocadas e sua importância no contexto da pesquisa. Constatou-se que as representações mais fortes e recorrentes das professoras em relação às características dos estudantes que apresentam comportamentos de superdotação são a inteligência, a esperteza, a curiosidade e a postura de serem questionadores.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFSMBREducaçãoSuperdotaçãoRepresentações sociaisProfessorasDiscursividadeGiftednessSocial representationsTeachersSpeechCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOIndicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professorasIndicators of social representations of giftedness in teachers speechinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFreitas, Soraia Napoleãohttp://lattes.cnpq.br/8605918251808106Chacon, Miguel Claudio Morielhttp://lattes.cnpq.br/3168297318782887Oliveira, Valeska Maria Fortes dehttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085Antunes, Helenise Sangoihttp://lattes.cnpq.br/6804330341401151http://lattes.cnpq.br/6872843067269222Romanowski, Caroline Leonhardt700800000006400500300300500300a497bc09-9716-48ee-822f-30c6dc271d667eeccc70-3dbf-4dd2-8a60-eb451c40e676aabd8526-c500-46ea-b119-50c8ac48be55a5834c07-3c92-4640-b2f6-2acb6878729faba09779-8a9c-40d2-8acb-ab1737d12211info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALROMANOWSKI, CAROLINE LEONHARDT.pdfapplication/pdf880037http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7077/1/ROMANOWSKI%2c%20CAROLINE%20LEONHARDT.pdf7feec9a13012b7e536a484f91f0ca129MD51TEXTROMANOWSKI, CAROLINE LEONHARDT.pdf.txtROMANOWSKI, CAROLINE LEONHARDT.pdf.txtExtracted texttext/plain173693http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7077/2/ROMANOWSKI%2c%20CAROLINE%20LEONHARDT.pdf.txt996341e609225c6704c5e8796adac415MD52THUMBNAILROMANOWSKI, CAROLINE LEONHARDT.pdf.jpgROMANOWSKI, CAROLINE LEONHARDT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4850http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7077/3/ROMANOWSKI%2c%20CAROLINE%20LEONHARDT.pdf.jpg05172ba3c15b0f2999b17b27c7f832fdMD531/70772021-10-22 14:52:07.977oai:repositorio.ufsm.br:1/7077Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-10-22T17:52:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Indicators of social representations of giftedness in teachers speech
title Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras
spellingShingle Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras
Romanowski, Caroline Leonhardt
Superdotação
Representações sociais
Professoras
Discursividade
Giftedness
Social representations
Teachers
Speech
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras
title_full Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras
title_fullStr Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras
title_full_unstemmed Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras
title_sort Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras
author Romanowski, Caroline Leonhardt
author_facet Romanowski, Caroline Leonhardt
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Soraia Napoleão
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8605918251808106
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Chacon, Miguel Claudio Moriel
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3168297318782887
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3628223248832085
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Antunes, Helenise Sangoi
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6804330341401151
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6872843067269222
dc.contributor.author.fl_str_mv Romanowski, Caroline Leonhardt
contributor_str_mv Freitas, Soraia Napoleão
Chacon, Miguel Claudio Moriel
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Antunes, Helenise Sangoi
dc.subject.por.fl_str_mv Superdotação
Representações sociais
Professoras
Discursividade
topic Superdotação
Representações sociais
Professoras
Discursividade
Giftedness
Social representations
Teachers
Speech
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Giftedness
Social representations
Teachers
Speech
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This paper aimed to research the social representations of teachers towards gifted students and their implications in the process of identification and in the search of understanding the representations that exist on a daily basis and that are in the common sense of this social group. It was used the theory of social representations and some methodological possibilities that it allows. This research was carried out with seven teachers of a state public school of Santa Maria, in Rio Grande do Sul state. All the research participants took part of the data collection that consisted in a triangle of instruments, starting with a dynamics activity called Three Characteristic Dynamics‟, of a Technique of Free Word Association and, finally, answered a questionnaire to confirm the data collected previously. The data were then analyzed according to the frequency of words and their importance in the research context. It was noticed that the strongest and the most recurrent representations of the students‟ representations, from those ones who show behaviors of giftedness, are intelligence, smartness, curiosity and the attitude of being questioners.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-09
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROMANOWSKI, Caroline Leonhardt. INDICATORS OF SOCIAL REPRESENTATIONS OF GIFTEDNESS IN TEACHERS SPEECH. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7077
identifier_str_mv ROMANOWSKI, Caroline Leonhardt. INDICATORS OF SOCIAL REPRESENTATIONS OF GIFTEDNESS IN TEACHERS SPEECH. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 700800000006
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
500
300
300
500
300
dc.relation.authority.fl_str_mv a497bc09-9716-48ee-822f-30c6dc271d66
7eeccc70-3dbf-4dd2-8a60-eb451c40e676
aabd8526-c500-46ea-b119-50c8ac48be55
a5834c07-3c92-4640-b2f6-2acb6878729f
aba09779-8a9c-40d2-8acb-ab1737d12211
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7077/1/ROMANOWSKI%2c%20CAROLINE%20LEONHARDT.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7077/2/ROMANOWSKI%2c%20CAROLINE%20LEONHARDT.pdf.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7077/3/ROMANOWSKI%2c%20CAROLINE%20LEONHARDT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7feec9a13012b7e536a484f91f0ca129
996341e609225c6704c5e8796adac415
05172ba3c15b0f2999b17b27c7f832fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1793240068200071168