Uma estratégia baseada na diegese para auxílio na definição da taxonomia de jogos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Domingues, Rodrigo de Godoy lattes
Orientador(a): Cardoso, Alexandre lattes
Banca de defesa: Battaiola, André Luiz lattes, Bernardes Júnior, João Luiz lattes, Tonus, Mirna lattes, Takahashi, Eduardo Koji lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23756
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.504
Resumo: Jogos, independente de sua forma, compartilham do cotidiano social. Eles conquistaram o mercado, atraíram a atenção da mídia em geral e também da Academia. Específicos aspectos técnicos e sociais de jogos têm alimentado diversas pesquisas em Psicologia, Filosofia, Comunicação, Engenharia e desenvolvimento de software e de hardware, bem como metodologias de produção nas diversas áreas das artes. Jogos participam da vida há tanto tempo, que as pesquisas formais sobre o conceito, por serem recentes, não conseguem determinar um conceito geral objetivo sobre o tema. Com o conceito de jogos mal compreendido, justifica-se buscar referências nos campos de comunicação e narrativa, cujas áreas testemunharam situação semelhante, para auxiliar a identificação adequada de correlações e correspondências entre conceitos e elementos diversos de artefatos ou práticas consideradas jogos. Tais correlações e correspondências guiaram o estudo para estruturar e comunicar um processo de raciocínio em relação à área de Game Studies. O processo de desenvolvimento da narrativa é um campo deveras documentado, que produziu resultados aplicáveis em áreas tais como entretenimento, instrução, design gráfico e educação, em conjunto com técnicas da psicologia para a manifestação de atratividade e manutenção de atenção. Nesse contexto, apesar do desenvolvimento de diversas teorias e ferramentas para o design ou produção de jogos, há um número reduzido de trabalhos que discutem a incursão do desenvolvimento da percepção da atratividade, como o Flow, em conjunto à utilização de metodologias que compreendam, em sua concepção, aspectos similares aos da evolução da área narrativa. De modo a atender essa demanda, esse trabalho desenvolveu um processo metodológico, compreendendo orientações para guiar, de modo orgânico, sua própria evolução, a ser aplicado em métodos de aprendizagem, pesquisa, design e produção à área de Game Studies, seguindo princípios da comunicação e do estruturalismo, mais especificamente a diegese, levando em consideração a atuação de diversas áreas do conhecimento.
id UFU_97f55ec9a26370475de0d49a566dcf43
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/23756
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2019-01-08T16:39:17Z2019-01-08T16:39:17Z2018-12-04DOMINGUES, Rodrigo de Godoy. Uma Estratégia Baseada na Diegese para Auxílio na Definição da Taxonomia de Jogos. 2018. 255 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23756http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.504Jogos, independente de sua forma, compartilham do cotidiano social. Eles conquistaram o mercado, atraíram a atenção da mídia em geral e também da Academia. Específicos aspectos técnicos e sociais de jogos têm alimentado diversas pesquisas em Psicologia, Filosofia, Comunicação, Engenharia e desenvolvimento de software e de hardware, bem como metodologias de produção nas diversas áreas das artes. Jogos participam da vida há tanto tempo, que as pesquisas formais sobre o conceito, por serem recentes, não conseguem determinar um conceito geral objetivo sobre o tema. Com o conceito de jogos mal compreendido, justifica-se buscar referências nos campos de comunicação e narrativa, cujas áreas testemunharam situação semelhante, para auxiliar a identificação adequada de correlações e correspondências entre conceitos e elementos diversos de artefatos ou práticas consideradas jogos. Tais correlações e correspondências guiaram o estudo para estruturar e comunicar um processo de raciocínio em relação à área de Game Studies. O processo de desenvolvimento da narrativa é um campo deveras documentado, que produziu resultados aplicáveis em áreas tais como entretenimento, instrução, design gráfico e educação, em conjunto com técnicas da psicologia para a manifestação de atratividade e manutenção de atenção. Nesse contexto, apesar do desenvolvimento de diversas teorias e ferramentas para o design ou produção de jogos, há um número reduzido de trabalhos que discutem a incursão do desenvolvimento da percepção da atratividade, como o Flow, em conjunto à utilização de metodologias que compreendam, em sua concepção, aspectos similares aos da evolução da área narrativa. De modo a atender essa demanda, esse trabalho desenvolveu um processo metodológico, compreendendo orientações para guiar, de modo orgânico, sua própria evolução, a ser aplicado em métodos de aprendizagem, pesquisa, design e produção à área de Game Studies, seguindo princípios da comunicação e do estruturalismo, mais especificamente a diegese, levando em consideração a atuação de diversas áreas do conhecimento.Games, disregarding its form, share the everyday life. They have conquered the market, attracted the attention of the general media and also of the Academia. Specific technical and social aspects of games have been providing for several researches in Psychology, Philosophy, Communications, Engineering and hardware and software development, as well as several production methods in the fields of Arts. Games are part of life for so long that formal researches about its concept or meaning, because are recent, still haven’t been able to provide a general concept about the field. With the concept of games misunderstood, seeking references in the fields of Communications and narrative is justifiable. Both fields experienced a similar situation and the practices they took can help to properly identify correlations and correspondences amongst several concepts and elements of artefacts or practices considered as games. Such correlations and correspondences oriented this study in concepts to structure and communicate a reasoning process related to the field of Game Studies. The narrative development process is a well documented field; it produced results that can be applied to fields such as entertainment, instruction, graphics design and education, along with several techniques from Psychology to manifest the attractiveness and promote the maintenance of attention. In this context, despite the proposal of several theories and tools for game design, there are few proposals that discuss the incursion of the development of the perception of attractiveness, like the Flow theory, allied to the use of methodologies that understand, in its conception, aspects of likeness to the evolution of the narrative field. To attend this demand, this work developed a methodological process, considering guidance’s to orient, in an organic form, its own evolution, to be applied in the education, research, design and production to the field of Game Studies, following principles of Communications and the structuralism fields, more specifically, the diegesis, considering that several fields of knowledge acts in this process.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTese (Doutorado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Engenharia ElétricaBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICACNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOJogosDiegeseEstratégia de DesignEducaçãoDesign ThinkingEstruturaçãoGame StudiesGamesDiegesisDesign StrategyEducationStructureEngenharia ElétricaDesenho (Engenharia)Uma estratégia baseada na diegese para auxílio na definição da taxonomia de jogosA diegesis based strategy to help the definition of games taxonomyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisVenancio, Rafael Duarte Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3649723115710339Cardoso, Alexandrehttp://lattes.cnpq.br/3767009717402045Battaiola, André Luizhttp://lattes.cnpq.br/4733812873841340Bernardes Júnior, João Luizhttp://lattes.cnpq.br/8529032048850930Tonus, Mirnahttp://lattes.cnpq.br/7780938514523815Takahashi, Eduardo Kojihttp://lattes.cnpq.br/6027325194674806http://lattes.cnpq.br/3484737463094725Domingues, Rodrigo de Godoy255info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23756/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52ORIGINALEstrategiaBaseadaDiegese.pdfEstrategiaBaseadaDiegese.pdfDissertação ou Teseapplication/pdf22620051https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23756/1/EstrategiaBaseadaDiegese.pdf0b039ff3e132030a4c6bf33d2ebb4abcMD51TEXTEstrategiaBaseadaDiegese.pdf.txtEstrategiaBaseadaDiegese.pdf.txtExtracted texttext/plain439712https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23756/3/EstrategiaBaseadaDiegese.pdf.txt3ed0cc22399972113060f3df0a71e45dMD53THUMBNAILEstrategiaBaseadaDiegese.pdf.jpgEstrategiaBaseadaDiegese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23756/4/EstrategiaBaseadaDiegese.pdf.jpg4d399157001bf98470c53b6b8aa49799MD54123456789/237562019-01-08 14:39:17.721oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-01-08T16:39:17Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma estratégia baseada na diegese para auxílio na definição da taxonomia de jogos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A diegesis based strategy to help the definition of games taxonomy
title Uma estratégia baseada na diegese para auxílio na definição da taxonomia de jogos
spellingShingle Uma estratégia baseada na diegese para auxílio na definição da taxonomia de jogos
Domingues, Rodrigo de Godoy
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Jogos
Diegese
Estratégia de Design
Educação
Design Thinking
Estruturação
Game Studies
Games
Diegesis
Design Strategy
Education
Structure
Engenharia Elétrica
Desenho (Engenharia)
title_short Uma estratégia baseada na diegese para auxílio na definição da taxonomia de jogos
title_full Uma estratégia baseada na diegese para auxílio na definição da taxonomia de jogos
title_fullStr Uma estratégia baseada na diegese para auxílio na definição da taxonomia de jogos
title_full_unstemmed Uma estratégia baseada na diegese para auxílio na definição da taxonomia de jogos
title_sort Uma estratégia baseada na diegese para auxílio na definição da taxonomia de jogos
author Domingues, Rodrigo de Godoy
author_facet Domingues, Rodrigo de Godoy
author_role author
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Venancio, Rafael Duarte Oliveira
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3649723115710339
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Alexandre
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3767009717402045
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Battaiola, André Luiz
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4733812873841340
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bernardes Júnior, João Luiz
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8529032048850930
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Tonus, Mirna
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7780938514523815
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Takahashi, Eduardo Koji
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6027325194674806
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3484737463094725
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Rodrigo de Godoy
contributor_str_mv Venancio, Rafael Duarte Oliveira
Cardoso, Alexandre
Battaiola, André Luiz
Bernardes Júnior, João Luiz
Tonus, Mirna
Takahashi, Eduardo Koji
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Jogos
Diegese
Estratégia de Design
Educação
Design Thinking
Estruturação
Game Studies
Games
Diegesis
Design Strategy
Education
Structure
Engenharia Elétrica
Desenho (Engenharia)
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Diegese
Estratégia de Design
Educação
Design Thinking
Estruturação
Game Studies
Games
Diegesis
Design Strategy
Education
Structure
Engenharia Elétrica
Desenho (Engenharia)
description Jogos, independente de sua forma, compartilham do cotidiano social. Eles conquistaram o mercado, atraíram a atenção da mídia em geral e também da Academia. Específicos aspectos técnicos e sociais de jogos têm alimentado diversas pesquisas em Psicologia, Filosofia, Comunicação, Engenharia e desenvolvimento de software e de hardware, bem como metodologias de produção nas diversas áreas das artes. Jogos participam da vida há tanto tempo, que as pesquisas formais sobre o conceito, por serem recentes, não conseguem determinar um conceito geral objetivo sobre o tema. Com o conceito de jogos mal compreendido, justifica-se buscar referências nos campos de comunicação e narrativa, cujas áreas testemunharam situação semelhante, para auxiliar a identificação adequada de correlações e correspondências entre conceitos e elementos diversos de artefatos ou práticas consideradas jogos. Tais correlações e correspondências guiaram o estudo para estruturar e comunicar um processo de raciocínio em relação à área de Game Studies. O processo de desenvolvimento da narrativa é um campo deveras documentado, que produziu resultados aplicáveis em áreas tais como entretenimento, instrução, design gráfico e educação, em conjunto com técnicas da psicologia para a manifestação de atratividade e manutenção de atenção. Nesse contexto, apesar do desenvolvimento de diversas teorias e ferramentas para o design ou produção de jogos, há um número reduzido de trabalhos que discutem a incursão do desenvolvimento da percepção da atratividade, como o Flow, em conjunto à utilização de metodologias que compreendam, em sua concepção, aspectos similares aos da evolução da área narrativa. De modo a atender essa demanda, esse trabalho desenvolveu um processo metodológico, compreendendo orientações para guiar, de modo orgânico, sua própria evolução, a ser aplicado em métodos de aprendizagem, pesquisa, design e produção à área de Game Studies, seguindo princípios da comunicação e do estruturalismo, mais especificamente a diegese, levando em consideração a atuação de diversas áreas do conhecimento.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-08T16:39:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-08T16:39:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DOMINGUES, Rodrigo de Godoy. Uma Estratégia Baseada na Diegese para Auxílio na Definição da Taxonomia de Jogos. 2018. 255 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23756
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.504
identifier_str_mv DOMINGUES, Rodrigo de Godoy. Uma Estratégia Baseada na Diegese para Auxílio na Definição da Taxonomia de Jogos. 2018. 255 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23756
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23756/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23756/1/EstrategiaBaseadaDiegese.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23756/3/EstrategiaBaseadaDiegese.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23756/4/EstrategiaBaseadaDiegese.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
0b039ff3e132030a4c6bf33d2ebb4abc
3ed0cc22399972113060f3df0a71e45d
4d399157001bf98470c53b6b8aa49799
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331415238475776