O ensino da fisioterapia preventiva na formação profissional do fisioterapeuta na região Norte do Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Araújo, Erbenia Maria Martins de [UNIFESP]
Orientador(a): Batista, Nildo Alves [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21207
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar o Ensino da Fisioterapia Preventiva na Graduação das Escolas da Região Norte do Brasil a partir de docentes e discentes. Procurou-se, assim, delinear objetivos, conteúdos, estratégias de ensino e de avaliação das propostas curriculares bem como conhecer os docentes responsáveis por este ensino. As expectativas dos docentes e discentes e a contribuição deste ensino para a atuação na Atenção Básica à Saúde foram investigados, correlacionando os dados com a literatura pertinente. Optamos por desenvolver uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva, realizada a partir de uma abordagem quantitativa e qualitativa em duas das quatro escolas que atualmente formam fisioterapeutas na Região: uma privada em Manaus (Amazonas) e outra pública em Belém (Pará). Entrevistamos quatro professores e vinte discentes e analisamos os planos de ensino das disciplinas e módulos correspondentes. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Observou-se que a inserção da fisioterapia preventiva e os cenários de aprendizagem para as práticas bem como os objetivos e critérios para seleção de conteúdos divergem pouco entre si. As dificuldades mais referidas tanto pelos professores como pelos estudantes são a reduzida carga horária e a necessidade de maior abrangência de cenários para as práticas. Discutiu-se também alguns traços do perfil dos docentes, investigando os atributos considerados mais relevantes para o exercício da docência na área. Uma perspectiva humanística a boa interação professor-aluno, à vivência e experiência, a transmissão de segurança aos discentes, a arte de saber associar teoria com a prática, a criatividade e incentivo a iniciação científica foram as características apontadas para um “bom professor” nesta área. Acreditamos, com este estudo, estar contribuindo para a melhor compreensão do ensino da Fisioterapia Preventiva como parte fundamental para a formação do fisioterapeuta no tocante a Atenção Primária, além de incentivar a busca de novos caminhos que apontem para a melhor qualidade e aperfeiçoamento deste ensino, contribuindo sobremaneira, para o enriquecimento do atendimento no SUS.
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As expectativas dos docentes e discentes e a contribuição deste ensino para a atuação na Atenção Básica à Saúde foram investigados, correlacionando os dados com a literatura pertinente. Optamos por desenvolver uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva, realizada a partir de uma abordagem quantitativa e qualitativa em duas das quatro escolas que atualmente formam fisioterapeutas na Região: uma privada em Manaus (Amazonas) e outra pública em Belém (Pará). Entrevistamos quatro professores e vinte discentes e analisamos os planos de ensino das disciplinas e módulos correspondentes. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Observou-se que a inserção da fisioterapia preventiva e os cenários de aprendizagem para as práticas bem como os objetivos e critérios para seleção de conteúdos divergem pouco entre si. As dificuldades mais referidas tanto pelos professores como pelos estudantes são a reduzida carga horária e a necessidade de maior abrangência de cenários para as práticas. Discutiu-se também alguns traços do perfil dos docentes, investigando os atributos considerados mais relevantes para o exercício da docência na área. Uma perspectiva humanística a boa interação professor-aluno, à vivência e experiência, a transmissão de segurança aos discentes, a arte de saber associar teoria com a prática, a criatividade e incentivo a iniciação científica foram as características apontadas para um “bom professor” nesta área. Acreditamos, com este estudo, estar contribuindo para a melhor compreensão do ensino da Fisioterapia Preventiva como parte fundamental para a formação do fisioterapeuta no tocante a Atenção Primária, além de incentivar a busca de novos caminhos que apontem para a melhor qualidade e aperfeiçoamento deste ensino, contribuindo sobremaneira, para o enriquecimento do atendimento no SUS.The purpose of this study is to investigate the Preventive Physiotherapy Teaching in the Graduation schools, in the north part of Brazil, from the professors and student’s point of view. We aimed to delineate objectives, contents and teaching strategies and to analyze curricular proposals as well as to know those in charge for this teaching program. The professors and students’ expectations and the contribution of this teaching program to act in the Basic Attention to Health were analyzed, and the obtained data were correlated with the proper literature. Our option was to develop an exploratory, descriptive research based on a quantitative and qualitative approach and carried out in two out of the four schools that, at present, are responsible for physiotherapist formation in this area: one was a private school in Manaus (Amazon State) and the other was a public school located in Belém (Pará State). Four professors and 20 students were interviewed and the teaching discipline plans and corresponding modules were analyzed. Data were evaluated according to the Content Analysis technique. It was observed that the preventive physiotherapy program insertion and the teaching settings for the practice, as well as objectives and criteria for the content selection did not differ among themselves. The most mentioned difficulties referred either by professors and students are reduced workload and the need of more wide-ranging settings for the practice. Some professors’ traits were analyzed investigating the more relevant features for the exercise of teaching in this area. A humanistic perspective, a fine professor-student interaction, experience and practice, bring confidence for the professors, the art of knowing how to associate theory with practice, creativeness and incentive to the initial scientific start-up were considered the major characteristics to be “ a good professor” in this area. We hope that this study could bring some contribution to have a better comprehension of the Preventive Physiotherapy Teaching as essential in the physiotherapist formation regarding Primary Attention. Also, to encourage the search for new paths to bring quality and development to this teaching and thus, significantly contributing to the SUS (National Health System) assistance.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM)BV UNIFESP: Teses e dissertações122 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Fisioterapia/educaçãoFisioterapia preventivaEnsino da fisioterapiaFisioterapia,Physiotherapy teachingPreventive physiotherapyPhysiotherapyO ensino da fisioterapia preventiva na formação profissional do fisioterapeuta na região Norte do BrasilThe preventive physiotherapy teaching in the graduation schools, in the north part of Brazil, from the professors and student's point of viewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em ciências da saúde – São PauloORIGINALPublico-21207.pdfPublico-21207.pdfapplication/pdf1000728${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21207/1/Publico-21207.pdf2b21bb7fad52c2243e080bc5a0dfa01bMD51open accessTEXTPublico-21207.pdf.txtPublico-21207.pdf.txtExtracted texttext/plain184294${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21207/3/Publico-21207.pdf.txt05719765ae3271971ad26b05a750b97cMD53open accessTHUMBNAILPublico-21207.pdf.jpgPublico-21207.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3917${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21207/5/Publico-21207.pdf.jpg218ffa9155f6acebfa70268eb2c926ceMD55open access11600/212072023-05-15 01:18:01.476open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/21207Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:18:01Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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