Se essa rua fosse minha: sexualidade e apropriação do espaço na “rua gay” de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Puccinelli, Bruno [UNIFESP]
Orientador(a): Barbosa, Andréa Cláudia Miguel Marques [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://repositorio.unifesp.br/11600/41749
Resumo: Uma rua é feita de muitas coisas, inclusive de identidades. Uma rua não é só caminho para se chegar a outro lugar, espaço de acesso ao público ou coletivo ou lugar de interdição a quem quer evitar o perigo e a violência. Uma rua pode ser espaço para se estar e para se ser; ela em si pode estar e ser. A Rua Frei Caneca, localizada oficialmente no bairro da Consolação, imediações do Centro da cidade de São Paulo e próxima à Avenida Paulista, é o foco do presente trabalho, o qual traz à baila onde ela pode estar e o que ela pode ser. Pensar que a Frei Caneca pode se localizar em outro lugar que não o bairro ou a região oficialmente alocada pode parecer sem sentido. Mas, onde ela está afinal? E o que ela é além de uma rua? Paralela à Rua Augusta, esta conhecida outrora pela prostituição feminina, a Frei Caneca tem passado por diversas transformações imobiliárias que têm afetado sua constituição social e o entendimento de sua identidade. Sem querer sugerir uma proeminência do incremento em prédios e comércios na última década, aponto como isso tem ajudado a sedimentar a identidade da rua. Ao menos desde 2003 ela tem sido conhecida, e reconhecida, como a “rua gay” de São Paulo, após uma situação de conflito entre um casal gay e a administração do Shopping Frei Caneca, inaugurado em 2001. Em 2008 o projeto de oficializá-la como rua gay trouxe à tona uma série de atores cujos discursos buscam legitimidade ante a autorização de quem poderia falar sobre e pela rua. E há gays na rua? Mas há tantos assim? O que poderia significar ser gay na Frei Caneca? Esta dissertação é resultado da pesquisa que buscou entender o que diversos atores presentes na rua entendem por “rua gay”, por sua presença nela e como entendem a rua em si. Onde ela está, do que se aproxima e do que se afasta. Com foco privilegiado nos frequentadores que utilizam a rua como espaço de lazer noturno, ou caminho obrigatório antes de irem para o lugar de destino, a pesquisa busca demonstrar que uma rua e qualquer outro espaço citadino têm mobilidade: o concreto caminha, muda, se desfaz.
id UFSP_a8501c8563f76800b4f0d67d3e8a2c6f
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/41749
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Puccinelli, Bruno [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Barbosa, Andréa Cláudia Miguel Marques [UNIFESP]2018-04-11T18:34:48Z2018-04-11T18:34:48Z2013-02-22http://repositorio.unifesp.br/11600/41749Uma rua é feita de muitas coisas, inclusive de identidades. Uma rua não é só caminho para se chegar a outro lugar, espaço de acesso ao público ou coletivo ou lugar de interdição a quem quer evitar o perigo e a violência. Uma rua pode ser espaço para se estar e para se ser; ela em si pode estar e ser. A Rua Frei Caneca, localizada oficialmente no bairro da Consolação, imediações do Centro da cidade de São Paulo e próxima à Avenida Paulista, é o foco do presente trabalho, o qual traz à baila onde ela pode estar e o que ela pode ser. Pensar que a Frei Caneca pode se localizar em outro lugar que não o bairro ou a região oficialmente alocada pode parecer sem sentido. Mas, onde ela está afinal? E o que ela é além de uma rua? Paralela à Rua Augusta, esta conhecida outrora pela prostituição feminina, a Frei Caneca tem passado por diversas transformações imobiliárias que têm afetado sua constituição social e o entendimento de sua identidade. Sem querer sugerir uma proeminência do incremento em prédios e comércios na última década, aponto como isso tem ajudado a sedimentar a identidade da rua. Ao menos desde 2003 ela tem sido conhecida, e reconhecida, como a “rua gay” de São Paulo, após uma situação de conflito entre um casal gay e a administração do Shopping Frei Caneca, inaugurado em 2001. Em 2008 o projeto de oficializá-la como rua gay trouxe à tona uma série de atores cujos discursos buscam legitimidade ante a autorização de quem poderia falar sobre e pela rua. E há gays na rua? Mas há tantos assim? O que poderia significar ser gay na Frei Caneca? Esta dissertação é resultado da pesquisa que buscou entender o que diversos atores presentes na rua entendem por “rua gay”, por sua presença nela e como entendem a rua em si. Onde ela está, do que se aproxima e do que se afasta. Com foco privilegiado nos frequentadores que utilizam a rua como espaço de lazer noturno, ou caminho obrigatório antes de irem para o lugar de destino, a pesquisa busca demonstrar que uma rua e qualquer outro espaço citadino têm mobilidade: o concreto caminha, muda, se desfaz.A street is made of many things, including identities. A street is not only way to get to another place, access to public space or public place or interdiction whoever avoid danger and violence. The Frei Caneca Street, officially located in the neighborhood of Consolação, surrounding the center of the city of São Paulo and close to Paulista Avenue, is the focus of this work, which brings up where she might be and what it can be. To think the Frei Caneca St. that may be located elsewhere than the district or region officially allocated may seem meaningless. But where is it anyway? And is it something beyond a street? Parallel to Augusta St., formerly known by this female prostitution, the Frei Caneca St. has undergone for several transformations that have affected your estate social constitution and understanding of their identity. Without wishing to suggest an increase in prominence of the buildings and businesses in the last decade, I point out how it has helped settle the identity of street. At least since 2003 it has been known and recognized as a "gay street" of São Paulo, after a conflict between a gay couple and the administration of Frei Caneca Mall, opened in 2001. In 2008 the project to becoming as a legal “gay street” as it brought to light a number of actors whose legitimacy discourses seek permission of who could talk about and the street. And are there gays in the street? But are there so much? What could it mean to be gay at Frei Caneca St.? This tesis is the result of research that sought to understand what various actors present on the street mean by "gay street" by this presence and understand how the street itself. Where it is, what it approaching and moving away. And focusing on the patrons who use the street as a space for nightly entertainment, or obligatory way before going to the place of destination, the research seeks to demonstrate that a street and any other space have mobility: the concrete walks, changes, dissolves.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Espaço urbanoSexualidadeCentralidadesRelações de gêneroUrban spaceSexualityCentralitiesGender issuesSe essa rua fosse minha: sexualidade e apropriação do espaço na “rua gay” de São PauloIf this street was mine: sexuality and appropriation of space on São Paulo's “gay street”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Ciências Sociais - GuarulhosCorpo, sexualidade e práticas simbólicasORIGINALPuccinelliBruno_Dissertacao_SeEssaRuaFosseMinha.pdfPuccinelliBruno_Dissertacao_SeEssaRuaFosseMinha.pdfBruno Puccinelliapplication/pdf77587728${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41749/1/PuccinelliBruno_Dissertacao_SeEssaRuaFosseMinha.pdfbb77944e736d034b75e31940632c2661MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85480${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41749/2/license.txt79509915b18d3c2639c77c5d7f33fa26MD52open accessTEXTPuccinelliBruno_Dissertacao_SeEssaRuaFosseMinha.pdf.txtPuccinelliBruno_Dissertacao_SeEssaRuaFosseMinha.pdf.txtExtracted texttext/plain369622${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41749/6/PuccinelliBruno_Dissertacao_SeEssaRuaFosseMinha.pdf.txt83a25fedcf1a7aa8b758ca15438095b4MD56open accessTHUMBNAILPuccinelliBruno_Dissertacao_SeEssaRuaFosseMinha.pdf.jpgPuccinelliBruno_Dissertacao_SeEssaRuaFosseMinha.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4042${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41749/8/PuccinelliBruno_Dissertacao_SeEssaRuaFosseMinha.pdf.jpg2e574fa5c569aeb0cb802825af3c69b4MD58open access11600/417492023-05-15 10:25:48.737open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:25:48Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Se essa rua fosse minha: sexualidade e apropriação do espaço na “rua gay” de São Paulo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv If this street was mine: sexuality and appropriation of space on São Paulo's “gay street”
title Se essa rua fosse minha: sexualidade e apropriação do espaço na “rua gay” de São Paulo
spellingShingle Se essa rua fosse minha: sexualidade e apropriação do espaço na “rua gay” de São Paulo
Puccinelli, Bruno [UNIFESP]
Espaço urbano
Sexualidade
Centralidades
Relações de gênero
Urban space
Sexuality
Centralities
Gender issues
title_short Se essa rua fosse minha: sexualidade e apropriação do espaço na “rua gay” de São Paulo
title_full Se essa rua fosse minha: sexualidade e apropriação do espaço na “rua gay” de São Paulo
title_fullStr Se essa rua fosse minha: sexualidade e apropriação do espaço na “rua gay” de São Paulo
title_full_unstemmed Se essa rua fosse minha: sexualidade e apropriação do espaço na “rua gay” de São Paulo
title_sort Se essa rua fosse minha: sexualidade e apropriação do espaço na “rua gay” de São Paulo
author Puccinelli, Bruno [UNIFESP]
author_facet Puccinelli, Bruno [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Puccinelli, Bruno [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Andréa Cláudia Miguel Marques [UNIFESP]
contributor_str_mv Barbosa, Andréa Cláudia Miguel Marques [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço urbano
Sexualidade
Centralidades
Relações de gênero
topic Espaço urbano
Sexualidade
Centralidades
Relações de gênero
Urban space
Sexuality
Centralities
Gender issues
dc.subject.eng.fl_str_mv Urban space
Sexuality
Centralities
Gender issues
description Uma rua é feita de muitas coisas, inclusive de identidades. Uma rua não é só caminho para se chegar a outro lugar, espaço de acesso ao público ou coletivo ou lugar de interdição a quem quer evitar o perigo e a violência. Uma rua pode ser espaço para se estar e para se ser; ela em si pode estar e ser. A Rua Frei Caneca, localizada oficialmente no bairro da Consolação, imediações do Centro da cidade de São Paulo e próxima à Avenida Paulista, é o foco do presente trabalho, o qual traz à baila onde ela pode estar e o que ela pode ser. Pensar que a Frei Caneca pode se localizar em outro lugar que não o bairro ou a região oficialmente alocada pode parecer sem sentido. Mas, onde ela está afinal? E o que ela é além de uma rua? Paralela à Rua Augusta, esta conhecida outrora pela prostituição feminina, a Frei Caneca tem passado por diversas transformações imobiliárias que têm afetado sua constituição social e o entendimento de sua identidade. Sem querer sugerir uma proeminência do incremento em prédios e comércios na última década, aponto como isso tem ajudado a sedimentar a identidade da rua. Ao menos desde 2003 ela tem sido conhecida, e reconhecida, como a “rua gay” de São Paulo, após uma situação de conflito entre um casal gay e a administração do Shopping Frei Caneca, inaugurado em 2001. Em 2008 o projeto de oficializá-la como rua gay trouxe à tona uma série de atores cujos discursos buscam legitimidade ante a autorização de quem poderia falar sobre e pela rua. E há gays na rua? Mas há tantos assim? O que poderia significar ser gay na Frei Caneca? Esta dissertação é resultado da pesquisa que buscou entender o que diversos atores presentes na rua entendem por “rua gay”, por sua presença nela e como entendem a rua em si. Onde ela está, do que se aproxima e do que se afasta. Com foco privilegiado nos frequentadores que utilizam a rua como espaço de lazer noturno, ou caminho obrigatório antes de irem para o lugar de destino, a pesquisa busca demonstrar que uma rua e qualquer outro espaço citadino têm mobilidade: o concreto caminha, muda, se desfaz.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-11T18:34:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-11T18:34:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/11600/41749
url http://repositorio.unifesp.br/11600/41749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41749/1/PuccinelliBruno_Dissertacao_SeEssaRuaFosseMinha.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41749/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41749/6/PuccinelliBruno_Dissertacao_SeEssaRuaFosseMinha.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41749/8/PuccinelliBruno_Dissertacao_SeEssaRuaFosseMinha.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bb77944e736d034b75e31940632c2661
79509915b18d3c2639c77c5d7f33fa26
83a25fedcf1a7aa8b758ca15438095b4
2e574fa5c569aeb0cb802825af3c69b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105922803105792