Análise do cargo de técnico em assuntos educacionais em uma universidade federal de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: LOPES, Mariana Gomes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/847
Resumo: Os profissionais ocupantes do cargo de Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) são fundamentais para a consecução do objetivo principal das universidades federais, que é a promoção de um ensino de qualidade. Isso porque as atribuições do cargo estão relacionadas diretamente com as atividades de ensino, pesquisa e extensão. O presente estudo objetivou, por meio de um estudo de caso em uma universidade federal de Minas Gerais, descrever e analisar o cargo, analisando diferenças entre o trabalho real e o prescrito legalmente, além de sugerir práticas que possam potencializar a sua atuação e aprimorar os processos de alocação. Buscou, ainda, analisar a trajetória dos servidores na universidade, as motivações para ingresso na carreira e a realização profissional. A pesquisa, de caráter exploratório, utilizou-se de procedimentos qualitativos e quantitativos para a coleta de dados. Para análise das respostas qualitativas empregou-se o procedimento de análise de conteúdo de Bardin e para os dados quantitativos foram calculados os percentuais e as frequências. Os resultados apontaram que existe uma distância entre o trabalho prescrito na legislação e o efetivamente realizado pelos TAEs na instituição analisada, estando os profissionais a desempenhar atividades prioritariamente administrativas. Em relação a trajetória, a maioria já mudou de setor visando atuar em atividades vinculadas ao cargo. Como sugestões para corrigir as distorções observadas os participantes recomendaram a construção de políticas de recursos humanos capazes de ampliar a atuação destes profissionais em atividades genuinamente pedagógicas, de acordo com o prescrito na legislação.
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spelling Análise do cargo de técnico em assuntos educacionais em uma universidade federal de Minas GeraisAdministração pública.Técnico em assuntos educacionais.Gestão de pessoas.People management.Public administration.Technical education.Administração PúblicaOs profissionais ocupantes do cargo de Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) são fundamentais para a consecução do objetivo principal das universidades federais, que é a promoção de um ensino de qualidade. Isso porque as atribuições do cargo estão relacionadas diretamente com as atividades de ensino, pesquisa e extensão. O presente estudo objetivou, por meio de um estudo de caso em uma universidade federal de Minas Gerais, descrever e analisar o cargo, analisando diferenças entre o trabalho real e o prescrito legalmente, além de sugerir práticas que possam potencializar a sua atuação e aprimorar os processos de alocação. Buscou, ainda, analisar a trajetória dos servidores na universidade, as motivações para ingresso na carreira e a realização profissional. A pesquisa, de caráter exploratório, utilizou-se de procedimentos qualitativos e quantitativos para a coleta de dados. Para análise das respostas qualitativas empregou-se o procedimento de análise de conteúdo de Bardin e para os dados quantitativos foram calculados os percentuais e as frequências. Os resultados apontaram que existe uma distância entre o trabalho prescrito na legislação e o efetivamente realizado pelos TAEs na instituição analisada, estando os profissionais a desempenhar atividades prioritariamente administrativas. Em relação a trajetória, a maioria já mudou de setor visando atuar em atividades vinculadas ao cargo. Como sugestões para corrigir as distorções observadas os participantes recomendaram a construção de políticas de recursos humanos capazes de ampliar a atuação destes profissionais em atividades genuinamente pedagógicas, de acordo com o prescrito na legislação.The professionals occupying the position of Technicians in Educational Subjects (TESs) are fundamental to the achievement of the main objective of Brazilian´s federal universities, which is the promotion of quality education. This is because the assignments are directly related to teaching, research and extension activities. The present study aimed to describe and analyze the position, analyzing differences between actual and legally prescribed work, and suggest practices that may enhance the performance and improve the allocation processes. It also sought to analyze the trajectory of these professionals in the university, the motivations for joining the career and the professional achievement. The exploratory research used qualitative and quantitative data collection procedures. Bardin content analysis was used to analyze the qualitative responses and the percentages and frequencies were calculated for the quantitative data. The results showed that there is a distance between the legal prescribed work and the actual work performed by the TAEs in the analyzed institution, and the professionals are performing activities primarily administrative. In relation to the trajectory, most have already changed sectors searching to work in activities related to the position. As suggestions to enhance the pedagogical nature of the position, the participants suggested create human resources policies that can enhance the practice of genuinely pedagogical activities related to legal statements.Universidade Federal do Triângulo MineiroPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede NacionalOLIVEIRA, Marina Cardoso de04891148659http://lattes.cnpq.br/2777734334501375LOPES, Mariana Gomes2019-08-30T17:20:30Z2019-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLOPES, Mariana Gomes. Análise do cargo de técnico em assuntos educacionais em uma universidade federal de Minas Gerais. 2019. 114f . Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/847porALMEIDA, Susan Mary Vieira de et al. Processo admissional e lotação de pessoal: a realidade de uma IFES. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 11, n. 4, p. 147-166, 2018. ALVES, Paulo Henrique Lopes. Gestão de pessoas e carreira: criação e extinção de funções. Mai, 2017. Notas de Aula. Faculdade de Talentos Humanos (FACTHUS), Uberaba/MG. ARANHA, João Gilberto Torres; SALLES, Denise Medeiros Ribeiro. A evolução da gestão de pessoas nas universidades federais: do patrimonialismo ao estratégico. XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária CIGU, Desafios da Gestão Universitária no Século XXI, 2015. ÁVILA, Lucas Veiga; STECCA, Jaime Peixoto. Gestão de pessoas. 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Technical education.
Administração Pública
description Os profissionais ocupantes do cargo de Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) são fundamentais para a consecução do objetivo principal das universidades federais, que é a promoção de um ensino de qualidade. Isso porque as atribuições do cargo estão relacionadas diretamente com as atividades de ensino, pesquisa e extensão. O presente estudo objetivou, por meio de um estudo de caso em uma universidade federal de Minas Gerais, descrever e analisar o cargo, analisando diferenças entre o trabalho real e o prescrito legalmente, além de sugerir práticas que possam potencializar a sua atuação e aprimorar os processos de alocação. Buscou, ainda, analisar a trajetória dos servidores na universidade, as motivações para ingresso na carreira e a realização profissional. A pesquisa, de caráter exploratório, utilizou-se de procedimentos qualitativos e quantitativos para a coleta de dados. Para análise das respostas qualitativas empregou-se o procedimento de análise de conteúdo de Bardin e para os dados quantitativos foram calculados os percentuais e as frequências. Os resultados apontaram que existe uma distância entre o trabalho prescrito na legislação e o efetivamente realizado pelos TAEs na instituição analisada, estando os profissionais a desempenhar atividades prioritariamente administrativas. Em relação a trajetória, a maioria já mudou de setor visando atuar em atividades vinculadas ao cargo. Como sugestões para corrigir as distorções observadas os participantes recomendaram a construção de políticas de recursos humanos capazes de ampliar a atuação destes profissionais em atividades genuinamente pedagógicas, de acordo com o prescrito na legislação.
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