A docência no ensino técnico de enfermagem: concepções, experiências e desafios

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Amaral, Marcia Regina de Toledo Costa [UNIFESP]
Orientador(a): Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/24318
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os processos de formação e práticas de professores enfermeiros do nível técnico. O referencial teórico compreendeu uma revisão histórico-teórico-conceitual sobre o Ensino Técnico no Brasil; implantação e características do Ensino Técnico de Enfermagem e discussão der dimensões da do docência no Ensino Técnico. A metodologia, orientada pela perspectiva da pesquisa qualitativa, compreendeu um processo de produção de dados a partir da aplicação de questionário e entrevista com 18 docentes que atuam no Ensino Técnico de Enfermagem em instituições da zona leste da Cidade de São Paulo. Os resultados foram analisados por meio de análise temática, configurando-se sete núcleos perfil dos professores enfermeiros, práticas docentes desenvolvidas no Ensino Técnico de Enfermagem, concepção de ser docente, ingresso na docência, formação como professor, experiências e demandas. O ser professor assumiu múltiplos sentidos, implicando comprometer-se com o outro e, em alguma medida, representar uma interlocução que contribua para a formação do aluno em uma perspectiva de cidadania, delineando-se a dimensão política do exercício da docência. A análise dos dados coletados possibilita afirmar que há demandas dos professores enfermeiros que precisam ser consideradas quando se defende uma educação profissional que transcenda o aspecto tecnicista e um ensino técnico em enfermagem de qualidade e compromisso com a sociedade.
id UFSP_866375a501ebf3ab7a21b1e671cec907
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/24318
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Amaral, Marcia Regina de Toledo Costa [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]2015-12-06T23:47:48Z2015-12-06T23:47:48Z2008AMARAL, Marcia Regina de Toledo Costa. A Docência no Ensino Técnico de Enfermagem: concepções, experiências e desafios. 2008. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2008.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/24318Tese-11225.pdfEsta pesquisa teve como objetivo analisar os processos de formação e práticas de professores enfermeiros do nível técnico. O referencial teórico compreendeu uma revisão histórico-teórico-conceitual sobre o Ensino Técnico no Brasil; implantação e características do Ensino Técnico de Enfermagem e discussão der dimensões da do docência no Ensino Técnico. A metodologia, orientada pela perspectiva da pesquisa qualitativa, compreendeu um processo de produção de dados a partir da aplicação de questionário e entrevista com 18 docentes que atuam no Ensino Técnico de Enfermagem em instituições da zona leste da Cidade de São Paulo. Os resultados foram analisados por meio de análise temática, configurando-se sete núcleos perfil dos professores enfermeiros, práticas docentes desenvolvidas no Ensino Técnico de Enfermagem, concepção de ser docente, ingresso na docência, formação como professor, experiências e demandas. O ser professor assumiu múltiplos sentidos, implicando comprometer-se com o outro e, em alguma medida, representar uma interlocução que contribua para a formação do aluno em uma perspectiva de cidadania, delineando-se a dimensão política do exercício da docência. A análise dos dados coletados possibilita afirmar que há demandas dos professores enfermeiros que precisam ser consideradas quando se defende uma educação profissional que transcenda o aspecto tecnicista e um ensino técnico em enfermagem de qualidade e compromisso com a sociedade.This research had as objective analyzes the methods of arrangement and practice of the nurses teachers from Technical Grade. The theoretical referential understood a historical-theorist-conceptual revision on the Technical Teaching in Brazil; implantation and characteristics of the Nursing Technical Teaching, as well discuss the teachings extensions in the Technical Teaching. The methodology, in this study guided by the perspective of the qualitative research, understood a data’s production process starting from the application of a questionnaire and an interview with 18 teachers that act in the nursing Technical Teaching in institutions of the east area in São Paulo. The results were analyzed trough thematic analysis, resulting seven nucleus nurses teachers’profile, educational practices developed in Nursing Technical Teaching, conception of being educational, entrance in the teaching, formation as teacher, experiences and demands. To be a teacher assumed multiples senses, implicating to commit with the other and, in some measure, represents a connexion that contributes to the formation of the student in a perspective of citizenship, tracing the political dimension of the exercise of the teaching. The analysis of the collected data makes possible to affirm that there are demands or the nurses teachers that need to be considered when defends a professional education that overpass the technicist aspect and a nursing technical teaching with quality and commitment with the society.BV UNIFESP: Teses e dissertações94 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)EnfermagemDocentesA docência no ensino técnico de enfermagem: concepções, experiências e desafiosThe teaching of technical education in nursing: concepts, experiences and challengesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALTese-11225.pdfTese-11225.pdfapplication/pdf489465${dspace.ui.url}/bitstream/11600/24318/1/Tese-11225.pdfdfbfc55845cbcc0f56e30ccec2b13dceMD51open accessTEXTTese-11225.pdf.txtTese-11225.pdf.txtExtracted texttext/plain132328${dspace.ui.url}/bitstream/11600/24318/2/Tese-11225.pdf.txtb92c306c7723ab73f699efa114f1fadfMD52open accessTHUMBNAILTese-11225.pdf.jpgTese-11225.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4029${dspace.ui.url}/bitstream/11600/24318/4/Tese-11225.pdf.jpgb77be4c27ec301206d8d5949d352404cMD54open access11600/243182023-05-15 01:18:20.52open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/24318Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:18:20Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A docência no ensino técnico de enfermagem: concepções, experiências e desafios
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The teaching of technical education in nursing: concepts, experiences and challenges
title A docência no ensino técnico de enfermagem: concepções, experiências e desafios
spellingShingle A docência no ensino técnico de enfermagem: concepções, experiências e desafios
Amaral, Marcia Regina de Toledo Costa [UNIFESP]
Enfermagem
Docentes
title_short A docência no ensino técnico de enfermagem: concepções, experiências e desafios
title_full A docência no ensino técnico de enfermagem: concepções, experiências e desafios
title_fullStr A docência no ensino técnico de enfermagem: concepções, experiências e desafios
title_full_unstemmed A docência no ensino técnico de enfermagem: concepções, experiências e desafios
title_sort A docência no ensino técnico de enfermagem: concepções, experiências e desafios
author Amaral, Marcia Regina de Toledo Costa [UNIFESP]
author_facet Amaral, Marcia Regina de Toledo Costa [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Marcia Regina de Toledo Costa [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
contributor_str_mv Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Docentes
topic Enfermagem
Docentes
description Esta pesquisa teve como objetivo analisar os processos de formação e práticas de professores enfermeiros do nível técnico. O referencial teórico compreendeu uma revisão histórico-teórico-conceitual sobre o Ensino Técnico no Brasil; implantação e características do Ensino Técnico de Enfermagem e discussão der dimensões da do docência no Ensino Técnico. A metodologia, orientada pela perspectiva da pesquisa qualitativa, compreendeu um processo de produção de dados a partir da aplicação de questionário e entrevista com 18 docentes que atuam no Ensino Técnico de Enfermagem em instituições da zona leste da Cidade de São Paulo. Os resultados foram analisados por meio de análise temática, configurando-se sete núcleos perfil dos professores enfermeiros, práticas docentes desenvolvidas no Ensino Técnico de Enfermagem, concepção de ser docente, ingresso na docência, formação como professor, experiências e demandas. O ser professor assumiu múltiplos sentidos, implicando comprometer-se com o outro e, em alguma medida, representar uma interlocução que contribua para a formação do aluno em uma perspectiva de cidadania, delineando-se a dimensão política do exercício da docência. A análise dos dados coletados possibilita afirmar que há demandas dos professores enfermeiros que precisam ser consideradas quando se defende uma educação profissional que transcenda o aspecto tecnicista e um ensino técnico em enfermagem de qualidade e compromisso com a sociedade.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-06T23:47:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-06T23:47:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AMARAL, Marcia Regina de Toledo Costa. A Docência no Ensino Técnico de Enfermagem: concepções, experiências e desafios. 2008. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/24318
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Tese-11225.pdf
identifier_str_mv AMARAL, Marcia Regina de Toledo Costa. A Docência no Ensino Técnico de Enfermagem: concepções, experiências e desafios. 2008. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2008.
Tese-11225.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/24318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 94 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/24318/1/Tese-11225.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/24318/2/Tese-11225.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/24318/4/Tese-11225.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dfbfc55845cbcc0f56e30ccec2b13dce
b92c306c7723ab73f699efa114f1fadf
b77be4c27ec301206d8d5949d352404c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105848737988608