Empenhando-se em promover um ensino significativo do brinquedo terapêutico, almejando a qualidade do cuidado à criança: vivência do docente de graduação em enfermagem
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4012047 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46695 |
Resumo: | Estudo de abordagem qualitativa que objetivou compreender a vivência do professor no processo do ensino do Brinquedo Terapêutico nos Cursos de Graduação em Enfermagem e construir um Modelo Teórico representativo dessa vivência. O referencial teórico utilizado foi o Interacionismo Simbólico e o metodológico, a Teoria Fundamentada nos Dados. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo sob o nº 394.373/13. Teve como cenário as disciplinas que envolvem o ensino teórico e prático da Enfermagem Pediátrica nos Cursos de Graduação em Enfermagem das instituições, nas quais o professor interage com o ensino do Brinquedo Terapêutico, com outros docentes, alunos e pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem, como a família da criança e os profissionais do cuidado. Participaram do estudo 18 docentes e três enfermeiros envolvidos com o ensino dessas disciplinas, sendo o número de participantes determinado pelo processo de amostragem teórica. Os dados foram coletados por Observação Participante e Entrevista Semiestruturada iniciada com a pergunta norteadora: Como você percebe o ensino do Brinquedo Terapêutico nos Cursos de Graduação em Enfermagem? A análise dos dados deu-se concomitante à sua coleta, permitindo compreender que a experiência do professor nesse processo de ensino nos cursos de graduação em enfermagem é dinâmica, visto manifestar-se por ações e interações, sujeito a frequentes transformações, diante da necessidade de alinhamento das ações dos atores envolvidos. É integrado por dois fenômenos, o primeiro, Mobilizando-se para que o ensino do BT torne-se realidade no curso de graduação em enfermagem, revela todo o movimento empreendido pelo professor, buscando garantir que o ensino do Brinquedo Terapêutico venha tornar-se realidade, interagindo com preocupações e questionamentos relacionados à realidade desse ensino, o que acaba gerando a necessidade de conhecê-la e, a partir disso, mostram-se como mobilizadoras para que o docente decida instituir e preparar-se para ensino do Brinquedo Terapêutico. Durante todo o processo, em cada etapa da experiência, o docente vai nutrindo seu desejo de que com o ensino do Brinquedo Terapêutico possa oferecer ao aluno subsídios para um cuidado qualificado à crianca. O segundo fenômeno, Preocupando-se em oferecer ao aluno uma aprendizagem significativa representa o empenho do professor para que as ações planejadas tornem-se realidade, possibilitando ao aluno oportunidades de interagir com um ensino teórico-ativo e de vivenciar o Brinquedo Terapêutico na prática clínica, para que possa ser tocado pela experiência e amplie seu olhar para a importância da temática. Revela que, mesmo necessitando de um esforço do docente para ultrapassar as dificuldades, ele se fortalece pelas interações e consequentes transformações positivas que esse ensino provoca no ambiente da prática acadêmica, fazendo com que ele siga esperançoso, vislumbrando um futuro em que o cuidado da criança seja provido de maior qualidade, incluindo a incorporação sistemática do Brinquedo Terapêutico. A integração das categorias permitiu a identificação da categoria central EMPENHANDO-SE EM PROMOVER UM ENSINO SIGNIFICATIVO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO, ALMEJANDO A QUALIDADE DO CUIDADO À CRIANÇA e a construção do Modelo Teórico representativo dessa vivência, que se revelou como a essência do que significa para o professor vivenciar o processo de ensinar o Brinquedo Terapêutico no curso de graduação em enfermagem. |
id |
UFSP_97326535afc4ac8300d6a874d61601a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/46695 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
|
spelling |
Maia, Edmara Bazoni Soares [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/5862714117697608http://lattes.cnpq.br/2300731487624854Ribeiro, Circea Amalia [UNIFESP]São Paulo2018-07-27T15:50:43Z2018-07-27T15:50:43Z2016-07-26https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4012047MAIA, Edmara Bazoni Soares. Empenhando-se em promover um ensino significativo do brinquedo terapêutico, almejando a qualidade do cuidado à criança: vivência do docente de graduação em enfermagem. 2016. 290 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46695EDMARA BAZONI SOARES MAIA - PDF A.pdfEstudo de abordagem qualitativa que objetivou compreender a vivência do professor no processo do ensino do Brinquedo Terapêutico nos Cursos de Graduação em Enfermagem e construir um Modelo Teórico representativo dessa vivência. O referencial teórico utilizado foi o Interacionismo Simbólico e o metodológico, a Teoria Fundamentada nos Dados. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo sob o nº 394.373/13. Teve como cenário as disciplinas que envolvem o ensino teórico e prático da Enfermagem Pediátrica nos Cursos de Graduação em Enfermagem das instituições, nas quais o professor interage com o ensino do Brinquedo Terapêutico, com outros docentes, alunos e pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem, como a família da criança e os profissionais do cuidado. Participaram do estudo 18 docentes e três enfermeiros envolvidos com o ensino dessas disciplinas, sendo o número de participantes determinado pelo processo de amostragem teórica. Os dados foram coletados por Observação Participante e Entrevista Semiestruturada iniciada com a pergunta norteadora: Como você percebe o ensino do Brinquedo Terapêutico nos Cursos de Graduação em Enfermagem? A análise dos dados deu-se concomitante à sua coleta, permitindo compreender que a experiência do professor nesse processo de ensino nos cursos de graduação em enfermagem é dinâmica, visto manifestar-se por ações e interações, sujeito a frequentes transformações, diante da necessidade de alinhamento das ações dos atores envolvidos. É integrado por dois fenômenos, o primeiro, Mobilizando-se para que o ensino do BT torne-se realidade no curso de graduação em enfermagem, revela todo o movimento empreendido pelo professor, buscando garantir que o ensino do Brinquedo Terapêutico venha tornar-se realidade, interagindo com preocupações e questionamentos relacionados à realidade desse ensino, o que acaba gerando a necessidade de conhecê-la e, a partir disso, mostram-se como mobilizadoras para que o docente decida instituir e preparar-se para ensino do Brinquedo Terapêutico. Durante todo o processo, em cada etapa da experiência, o docente vai nutrindo seu desejo de que com o ensino do Brinquedo Terapêutico possa oferecer ao aluno subsídios para um cuidado qualificado à crianca. O segundo fenômeno, Preocupando-se em oferecer ao aluno uma aprendizagem significativa representa o empenho do professor para que as ações planejadas tornem-se realidade, possibilitando ao aluno oportunidades de interagir com um ensino teórico-ativo e de vivenciar o Brinquedo Terapêutico na prática clínica, para que possa ser tocado pela experiência e amplie seu olhar para a importância da temática. Revela que, mesmo necessitando de um esforço do docente para ultrapassar as dificuldades, ele se fortalece pelas interações e consequentes transformações positivas que esse ensino provoca no ambiente da prática acadêmica, fazendo com que ele siga esperançoso, vislumbrando um futuro em que o cuidado da criança seja provido de maior qualidade, incluindo a incorporação sistemática do Brinquedo Terapêutico. A integração das categorias permitiu a identificação da categoria central EMPENHANDO-SE EM PROMOVER UM ENSINO SIGNIFICATIVO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO, ALMEJANDO A QUALIDADE DO CUIDADO À CRIANÇA e a construção do Modelo Teórico representativo dessa vivência, que se revelou como a essência do que significa para o professor vivenciar o processo de ensinar o Brinquedo Terapêutico no curso de graduação em enfermagem.This qualitative study aimed to understand the teacher's experience in the teaching process of Therapeutic Play in undergraduate nursing courses and to build a representative Theoretical Model of this experience. The theoretical framework was Symbolic Interactionism and the methodological, Grounded Theory. The project was approved by the Ethics Committee of the Federal University of São Paulo under No. 394,373/13. It took place at disciplines dealing with the theoretical and practical teaching of Pediatric Nursing in undergraduate nursing courses in institutions in which the teacher interacts with the teaching of Therapeutic Play, other teachers, students and people involved in the teaching-learning process, such as the child's family and care professionals. Study participants were 18 teachers and three nurses involved in the teaching of these subjects, and the number of participants was determined by theoretical sampling process. Data were collected by participant observation and a semi-structured interview started with the guiding question: How do you perceive the teaching of Therapeutic Play in Undergraduate Nursing Courses? Data analysis was conducted concomitantly with their collection, making it possible to understand that the teacher's experience in the teaching process in undergraduate nursing courses is dynamic as teacher's actions and interactions are subject to frequent changes due to the need to align the actions of the players involved. It is composed of two phenomena, the first, Mobilizing oneself for the teaching of Therapeutic Play (TP) to become a reality in the undergraduate nursing course, reveals all the movements undertaken by the teacher, seeking to ensure that the teaching of Therapeutic Play can become a reality while interacting with concerns and questions related to the reality of teaching. This, in turn, results in the need to know this reality and mobilizes the teacher to prepare himself/herself to teach the Therapeutic Play and to implement it. Throughout the process, at each phase of the experiment, the teacher hopes that the teaching of Therapeutic Play will be able to provide students with information and knowledge about quality child care. The second phenomenon, Worrying about offering the student meaningful learning shows the teacher's commitment to turn the planned actions into reality. The teacher seeks to provide students with opportunities to interact with both theoretical and active teaching and experience the Therapeutic Play in clinical practice so that students can be touched by the experience thus broadening their perspective concerning the importance of this topic. It reveals that although the teacher needs to make an effort to overcome difficulties, he/she is strengthened by the interactions and positive changes that this teaching has on the academic environment. Therefore, the teacher is hopeful, envisioning a future in which the child will be provided with high quality care, which includes the systematic use of the Therapeutic Play. The integration of these categories allowed the identification of the core category STRIVING TO PROMOTE A MEANINGFUL TEACHING OF THE THERAPEUTIC PLAY, AIMING AT THE QUALITY CHILD CARE and the construction of a representative theoretical model of this experience, which proved to be the essence of what it means for the teacher to experience the teaching process of the Therapeutic Play in undergraduate nursing coursesDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)290 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)EnsinoEducação em enfermagemEnfermagem pediátricaJogos e brinquedosDefesa da criançaEducationNursing educationPediatric nursingGames and playDefense of children and adolescentsEmpenhando-se em promover um ensino significativo do brinquedo terapêutico, almejando a qualidade do cuidado à criança: vivência do docente de graduação em enfermagemStriving to promote a meaningful teaching of the therapeutic play, aiming at the quality child care: the teaching experience of the undergraduate nursing course teacherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)EnfermagemCiências da saúdeEnfermagemORIGINALEDMARA BAZONI SOARES MAIA - PDF A.pdfEDMARA BAZONI SOARES MAIA - PDF A.pdfTese de doutoradoapplication/pdf4225921${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46695/1/EDMARA%20BAZONI%20SOARES%20MAIA%20-%20PDF%20A.pdf8a2df59f88d6efcfd23c6f6bdb95fc57MD51open access11600/466952023-11-01 10:50:50.477open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/46695Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-11-01T13:50:50Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Empenhando-se em promover um ensino significativo do brinquedo terapêutico, almejando a qualidade do cuidado à criança: vivência do docente de graduação em enfermagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Striving to promote a meaningful teaching of the therapeutic play, aiming at the quality child care: the teaching experience of the undergraduate nursing course teacher |
title |
Empenhando-se em promover um ensino significativo do brinquedo terapêutico, almejando a qualidade do cuidado à criança: vivência do docente de graduação em enfermagem |
spellingShingle |
Empenhando-se em promover um ensino significativo do brinquedo terapêutico, almejando a qualidade do cuidado à criança: vivência do docente de graduação em enfermagem Maia, Edmara Bazoni Soares [UNIFESP] Ensino Educação em enfermagem Enfermagem pediátrica Jogos e brinquedos Defesa da criança Education Nursing education Pediatric nursing Games and play Defense of children and adolescents |
title_short |
Empenhando-se em promover um ensino significativo do brinquedo terapêutico, almejando a qualidade do cuidado à criança: vivência do docente de graduação em enfermagem |
title_full |
Empenhando-se em promover um ensino significativo do brinquedo terapêutico, almejando a qualidade do cuidado à criança: vivência do docente de graduação em enfermagem |
title_fullStr |
Empenhando-se em promover um ensino significativo do brinquedo terapêutico, almejando a qualidade do cuidado à criança: vivência do docente de graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Empenhando-se em promover um ensino significativo do brinquedo terapêutico, almejando a qualidade do cuidado à criança: vivência do docente de graduação em enfermagem |
title_sort |
Empenhando-se em promover um ensino significativo do brinquedo terapêutico, almejando a qualidade do cuidado à criança: vivência do docente de graduação em enfermagem |
author |
Maia, Edmara Bazoni Soares [UNIFESP] |
author_facet |
Maia, Edmara Bazoni Soares [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5862714117697608 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2300731487624854 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Edmara Bazoni Soares [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Circea Amalia [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Circea Amalia [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Educação em enfermagem Enfermagem pediátrica Jogos e brinquedos Defesa da criança |
topic |
Ensino Educação em enfermagem Enfermagem pediátrica Jogos e brinquedos Defesa da criança Education Nursing education Pediatric nursing Games and play Defense of children and adolescents |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Nursing education Pediatric nursing Games and play Defense of children and adolescents |
description |
Estudo de abordagem qualitativa que objetivou compreender a vivência do professor no processo do ensino do Brinquedo Terapêutico nos Cursos de Graduação em Enfermagem e construir um Modelo Teórico representativo dessa vivência. O referencial teórico utilizado foi o Interacionismo Simbólico e o metodológico, a Teoria Fundamentada nos Dados. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo sob o nº 394.373/13. Teve como cenário as disciplinas que envolvem o ensino teórico e prático da Enfermagem Pediátrica nos Cursos de Graduação em Enfermagem das instituições, nas quais o professor interage com o ensino do Brinquedo Terapêutico, com outros docentes, alunos e pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem, como a família da criança e os profissionais do cuidado. Participaram do estudo 18 docentes e três enfermeiros envolvidos com o ensino dessas disciplinas, sendo o número de participantes determinado pelo processo de amostragem teórica. Os dados foram coletados por Observação Participante e Entrevista Semiestruturada iniciada com a pergunta norteadora: Como você percebe o ensino do Brinquedo Terapêutico nos Cursos de Graduação em Enfermagem? A análise dos dados deu-se concomitante à sua coleta, permitindo compreender que a experiência do professor nesse processo de ensino nos cursos de graduação em enfermagem é dinâmica, visto manifestar-se por ações e interações, sujeito a frequentes transformações, diante da necessidade de alinhamento das ações dos atores envolvidos. É integrado por dois fenômenos, o primeiro, Mobilizando-se para que o ensino do BT torne-se realidade no curso de graduação em enfermagem, revela todo o movimento empreendido pelo professor, buscando garantir que o ensino do Brinquedo Terapêutico venha tornar-se realidade, interagindo com preocupações e questionamentos relacionados à realidade desse ensino, o que acaba gerando a necessidade de conhecê-la e, a partir disso, mostram-se como mobilizadoras para que o docente decida instituir e preparar-se para ensino do Brinquedo Terapêutico. Durante todo o processo, em cada etapa da experiência, o docente vai nutrindo seu desejo de que com o ensino do Brinquedo Terapêutico possa oferecer ao aluno subsídios para um cuidado qualificado à crianca. O segundo fenômeno, Preocupando-se em oferecer ao aluno uma aprendizagem significativa representa o empenho do professor para que as ações planejadas tornem-se realidade, possibilitando ao aluno oportunidades de interagir com um ensino teórico-ativo e de vivenciar o Brinquedo Terapêutico na prática clínica, para que possa ser tocado pela experiência e amplie seu olhar para a importância da temática. Revela que, mesmo necessitando de um esforço do docente para ultrapassar as dificuldades, ele se fortalece pelas interações e consequentes transformações positivas que esse ensino provoca no ambiente da prática acadêmica, fazendo com que ele siga esperançoso, vislumbrando um futuro em que o cuidado da criança seja provido de maior qualidade, incluindo a incorporação sistemática do Brinquedo Terapêutico. A integração das categorias permitiu a identificação da categoria central EMPENHANDO-SE EM PROMOVER UM ENSINO SIGNIFICATIVO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO, ALMEJANDO A QUALIDADE DO CUIDADO À CRIANÇA e a construção do Modelo Teórico representativo dessa vivência, que se revelou como a essência do que significa para o professor vivenciar o processo de ensinar o Brinquedo Terapêutico no curso de graduação em enfermagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-27T15:50:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-27T15:50:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4012047 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MAIA, Edmara Bazoni Soares. Empenhando-se em promover um ensino significativo do brinquedo terapêutico, almejando a qualidade do cuidado à criança: vivência do docente de graduação em enfermagem. 2016. 290 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46695 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
EDMARA BAZONI SOARES MAIA - PDF A.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4012047 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46695 |
identifier_str_mv |
MAIA, Edmara Bazoni Soares. Empenhando-se em promover um ensino significativo do brinquedo terapêutico, almejando a qualidade do cuidado à criança: vivência do docente de graduação em enfermagem. 2016. 290 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016. EDMARA BAZONI SOARES MAIA - PDF A.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
290 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46695/1/EDMARA%20BAZONI%20SOARES%20MAIA%20-%20PDF%20A.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a2df59f88d6efcfd23c6f6bdb95fc57 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1785105916897525760 |