A imagem do pensamento e o ensino de filosofia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Valério, Luís Carlos Boa Nova lattes
Orientador(a): Tomazetti, Elisete Medianeira lattes
Banca de defesa: Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira lattes, Oliveira, Valeska Maria Fortes de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6930
Resumo: The following paper aims to ponder on the problems of Philosophy teaching from the concept of thought image formulated by Gilles Deleuze, being image the orientation the thought gives itself. Such orientation comes from subjective presuppositions (common sense in general or pré-philosophy) and objectives (scientific sense), responsible for the concepts given in Philosophy in the strict form of propositions. We intended to go through how much of the problems in teaching high-school philosophy are due to the learning of the philosophical thought restricted to representation, it means, when presuppositions decide on the meaning and sense in the relation of the concept with the object. Such thought is given by the orientation of an image that naturally inclines it to truth and safe by the good will of the thinker who prejudges all, deciding on the true and false through the square of the representation: concept identity, analogy of judgments, the opposition of the predicate, and the similitude of the perception. The image of the thought, meaning the dogmatic image of the thought, imposes to the teaching of Philosophy and, especially, to the learning of thinking, a hindrance to a beginning without presuppositions in Philosophy, to a thought on the difference capable of establishing concepts to new ways of feeling, thinking, seeing, listening, speaking, and acting.
id UFSM_f947f858b6f9125cd5c733306be441f3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/6930
network_acronym_str UFSM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
repository_id_str
spelling 2010-08-192010-08-192010-03-30VALÉRIO, Luís Carlos Boa Nova. THOUGHT IMAGE AND PHILOSOPHY TEACHING. 2010. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6930The following paper aims to ponder on the problems of Philosophy teaching from the concept of thought image formulated by Gilles Deleuze, being image the orientation the thought gives itself. Such orientation comes from subjective presuppositions (common sense in general or pré-philosophy) and objectives (scientific sense), responsible for the concepts given in Philosophy in the strict form of propositions. We intended to go through how much of the problems in teaching high-school philosophy are due to the learning of the philosophical thought restricted to representation, it means, when presuppositions decide on the meaning and sense in the relation of the concept with the object. Such thought is given by the orientation of an image that naturally inclines it to truth and safe by the good will of the thinker who prejudges all, deciding on the true and false through the square of the representation: concept identity, analogy of judgments, the opposition of the predicate, and the similitude of the perception. The image of the thought, meaning the dogmatic image of the thought, imposes to the teaching of Philosophy and, especially, to the learning of thinking, a hindrance to a beginning without presuppositions in Philosophy, to a thought on the difference capable of establishing concepts to new ways of feeling, thinking, seeing, listening, speaking, and acting.Este trabalho visa pensar os problemas do ensino de Filosofia a partir do conceito de imagem do pensamento formulado por Gilles Deleuze, sendo imagem a orientação que o pensamento dá a si mesmo. Esta orientação provém de pressupostos subjetivos (o senso comum em geral ou a pré-filosofia) e objetivos (o senso científico), que são responsáveis pelos conceitos dados em Filosofia na forma estrita de proposições. Procuramos examinar o quanto muito dos problemas em ensinar Filosofia no ensino médio ocorrem em face do aprendizado do pensamento filosófico restrito à representação, ou seja, quando as proposições decidem sobre o significado e o sentido na relação do conceito com o objeto. Tal pensamento dá-se pela orientação de uma imagem que o torna naturalmente inclinado à verdade e seguro pela boa vontade do pensador que a tudo prejulga, decidindo sobre o verdadeiro e o falso por meio do quadrado da representação: a identidade do conceito, a analogia dos juízos, a oposição dos predicados e a semelhança da percepção. A imagem do pensamento, significada assim como imagem dogmática do pensamento, coloca para o ensino da Filosofia e, especialmente, para o aprender a pensar, um obstáculo a um começo sem pressupostos em Filosofia, a um pensamento da diferença capaz de criar conceitos a novas formas de sentir, pensar, ver, ouvir, falar e agir.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFSMBREducaçãoImagem do pensamentoEnsinar filosofiaO pensamento e o aprenderNecessidade e criaçãoThought imagePhilosophy teachingThinking and learningNecessity and creationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA imagem do pensamento e o ensino de filosofiaThought image and philosophy teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTomazetti, Elisete Medianeirahttp://lattes.cnpq.br/3942924352722374Gallo, Silvio Donizetti de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3808560029763904Oliveira, Valeska Maria Fortes dehttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085http://lattes.cnpq.br/4364679518717187Valério, Luís Carlos Boa Nova700800000006400500300300500fb013dc0-4954-467f-ba4a-c04757300e98b54476b0-e569-40d8-97e7-68751ba0869c0b0d5a58-f501-401d-8ed6-f0223fe1d46da5834c07-3c92-4640-b2f6-2acb6878729finfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALVALERIO, LUIS CARLOS BOA NOVA.pdfapplication/pdf792637http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6930/1/VALERIO%2c%20LUIS%20CARLOS%20BOA%20NOVA.pdfb42298cd5a5b6a2f1ed8327cc61e43d5MD51TEXTVALERIO, LUIS CARLOS BOA NOVA.pdf.txtVALERIO, LUIS CARLOS BOA NOVA.pdf.txtExtracted texttext/plain316151http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6930/2/VALERIO%2c%20LUIS%20CARLOS%20BOA%20NOVA.pdf.txtaf43e6e95051f4f3f541c2dfb99113e3MD52THUMBNAILVALERIO, LUIS CARLOS BOA NOVA.pdf.jpgVALERIO, LUIS CARLOS BOA NOVA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5382http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6930/3/VALERIO%2c%20LUIS%20CARLOS%20BOA%20NOVA.pdf.jpgff17bf26230d47ddd8e1c3fac591a364MD531/69302021-10-06 15:49:19.856oai:repositorio.ufsm.br:1/6930Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-10-06T18:49:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv A imagem do pensamento e o ensino de filosofia
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Thought image and philosophy teaching
title A imagem do pensamento e o ensino de filosofia
spellingShingle A imagem do pensamento e o ensino de filosofia
Valério, Luís Carlos Boa Nova
Imagem do pensamento
Ensinar filosofia
O pensamento e o aprender
Necessidade e criação
Thought image
Philosophy teaching
Thinking and learning
Necessity and creation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A imagem do pensamento e o ensino de filosofia
title_full A imagem do pensamento e o ensino de filosofia
title_fullStr A imagem do pensamento e o ensino de filosofia
title_full_unstemmed A imagem do pensamento e o ensino de filosofia
title_sort A imagem do pensamento e o ensino de filosofia
author Valério, Luís Carlos Boa Nova
author_facet Valério, Luís Carlos Boa Nova
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3942924352722374
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3808560029763904
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3628223248832085
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4364679518717187
dc.contributor.author.fl_str_mv Valério, Luís Carlos Boa Nova
contributor_str_mv Tomazetti, Elisete Medianeira
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem do pensamento
Ensinar filosofia
O pensamento e o aprender
Necessidade e criação
topic Imagem do pensamento
Ensinar filosofia
O pensamento e o aprender
Necessidade e criação
Thought image
Philosophy teaching
Thinking and learning
Necessity and creation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Thought image
Philosophy teaching
Thinking and learning
Necessity and creation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The following paper aims to ponder on the problems of Philosophy teaching from the concept of thought image formulated by Gilles Deleuze, being image the orientation the thought gives itself. Such orientation comes from subjective presuppositions (common sense in general or pré-philosophy) and objectives (scientific sense), responsible for the concepts given in Philosophy in the strict form of propositions. We intended to go through how much of the problems in teaching high-school philosophy are due to the learning of the philosophical thought restricted to representation, it means, when presuppositions decide on the meaning and sense in the relation of the concept with the object. Such thought is given by the orientation of an image that naturally inclines it to truth and safe by the good will of the thinker who prejudges all, deciding on the true and false through the square of the representation: concept identity, analogy of judgments, the opposition of the predicate, and the similitude of the perception. The image of the thought, meaning the dogmatic image of the thought, imposes to the teaching of Philosophy and, especially, to the learning of thinking, a hindrance to a beginning without presuppositions in Philosophy, to a thought on the difference capable of establishing concepts to new ways of feeling, thinking, seeing, listening, speaking, and acting.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-08-19
dc.date.available.fl_str_mv 2010-08-19
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VALÉRIO, Luís Carlos Boa Nova. THOUGHT IMAGE AND PHILOSOPHY TEACHING. 2010. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6930
identifier_str_mv VALÉRIO, Luís Carlos Boa Nova. THOUGHT IMAGE AND PHILOSOPHY TEACHING. 2010. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 700800000006
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
500
300
300
500
dc.relation.authority.fl_str_mv fb013dc0-4954-467f-ba4a-c04757300e98
b54476b0-e569-40d8-97e7-68751ba0869c
0b0d5a58-f501-401d-8ed6-f0223fe1d46d
a5834c07-3c92-4640-b2f6-2acb6878729f
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6930/1/VALERIO%2c%20LUIS%20CARLOS%20BOA%20NOVA.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6930/2/VALERIO%2c%20LUIS%20CARLOS%20BOA%20NOVA.pdf.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6930/3/VALERIO%2c%20LUIS%20CARLOS%20BOA%20NOVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b42298cd5a5b6a2f1ed8327cc61e43d5
af43e6e95051f4f3f541c2dfb99113e3
ff17bf26230d47ddd8e1c3fac591a364
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1793240025290244096