Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática Brasil UFTM Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/912 |
Resumo: | O ensino dos Números Complexos é de grande importância no ensino médio. Porém o que vemos, historicamente, é um desenvolvimento estritamente algébrico e formal, com ausência de significado, mal compreendida pelos alunos e fora de contexto. O objetivo desse trabalho é propor uma discussão sobre o ensino e aprendizagem dos números complexos, explorando sua geometria dos pontos de vista teórico e computacional. Nesse percurso abordaremos o assunto com embasamento histórico, mostrando os impasses e limitações dos matemáticos em cada época para a aceitação desses números e evolução do seu estudo. Também trataremos o conteúdo sob os aspectos geométricos de uma forma dinâmica que é adequada para facilitar e auxiliar ainda mais a compreensão. Dando suporte a todo o trabalho está o emprego de recursos computacionais que são, atualmente, importantes ferramentas a favor do processo de construção do conhecimento matemático, visto que a visualização contribui grandemente para tal. Entre eles destaca-se o software livre GeoGebra 5.0, que é acessível e de fácil utilização. Al´em de recursos didáticos procuramos mostrar as aplicações dos Números Complexos em outras áreas do conhecimento, permitindo assim práticas docentes mais coerentes com o perfil dos alunos da sociedade atual. |
id |
UFTM_e3e4917bea9a30d451084538a4979377 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/912 |
network_acronym_str |
UFTM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository_id_str |
|
spelling |
Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionaisNúmeros complexos.Ensino médio.Geometria.Aplicações.Recursos computacionais.Complex numbers.High school.Geometry.Applications.Computing resources.Matemática AplicadaO ensino dos Números Complexos é de grande importância no ensino médio. Porém o que vemos, historicamente, é um desenvolvimento estritamente algébrico e formal, com ausência de significado, mal compreendida pelos alunos e fora de contexto. O objetivo desse trabalho é propor uma discussão sobre o ensino e aprendizagem dos números complexos, explorando sua geometria dos pontos de vista teórico e computacional. Nesse percurso abordaremos o assunto com embasamento histórico, mostrando os impasses e limitações dos matemáticos em cada época para a aceitação desses números e evolução do seu estudo. Também trataremos o conteúdo sob os aspectos geométricos de uma forma dinâmica que é adequada para facilitar e auxiliar ainda mais a compreensão. Dando suporte a todo o trabalho está o emprego de recursos computacionais que são, atualmente, importantes ferramentas a favor do processo de construção do conhecimento matemático, visto que a visualização contribui grandemente para tal. Entre eles destaca-se o software livre GeoGebra 5.0, que é acessível e de fácil utilização. Al´em de recursos didáticos procuramos mostrar as aplicações dos Números Complexos em outras áreas do conhecimento, permitindo assim práticas docentes mais coerentes com o perfil dos alunos da sociedade atual.The teaching of complex numbers has a big importance in high school, but what we see historically is a strictly algebraic and formal application, meaningless, poorly understood by students and out of context. The goal of the present work is to propose a discussion about teaching and learning of Complex Numbers, exploring it’s geometry from theoretical and computational points of view. Along the way we will approach it with a historical basis, showing the impasses and limitations of mathematicians in each time for the acceptance of these numbers and evolution of their study. Also we treat the content in the geometric aspects in a dynamic way, which is adequate to facilitate and further assist the understanding. Supporting all the work is the use of computational resources that are currently an important tool in favor of mathematical knowledge construction process, as the visual displaying contributes greatly to this. Among them stands out the GeoGebra software that is affordable and easy to use. In addition to teaching resources we try to show the applications of Complex Numbers in other areas of knowledge, thus allowing more consistent teaching practices with the profile of students of modern society.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em MatemáticaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalOTTOBONI, Rafael Rodrigo22766781862http://lattes.cnpq.br/1765467104699245DEUS, Jane Cristina Vieira de2019-11-14T15:13:37Z2016-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfDEUS, Jane Cristina Vieira de. Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais. 2016. 94f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/912porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2019-11-15T04:00:29Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2019-11-15T04:00:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais |
title |
Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais |
spellingShingle |
Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais DEUS, Jane Cristina Vieira de Números complexos. Ensino médio. Geometria. Aplicações. Recursos computacionais. Complex numbers. High school. Geometry. Applications. Computing resources. Matemática Aplicada |
title_short |
Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais |
title_full |
Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais |
title_fullStr |
Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais |
title_full_unstemmed |
Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais |
title_sort |
Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais |
author |
DEUS, Jane Cristina Vieira de |
author_facet |
DEUS, Jane Cristina Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OTTOBONI, Rafael Rodrigo 22766781862 http://lattes.cnpq.br/1765467104699245 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DEUS, Jane Cristina Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Números complexos. Ensino médio. Geometria. Aplicações. Recursos computacionais. Complex numbers. High school. Geometry. Applications. Computing resources. Matemática Aplicada |
topic |
Números complexos. Ensino médio. Geometria. Aplicações. Recursos computacionais. Complex numbers. High school. Geometry. Applications. Computing resources. Matemática Aplicada |
description |
O ensino dos Números Complexos é de grande importância no ensino médio. Porém o que vemos, historicamente, é um desenvolvimento estritamente algébrico e formal, com ausência de significado, mal compreendida pelos alunos e fora de contexto. O objetivo desse trabalho é propor uma discussão sobre o ensino e aprendizagem dos números complexos, explorando sua geometria dos pontos de vista teórico e computacional. Nesse percurso abordaremos o assunto com embasamento histórico, mostrando os impasses e limitações dos matemáticos em cada época para a aceitação desses números e evolução do seu estudo. Também trataremos o conteúdo sob os aspectos geométricos de uma forma dinâmica que é adequada para facilitar e auxiliar ainda mais a compreensão. Dando suporte a todo o trabalho está o emprego de recursos computacionais que são, atualmente, importantes ferramentas a favor do processo de construção do conhecimento matemático, visto que a visualização contribui grandemente para tal. Entre eles destaca-se o software livre GeoGebra 5.0, que é acessível e de fácil utilização. Al´em de recursos didáticos procuramos mostrar as aplicações dos Números Complexos em outras áreas do conhecimento, permitindo assim práticas docentes mais coerentes com o perfil dos alunos da sociedade atual. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-19 2019-11-14T15:13:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DEUS, Jane Cristina Vieira de. Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais. 2016. 94f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019. http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/912 |
identifier_str_mv |
DEUS, Jane Cristina Vieira de. Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais. 2016. 94f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019. |
url |
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática Brasil UFTM Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática Brasil UFTM Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) instacron:UFTM |
instname_str |
Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
instacron_str |
UFTM |
institution |
UFTM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br |
_version_ |
1797221197907230720 |