A metodologia Webquest na prolematização dos conceitos químicos como estratégia para promover a aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Santos, Tiarles Rosa dos lattes
Orientador(a): Barin, Cláudia Smaniotto lattes
Banca de defesa: Rocha, Karla Marques da lattes, Ellensohn, Ricardo Machado lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10669
Resumo: The technologies are increasingly present day in our lives and in the school environment. However, the potentiating access to information, creating a new challenge for educators and students in order to carry out the construction of learning through autonomy, a critical and creative perspective. In this sense, this study aims to evaluate the potential use of Webquest methodology for improving the teaching-learning process in the subject of chemistry. The work falls under the line of Educational Technology Development Research Network of PPGTER and has as a final product to produce a Chemical newspaper, addressing various topics of everyday life of students involving chemical concepts. Research has research-action character as it includes in addition to the researcher, the students in their final year of high school College Technical Industrial de Santa Maria (CTISM) and is divided into three stages, involving exploratory studies, construction activities and evaluation methodology by students. Data will be collected through questionnaires survey type and delivery of abstracts and Chemicals newspapers as a way to assess the effectiveness of this methodology.
id UFSM_d9bd070a83330656a96de7930f33d10d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/10669
network_acronym_str UFSM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
repository_id_str
spelling 2016-05-092016-05-092015-11-30SANTOS, Tiarles Rosa dos. THE WEBQUEST METHODOLOGY FOR PROLEMATIZATION CONCEPTS OF CHEMICAL AS A STRATEGY TO PROMOTE SIGNIFICANT LEARNING. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10669The technologies are increasingly present day in our lives and in the school environment. However, the potentiating access to information, creating a new challenge for educators and students in order to carry out the construction of learning through autonomy, a critical and creative perspective. In this sense, this study aims to evaluate the potential use of Webquest methodology for improving the teaching-learning process in the subject of chemistry. The work falls under the line of Educational Technology Development Research Network of PPGTER and has as a final product to produce a Chemical newspaper, addressing various topics of everyday life of students involving chemical concepts. Research has research-action character as it includes in addition to the researcher, the students in their final year of high school College Technical Industrial de Santa Maria (CTISM) and is divided into three stages, involving exploratory studies, construction activities and evaluation methodology by students. Data will be collected through questionnaires survey type and delivery of abstracts and Chemicals newspapers as a way to assess the effectiveness of this methodology.As tecnologias estão a cada dia mais presentes em nossas vidas e no ambiente escolar. No entanto, ao potencializarem o acesso à informação, criam um novo desafio para educadores e alunos de forma a efetivar a construção da aprendizagem, através da autonomia, numa perspectiva crítica e criativa. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo avaliar as potencialidades do uso da metodologia Webquest para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química. O trabalho se enquadra na linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede do PPGTER e possui como produto final a produção de um jornal Químico, abordando diversas temáticas do cotidiano dos estudantes que envolvem conceitos químicos. A pesquisa possui caráter de pesquisa-ação em que inclui além do pesquisador, os estudantes do último ano do Ensino Médio do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) e está dividida em três etapas, envolvendo estudos exploratórios, construção das atividades e avaliação da metodologia por parte dos estudantes. Os dados serão recolhidos através de questionários do tipo survey e entrega de resumos e dos Jornais Químicos como forma de avaliar a eficácia desta metodologia.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em RedeUFSMBREducaçãoWebquestAprendizagem significativaConceitos químicosMeaningful learningChemical conceptsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA metodologia Webquest na prolematização dos conceitos químicos como estratégia para promover a aprendizagem significativaThe Webquest methodology for prolematization concepts of chemical as a strategy to promote significant learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBarin, Cláudia Smaniottohttp://lattes.cnpq.br/0832298305352059Rocha, Karla Marques dahttp://lattes.cnpq.br/3301494042964760Ellensohn, Ricardo Machadohttp://lattes.cnpq.br/0307859719242030http://lattes.cnpq.br/1052105739008089Santos, Tiarles Rosa dos700800000006400300300300300f9d58b5a-3f8d-4d89-885b-c39483d5184a4dbc4a9a-675a-4758-ad7b-d77bd801cdef92127cb0-c129-415d-81f4-6153422f53e0b2762860-a8c3-4e1e-a8ba-b81b72cba9b5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALSANTOS, TIARLES ROSA DOS.pdfapplication/pdf2625317http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10669/1/SANTOS%2c%20TIARLES%20ROSA%20DOS.pdfb2a31c5ba20d8ee1313fa63bb58a6ca7MD51TEXTSANTOS, TIARLES ROSA DOS.pdf.txtSANTOS, TIARLES ROSA DOS.pdf.txtExtracted texttext/plain157504http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10669/2/SANTOS%2c%20TIARLES%20ROSA%20DOS.pdf.txt761f9f473ad786f0a29c9f5d29ef74e1MD52THUMBNAILSANTOS, TIARLES ROSA DOS.pdf.jpgSANTOS, TIARLES ROSA DOS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5218http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10669/3/SANTOS%2c%20TIARLES%20ROSA%20DOS.pdf.jpgdae1bee91c2b4913b4650b35692a0a3fMD531/106692021-02-05 07:53:02.805oai:repositorio.ufsm.br:1/10669Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-02-05T10:53:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv A metodologia Webquest na prolematização dos conceitos químicos como estratégia para promover a aprendizagem significativa
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The Webquest methodology for prolematization concepts of chemical as a strategy to promote significant learning
title A metodologia Webquest na prolematização dos conceitos químicos como estratégia para promover a aprendizagem significativa
spellingShingle A metodologia Webquest na prolematização dos conceitos químicos como estratégia para promover a aprendizagem significativa
Santos, Tiarles Rosa dos
Webquest
Aprendizagem significativa
Conceitos químicos
Meaningful learning
Chemical concepts
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A metodologia Webquest na prolematização dos conceitos químicos como estratégia para promover a aprendizagem significativa
title_full A metodologia Webquest na prolematização dos conceitos químicos como estratégia para promover a aprendizagem significativa
title_fullStr A metodologia Webquest na prolematização dos conceitos químicos como estratégia para promover a aprendizagem significativa
title_full_unstemmed A metodologia Webquest na prolematização dos conceitos químicos como estratégia para promover a aprendizagem significativa
title_sort A metodologia Webquest na prolematização dos conceitos químicos como estratégia para promover a aprendizagem significativa
author Santos, Tiarles Rosa dos
author_facet Santos, Tiarles Rosa dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barin, Cláudia Smaniotto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0832298305352059
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rocha, Karla Marques da
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3301494042964760
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ellensohn, Ricardo Machado
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0307859719242030
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1052105739008089
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tiarles Rosa dos
contributor_str_mv Barin, Cláudia Smaniotto
Rocha, Karla Marques da
Ellensohn, Ricardo Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Webquest
Aprendizagem significativa
Conceitos químicos
topic Webquest
Aprendizagem significativa
Conceitos químicos
Meaningful learning
Chemical concepts
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Meaningful learning
Chemical concepts
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The technologies are increasingly present day in our lives and in the school environment. However, the potentiating access to information, creating a new challenge for educators and students in order to carry out the construction of learning through autonomy, a critical and creative perspective. In this sense, this study aims to evaluate the potential use of Webquest methodology for improving the teaching-learning process in the subject of chemistry. The work falls under the line of Educational Technology Development Research Network of PPGTER and has as a final product to produce a Chemical newspaper, addressing various topics of everyday life of students involving chemical concepts. Research has research-action character as it includes in addition to the researcher, the students in their final year of high school College Technical Industrial de Santa Maria (CTISM) and is divided into three stages, involving exploratory studies, construction activities and evaluation methodology by students. Data will be collected through questionnaires survey type and delivery of abstracts and Chemicals newspapers as a way to assess the effectiveness of this methodology.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-09
dc.date.available.fl_str_mv 2016-05-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Tiarles Rosa dos. THE WEBQUEST METHODOLOGY FOR PROLEMATIZATION CONCEPTS OF CHEMICAL AS A STRATEGY TO PROMOTE SIGNIFICANT LEARNING. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10669
identifier_str_mv SANTOS, Tiarles Rosa dos. THE WEBQUEST METHODOLOGY FOR PROLEMATIZATION CONCEPTS OF CHEMICAL AS A STRATEGY TO PROMOTE SIGNIFICANT LEARNING. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 700800000006
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
300
300
300
300
dc.relation.authority.fl_str_mv f9d58b5a-3f8d-4d89-885b-c39483d5184a
4dbc4a9a-675a-4758-ad7b-d77bd801cdef
92127cb0-c129-415d-81f4-6153422f53e0
b2762860-a8c3-4e1e-a8ba-b81b72cba9b5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10669/1/SANTOS%2c%20TIARLES%20ROSA%20DOS.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10669/2/SANTOS%2c%20TIARLES%20ROSA%20DOS.pdf.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10669/3/SANTOS%2c%20TIARLES%20ROSA%20DOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b2a31c5ba20d8ee1313fa63bb58a6ca7
761f9f473ad786f0a29c9f5d29ef74e1
dae1bee91c2b4913b4650b35692a0a3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1793240007653195776