Políticas De Igualdade Racial Nos Cadernos De Orientação Do Programa Nacional De Inclusão De Jovens (Projovem - Adolescente) Em Itapevi De 2012a 2014

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Macedo, Guilherme Bispo [UNIFESP]
Orientador(a): Vieira, Cleber Santos [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6489251
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52474
Resumo: Esta Pesquisa Investiga Os Eixos De Aproximação Entre A Educação Das Relações Raciais E O Sistema De Socioeducação No Brasil. Estuda-Se De Maneira Detalhada De Que Forma As Diretrizes Nacionais Para A Educação Das Relações Étnico-Raciais E As Leis 10.639/03 E 11.645/08, Que Dispõem Sobre A Obrigatoriedade Do Ensino De História E Cultura Afro-Brasileira E Indígena Nos Estabelecimentos De Ensino, Reverberaram No Plano Nacional De Assistência Social (Pnas) E No Sistema Único De Assistência Social (Suas). Mais Precisamente, Busca-Se Analisar Os Impactos Das Políticas De Igualdade Racial No Programa Nacional De Inclusão De Jovens (Projovem-Adolescente). A Partir Do Arcabouço Teórico-Metodológico Lançado Por Nilma Lino Gomes, Demonstra-Se Que Dentre Os Caminhos Abertos Pela Luta Do Movimento Negro E Pela Lei 10.639/03 Situam-Se Os Manuais De Orientação Ao Trabalho De Educadores Que Atuam Nos Centros De Referência Da Assistência Social (Cras), Isto É, As Reivindicações E Temas Do Movimento Negro Que Se Materializara
id UFSP_eb74d1ab9105c232b921c1a5d4c62d0a
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/52474
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Macedo, Guilherme Bispo [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Vieira, Cleber Santos [UNIFESP]2020-03-25T11:43:56Z2020-03-25T11:43:56Z2018-09-14https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6489251https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/524742018-0415.pdfEsta Pesquisa Investiga Os Eixos De Aproximação Entre A Educação Das Relações Raciais E O Sistema De Socioeducação No Brasil. Estuda-Se De Maneira Detalhada De Que Forma As Diretrizes Nacionais Para A Educação Das Relações Étnico-Raciais E As Leis 10.639/03 E 11.645/08, Que Dispõem Sobre A Obrigatoriedade Do Ensino De História E Cultura Afro-Brasileira E Indígena Nos Estabelecimentos De Ensino, Reverberaram No Plano Nacional De Assistência Social (Pnas) E No Sistema Único De Assistência Social (Suas). Mais Precisamente, Busca-Se Analisar Os Impactos Das Políticas De Igualdade Racial No Programa Nacional De Inclusão De Jovens (Projovem-Adolescente). A Partir Do Arcabouço Teórico-Metodológico Lançado Por Nilma Lino Gomes, Demonstra-Se Que Dentre Os Caminhos Abertos Pela Luta Do Movimento Negro E Pela Lei 10.639/03 Situam-Se Os Manuais De Orientação Ao Trabalho De Educadores Que Atuam Nos Centros De Referência Da Assistência Social (Cras), Isto É, As Reivindicações E Temas Do Movimento Negro Que Se MaterializaraThis Research Investigates The Axes Of Approximation Between The Education Of Racial Relations And The System Of Socioeducation In Brazil. It Is Studied In Detail How The National Guidelines For The Education Of Ethnic-Racial Relations And Laws 10.639 / 03 And 11.645 / 08, Which Provide For The Obligation To Teach Afro-Brazilian And Indigenous History And Culture In In The National Social Assistance Plan (Pnas) And The Single Social Assistance System (Suas). More Precisely, It Seeks To Analyze The Impacts Of Racial Equality Policies In The National Youth Inclusion Program (Projovem-Adolescente). From The Theoretical-Methodological Framework Launched By Nilma Lino Gomes, It Is Shown That Among The Paths Opened By The Struggle Of The Black Movement And Law 10.639 / 03 Are The Guidelines For The Work Of Educators Who Work In The Reference Centers Of The (Cras), That Is, The Demands And Themes Of The Black Movement That Materialized In The Form Of Educational Policy From 2003, Directly Influenced The PedagogicalDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)123 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)SocioeducaçãoRelações Étnico-RaciaisRacismoJuventudeSocioeducationEthnic-Racial RelationsRacismYouthPolíticas De Igualdade Racial Nos Cadernos De Orientação Do Programa Nacional De Inclusão De Jovens (Projovem - Adolescente) Em Itapevi De 2012a 2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducação E Saúde Na Infância E AdolescênciaMultidisciplinarEducação E Saúde Na Infância E Na Adolescência: Problemas Crônicos E Perspectivas AtuaisORIGINAL2018-0415.pdfapplication/pdf2178524${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52474/1/2018-0415.pdfbde07d44b5e0f2a6b470f4c46b4704a1MD51open accessTEXT2018-0415.pdf.txt2018-0415.pdf.txtExtracted texttext/plain221476${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52474/5/2018-0415.pdf.txt92cc1a27dfa8c32b720634b068075331MD55open accessTHUMBNAIL2018-0415.pdf.jpg2018-0415.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3893${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52474/7/2018-0415.pdf.jpgd0c96d2b5ba56f9c8cf4a53ca9e34502MD57open access11600/524742023-05-15 10:48:36.926open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52474Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:48:36Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Políticas De Igualdade Racial Nos Cadernos De Orientação Do Programa Nacional De Inclusão De Jovens (Projovem - Adolescente) Em Itapevi De 2012a 2014
title Políticas De Igualdade Racial Nos Cadernos De Orientação Do Programa Nacional De Inclusão De Jovens (Projovem - Adolescente) Em Itapevi De 2012a 2014
spellingShingle Políticas De Igualdade Racial Nos Cadernos De Orientação Do Programa Nacional De Inclusão De Jovens (Projovem - Adolescente) Em Itapevi De 2012a 2014
Macedo, Guilherme Bispo [UNIFESP]
Socioeducação
Relações Étnico-Raciais
Racismo
Juventude
Socioeducation
Ethnic-Racial Relations
Racism
Youth
title_short Políticas De Igualdade Racial Nos Cadernos De Orientação Do Programa Nacional De Inclusão De Jovens (Projovem - Adolescente) Em Itapevi De 2012a 2014
title_full Políticas De Igualdade Racial Nos Cadernos De Orientação Do Programa Nacional De Inclusão De Jovens (Projovem - Adolescente) Em Itapevi De 2012a 2014
title_fullStr Políticas De Igualdade Racial Nos Cadernos De Orientação Do Programa Nacional De Inclusão De Jovens (Projovem - Adolescente) Em Itapevi De 2012a 2014
title_full_unstemmed Políticas De Igualdade Racial Nos Cadernos De Orientação Do Programa Nacional De Inclusão De Jovens (Projovem - Adolescente) Em Itapevi De 2012a 2014
title_sort Políticas De Igualdade Racial Nos Cadernos De Orientação Do Programa Nacional De Inclusão De Jovens (Projovem - Adolescente) Em Itapevi De 2012a 2014
author Macedo, Guilherme Bispo [UNIFESP]
author_facet Macedo, Guilherme Bispo [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Guilherme Bispo [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Cleber Santos [UNIFESP]
contributor_str_mv Vieira, Cleber Santos [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Socioeducação
Relações Étnico-Raciais
Racismo
Juventude
topic Socioeducação
Relações Étnico-Raciais
Racismo
Juventude
Socioeducation
Ethnic-Racial Relations
Racism
Youth
dc.subject.eng.fl_str_mv Socioeducation
Ethnic-Racial Relations
Racism
Youth
description Esta Pesquisa Investiga Os Eixos De Aproximação Entre A Educação Das Relações Raciais E O Sistema De Socioeducação No Brasil. Estuda-Se De Maneira Detalhada De Que Forma As Diretrizes Nacionais Para A Educação Das Relações Étnico-Raciais E As Leis 10.639/03 E 11.645/08, Que Dispõem Sobre A Obrigatoriedade Do Ensino De História E Cultura Afro-Brasileira E Indígena Nos Estabelecimentos De Ensino, Reverberaram No Plano Nacional De Assistência Social (Pnas) E No Sistema Único De Assistência Social (Suas). Mais Precisamente, Busca-Se Analisar Os Impactos Das Políticas De Igualdade Racial No Programa Nacional De Inclusão De Jovens (Projovem-Adolescente). A Partir Do Arcabouço Teórico-Metodológico Lançado Por Nilma Lino Gomes, Demonstra-Se Que Dentre Os Caminhos Abertos Pela Luta Do Movimento Negro E Pela Lei 10.639/03 Situam-Se Os Manuais De Orientação Ao Trabalho De Educadores Que Atuam Nos Centros De Referência Da Assistência Social (Cras), Isto É, As Reivindicações E Temas Do Movimento Negro Que Se Materializara
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-25T11:43:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-25T11:43:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6489251
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52474
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 2018-0415.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6489251
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52474
identifier_str_mv 2018-0415.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 123 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52474/1/2018-0415.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52474/5/2018-0415.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52474/7/2018-0415.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bde07d44b5e0f2a6b470f4c46b4704a1
92cc1a27dfa8c32b720634b068075331
d0c96d2b5ba56f9c8cf4a53ca9e34502
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105874014961664