Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: DEUS, Jane Cristina Vieira de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/912
Resumo: O ensino dos Números Complexos é de grande importância no ensino médio. Porém o que vemos, historicamente, é um desenvolvimento estritamente algébrico e formal, com ausência de significado, mal compreendida pelos alunos e fora de contexto. O objetivo desse trabalho é propor uma discussão sobre o ensino e aprendizagem dos números complexos, explorando sua geometria dos pontos de vista teórico e computacional. Nesse percurso abordaremos o assunto com embasamento histórico, mostrando os impasses e limitações dos matemáticos em cada época para a aceitação desses números e evolução do seu estudo. Também trataremos o conteúdo sob os aspectos geométricos de uma forma dinâmica que é adequada para facilitar e auxiliar ainda mais a compreensão. Dando suporte a todo o trabalho está o emprego de recursos computacionais que são, atualmente, importantes ferramentas a favor do processo de construção do conhecimento matemático, visto que a visualização contribui grandemente para tal. Entre eles destaca-se o software livre GeoGebra 5.0, que é acessível e de fácil utilização. Al´em de recursos didáticos procuramos mostrar as aplicações dos Números Complexos em outras áreas do conhecimento, permitindo assim práticas docentes mais coerentes com o perfil dos alunos da sociedade atual.
id UFTM_e3e4917bea9a30d451084538a4979377
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/912
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionaisNúmeros complexos.Ensino médio.Geometria.Aplicações.Recursos computacionais.Complex numbers.High school.Geometry.Applications.Computing resources.Matemática AplicadaO ensino dos Números Complexos é de grande importância no ensino médio. Porém o que vemos, historicamente, é um desenvolvimento estritamente algébrico e formal, com ausência de significado, mal compreendida pelos alunos e fora de contexto. O objetivo desse trabalho é propor uma discussão sobre o ensino e aprendizagem dos números complexos, explorando sua geometria dos pontos de vista teórico e computacional. Nesse percurso abordaremos o assunto com embasamento histórico, mostrando os impasses e limitações dos matemáticos em cada época para a aceitação desses números e evolução do seu estudo. Também trataremos o conteúdo sob os aspectos geométricos de uma forma dinâmica que é adequada para facilitar e auxiliar ainda mais a compreensão. Dando suporte a todo o trabalho está o emprego de recursos computacionais que são, atualmente, importantes ferramentas a favor do processo de construção do conhecimento matemático, visto que a visualização contribui grandemente para tal. Entre eles destaca-se o software livre GeoGebra 5.0, que é acessível e de fácil utilização. Al´em de recursos didáticos procuramos mostrar as aplicações dos Números Complexos em outras áreas do conhecimento, permitindo assim práticas docentes mais coerentes com o perfil dos alunos da sociedade atual.The teaching of complex numbers has a big importance in high school, but what we see historically is a strictly algebraic and formal application, meaningless, poorly understood by students and out of context. The goal of the present work is to propose a discussion about teaching and learning of Complex Numbers, exploring it’s geometry from theoretical and computational points of view. Along the way we will approach it with a historical basis, showing the impasses and limitations of mathematicians in each time for the acceptance of these numbers and evolution of their study. Also we treat the content in the geometric aspects in a dynamic way, which is adequate to facilitate and further assist the understanding. Supporting all the work is the use of computational resources that are currently an important tool in favor of mathematical knowledge construction process, as the visual displaying contributes greatly to this. Among them stands out the GeoGebra software that is affordable and easy to use. In addition to teaching resources we try to show the applications of Complex Numbers in other areas of knowledge, thus allowing more consistent teaching practices with the profile of students of modern society.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em MatemáticaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalOTTOBONI, Rafael Rodrigo22766781862http://lattes.cnpq.br/1765467104699245DEUS, Jane Cristina Vieira de2019-11-14T15:13:37Z2016-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfDEUS, Jane Cristina Vieira de. Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais. 2016. 94f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/912porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2019-11-15T04:00:29Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2019-11-15T04:00:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais
title Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais
spellingShingle Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais
DEUS, Jane Cristina Vieira de
Números complexos.
Ensino médio.
Geometria.
Aplicações.
Recursos computacionais.
Complex numbers.
High school.
Geometry.
Applications.
Computing resources.
Matemática Aplicada
title_short Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais
title_full Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais
title_fullStr Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais
title_full_unstemmed Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais
title_sort Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais
author DEUS, Jane Cristina Vieira de
author_facet DEUS, Jane Cristina Vieira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OTTOBONI, Rafael Rodrigo
22766781862
http://lattes.cnpq.br/1765467104699245
dc.contributor.author.fl_str_mv DEUS, Jane Cristina Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Números complexos.
Ensino médio.
Geometria.
Aplicações.
Recursos computacionais.
Complex numbers.
High school.
Geometry.
Applications.
Computing resources.
Matemática Aplicada
topic Números complexos.
Ensino médio.
Geometria.
Aplicações.
Recursos computacionais.
Complex numbers.
High school.
Geometry.
Applications.
Computing resources.
Matemática Aplicada
description O ensino dos Números Complexos é de grande importância no ensino médio. Porém o que vemos, historicamente, é um desenvolvimento estritamente algébrico e formal, com ausência de significado, mal compreendida pelos alunos e fora de contexto. O objetivo desse trabalho é propor uma discussão sobre o ensino e aprendizagem dos números complexos, explorando sua geometria dos pontos de vista teórico e computacional. Nesse percurso abordaremos o assunto com embasamento histórico, mostrando os impasses e limitações dos matemáticos em cada época para a aceitação desses números e evolução do seu estudo. Também trataremos o conteúdo sob os aspectos geométricos de uma forma dinâmica que é adequada para facilitar e auxiliar ainda mais a compreensão. Dando suporte a todo o trabalho está o emprego de recursos computacionais que são, atualmente, importantes ferramentas a favor do processo de construção do conhecimento matemático, visto que a visualização contribui grandemente para tal. Entre eles destaca-se o software livre GeoGebra 5.0, que é acessível e de fácil utilização. Al´em de recursos didáticos procuramos mostrar as aplicações dos Números Complexos em outras áreas do conhecimento, permitindo assim práticas docentes mais coerentes com o perfil dos alunos da sociedade atual.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-19
2019-11-14T15:13:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DEUS, Jane Cristina Vieira de. Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais. 2016. 94f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019.
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/912
identifier_str_mv DEUS, Jane Cristina Vieira de. Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais. 2016. 94f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019.
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1797221197907230720