A avaliação do tutor realizada pelos discentes no Curso de Medicina da Unimontes
Ano de defesa: | 2011 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
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Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
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Link de acesso: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58419 |
Resumo: | Objetivo: Analisar o significado atribuído pelo tutor às avaliações realizadas pelos discentes do Curso Médico da Universidade Estadual de Montes Claros sobre o seu desempenho quanto a compromisso, responsabilidade, capacidade técnica, interesse pelas necessidades individuais do estudante e feedback fornecido ao discente. Métodos: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, cujos sujeitos foram 11 tutores do Módulo Conteúdo Específico do primeiro e sétimo períodos do segundo semestre de 2009. Utilizou-se entrevista estruturada na coleta de dados, com análise e interpretação dos resultados segundo análise temática. Resultados: Os tutores são, na maior parte, docentes do sexo feminino com curso de especialização e mestrado; há predomínio do regime de trabalho de 40h semanais. Tutores do 1º período possuem maior tempo de formação e de titulação, trabalham há mais tempo no ensino superior, maior carga horária e maior tempo de atuação na tutoria. Todos os tutores do 7º período possuem vínculo empregatício em outras instituições. As categorias temáticas estão nas entrevistas: aspectos que influenciaram a escolha da tutoria; capacitação para tutoria; conhecimento da avaliação realizada pelos discentes ao final de cada módulo; concepção do tutor quanto à avaliação, e percepção do tutor sobre a avaliação via Intranet. Aspectos que influenciaram a escolha da tutoria: convites e necessidade da Instituição, interesse pela metodologia ABP. Somente alguns docentes fizeram capacitação; alguns sujeitos tornaram-se tutores observando a ação de outros tutores. A avaliação feita pelo discente não se realiza de forma compromissada; docentes e gestores não se envolvem nos resultados obtidos. No aspecto concepção sobre a avaliação nota-se que todos os sujeitos conhecem e sabem da importância da realização de tal processo; porém alguns docentes não se interessam pelas avaliações discentes, que subsidiar mudanças. Conclusões: A avaliação do docente pelo discente deve ser mais um estímulo para o desenvolvimento de habilidades que permitam refletir sobre o pensamento e a crítica, sobre a prática e a práxis, sobre o ser e considerar o outro, e sobre estratégias cooperativas de aprendizagem e de inteligências múltiplas que permitam convergir diferentes olhares e práticas da avaliação como instrumento de medi(ca)ção da qualidade do processo ensino-aprendizagem - voltados para atender aos objetivos do Curso. Espera-se que os resultados contribuam para melhoria da percepção docente sobre seu papel na construção e organização curricular e, consequentemente, na formação de novos profissionais médicos, como previsto no Projeto Político Pedagógico deste Curso. |
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Barreto, Nair Amélia Prates [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Sonzogno, Maria Cecília [UNIFESP]2020-10-06T12:51:54Z2020-10-06T12:51:54Z2011https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58419Dissertação_Nair Amélia Prates Barreto.pdfObjetivo: Analisar o significado atribuído pelo tutor às avaliações realizadas pelos discentes do Curso Médico da Universidade Estadual de Montes Claros sobre o seu desempenho quanto a compromisso, responsabilidade, capacidade técnica, interesse pelas necessidades individuais do estudante e feedback fornecido ao discente. Métodos: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, cujos sujeitos foram 11 tutores do Módulo Conteúdo Específico do primeiro e sétimo períodos do segundo semestre de 2009. Utilizou-se entrevista estruturada na coleta de dados, com análise e interpretação dos resultados segundo análise temática. Resultados: Os tutores são, na maior parte, docentes do sexo feminino com curso de especialização e mestrado; há predomínio do regime de trabalho de 40h semanais. Tutores do 1º período possuem maior tempo de formação e de titulação, trabalham há mais tempo no ensino superior, maior carga horária e maior tempo de atuação na tutoria. Todos os tutores do 7º período possuem vínculo empregatício em outras instituições. As categorias temáticas estão nas entrevistas: aspectos que influenciaram a escolha da tutoria; capacitação para tutoria; conhecimento da avaliação realizada pelos discentes ao final de cada módulo; concepção do tutor quanto à avaliação, e percepção do tutor sobre a avaliação via Intranet. Aspectos que influenciaram a escolha da tutoria: convites e necessidade da Instituição, interesse pela metodologia ABP. Somente alguns docentes fizeram capacitação; alguns sujeitos tornaram-se tutores observando a ação de outros tutores. A avaliação feita pelo discente não se realiza de forma compromissada; docentes e gestores não se envolvem nos resultados obtidos. No aspecto concepção sobre a avaliação nota-se que todos os sujeitos conhecem e sabem da importância da realização de tal processo; porém alguns docentes não se interessam pelas avaliações discentes, que subsidiar mudanças. Conclusões: A avaliação do docente pelo discente deve ser mais um estímulo para o desenvolvimento de habilidades que permitam refletir sobre o pensamento e a crítica, sobre a prática e a práxis, sobre o ser e considerar o outro, e sobre estratégias cooperativas de aprendizagem e de inteligências múltiplas que permitam convergir diferentes olhares e práticas da avaliação como instrumento de medi(ca)ção da qualidade do processo ensino-aprendizagem - voltados para atender aos objetivos do Curso. Espera-se que os resultados contribuam para melhoria da percepção docente sobre seu papel na construção e organização curricular e, consequentemente, na formação de novos profissionais médicos, como previsto no Projeto Político Pedagógico deste Curso.Objective: To analyze the meaning assigned by the tutor for the evaluations performed by students of Medical Course at State University of Montes Claros on their performance regarding commitment, responsibility, technical ability, interest in the student individual needs and feedback provided by the students. Methodology: A qualitative, descriptive and exploratory study, whose subjects were 11 tutors of the Specific Content Module of the first and seventh periods of the second half of 2009. Structured interviews with analysis and interpretation of results were used to collect data according to thematic analysis. Results: The tutors were mostly female professors with master's and specialist course; predominance of the 40- hour work week system. Tutors of the first period had higher education and degree and have been working since a long time in the higher education, greater workloads and with more time working in mentoring. All tutors of the 7th period have employment in other institutions. The thematic categories observed in the interviews are: aspects that influenced the choice of tutoring; training in tutoring; knowledge of the evaluation performed by students at the end of each module; tutor´s idea regarding evaluation and tutor´s perception on evaluation via Intranet. Aspects that influenced the choice of tutoring: invitation and needs of the institution, interest in PBL methodology. Only a few teachers were trained; some subjects became tutors observing the action of other tutors. The evaluations performed by the students showed that they were not involved, as well as teachers and administrators were not committed to the results. Regarding the evaluation´s concept aspect, it was observed that all individuals know and understand the importance of conducting such a process, but some teachers are not interested in the students’ evaluations which support the changes. Conclusions: The teacher´s evaluation performed by the students should be a further stimulus for development of skills that allow us to reflect on the thought and criticism about the practice and praxis, on considering the individual and the other, and cooperative strategies on learning and multiple intelligence teaching approaches converging to allow different perspectives and practices of evaluation as a tool to measure the quality of teaching-learning process - aiming the objectives of the course. We expect that these findings will contribute to improve the academic staff´s perception about their role in the construction and curricular organization and therefore in the formation of new physicians, as provided in this Pedagogical Politic Project of this course.128 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ensino SuperiorAvaliação docenteEducação médicaMetodologias inovadorasHigher EducationTeacher´s evaluationMedical EducationInnovative methodologiesA avaliação do tutor realizada pelos discentes no Curso de Medicina da UnimontesTutor´s evaluation according to Medical Course undergraduate students at the University of Montes Claros – Unimontesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS)ORIGINALDissertação_Nair Amélia Prates Barreto.pdfapplication/pdf827740${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58419/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Nair%20Am%c3%a9lia%20Prates%20Barreto.pdf0330ccc5331af8290912f1d00c94c0a6MD51open accessTEXTDissertação_Nair Amélia Prates Barreto.pdf.txtDissertação_Nair Amélia Prates Barreto.pdf.txtExtracted texttext/plain217223${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58419/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Nair%20Am%c3%a9lia%20Prates%20Barreto.pdf.txt00b5e080e520ff7490f4952880b66a9aMD52open accessTHUMBNAILDissertação_Nair Amélia Prates Barreto.pdf.jpgDissertação_Nair Amélia Prates Barreto.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3674${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58419/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Nair%20Am%c3%a9lia%20Prates%20Barreto.pdf.jpg6366e3cdb1b5eefa8df2547ca827a8f5MD54open access11600/584192023-05-15 01:19:07.322open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/58419Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:19:07Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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