Uma estratégia baseada na diegese para auxílio na definição da taxonomia de jogos
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23756 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.504 |
Resumo: | Jogos, independente de sua forma, compartilham do cotidiano social. Eles conquistaram o mercado, atraíram a atenção da mídia em geral e também da Academia. Específicos aspectos técnicos e sociais de jogos têm alimentado diversas pesquisas em Psicologia, Filosofia, Comunicação, Engenharia e desenvolvimento de software e de hardware, bem como metodologias de produção nas diversas áreas das artes. Jogos participam da vida há tanto tempo, que as pesquisas formais sobre o conceito, por serem recentes, não conseguem determinar um conceito geral objetivo sobre o tema. Com o conceito de jogos mal compreendido, justifica-se buscar referências nos campos de comunicação e narrativa, cujas áreas testemunharam situação semelhante, para auxiliar a identificação adequada de correlações e correspondências entre conceitos e elementos diversos de artefatos ou práticas consideradas jogos. Tais correlações e correspondências guiaram o estudo para estruturar e comunicar um processo de raciocínio em relação à área de Game Studies. O processo de desenvolvimento da narrativa é um campo deveras documentado, que produziu resultados aplicáveis em áreas tais como entretenimento, instrução, design gráfico e educação, em conjunto com técnicas da psicologia para a manifestação de atratividade e manutenção de atenção. Nesse contexto, apesar do desenvolvimento de diversas teorias e ferramentas para o design ou produção de jogos, há um número reduzido de trabalhos que discutem a incursão do desenvolvimento da percepção da atratividade, como o Flow, em conjunto à utilização de metodologias que compreendam, em sua concepção, aspectos similares aos da evolução da área narrativa. De modo a atender essa demanda, esse trabalho desenvolveu um processo metodológico, compreendendo orientações para guiar, de modo orgânico, sua própria evolução, a ser aplicado em métodos de aprendizagem, pesquisa, design e produção à área de Game Studies, seguindo princípios da comunicação e do estruturalismo, mais especificamente a diegese, levando em consideração a atuação de diversas áreas do conhecimento. |
id |
UFU_97f55ec9a26370475de0d49a566dcf43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/23756 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2019-01-08T16:39:17Z2019-01-08T16:39:17Z2018-12-04DOMINGUES, Rodrigo de Godoy. Uma Estratégia Baseada na Diegese para Auxílio na Definição da Taxonomia de Jogos. 2018. 255 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23756http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.504Jogos, independente de sua forma, compartilham do cotidiano social. Eles conquistaram o mercado, atraíram a atenção da mídia em geral e também da Academia. Específicos aspectos técnicos e sociais de jogos têm alimentado diversas pesquisas em Psicologia, Filosofia, Comunicação, Engenharia e desenvolvimento de software e de hardware, bem como metodologias de produção nas diversas áreas das artes. Jogos participam da vida há tanto tempo, que as pesquisas formais sobre o conceito, por serem recentes, não conseguem determinar um conceito geral objetivo sobre o tema. Com o conceito de jogos mal compreendido, justifica-se buscar referências nos campos de comunicação e narrativa, cujas áreas testemunharam situação semelhante, para auxiliar a identificação adequada de correlações e correspondências entre conceitos e elementos diversos de artefatos ou práticas consideradas jogos. Tais correlações e correspondências guiaram o estudo para estruturar e comunicar um processo de raciocínio em relação à área de Game Studies. O processo de desenvolvimento da narrativa é um campo deveras documentado, que produziu resultados aplicáveis em áreas tais como entretenimento, instrução, design gráfico e educação, em conjunto com técnicas da psicologia para a manifestação de atratividade e manutenção de atenção. Nesse contexto, apesar do desenvolvimento de diversas teorias e ferramentas para o design ou produção de jogos, há um número reduzido de trabalhos que discutem a incursão do desenvolvimento da percepção da atratividade, como o Flow, em conjunto à utilização de metodologias que compreendam, em sua concepção, aspectos similares aos da evolução da área narrativa. De modo a atender essa demanda, esse trabalho desenvolveu um processo metodológico, compreendendo orientações para guiar, de modo orgânico, sua própria evolução, a ser aplicado em métodos de aprendizagem, pesquisa, design e produção à área de Game Studies, seguindo princípios da comunicação e do estruturalismo, mais especificamente a diegese, levando em consideração a atuação de diversas áreas do conhecimento.Games, disregarding its form, share the everyday life. They have conquered the market, attracted the attention of the general media and also of the Academia. Specific technical and social aspects of games have been providing for several researches in Psychology, Philosophy, Communications, Engineering and hardware and software development, as well as several production methods in the fields of Arts. Games are part of life for so long that formal researches about its concept or meaning, because are recent, still haven’t been able to provide a general concept about the field. With the concept of games misunderstood, seeking references in the fields of Communications and narrative is justifiable. Both fields experienced a similar situation and the practices they took can help to properly identify correlations and correspondences amongst several concepts and elements of artefacts or practices considered as games. Such correlations and correspondences oriented this study in concepts to structure and communicate a reasoning process related to the field of Game Studies. The narrative development process is a well documented field; it produced results that can be applied to fields such as entertainment, instruction, graphics design and education, along with several techniques from Psychology to manifest the attractiveness and promote the maintenance of attention. In this context, despite the proposal of several theories and tools for game design, there are few proposals that discuss the incursion of the development of the perception of attractiveness, like the Flow theory, allied to the use of methodologies that understand, in its conception, aspects of likeness to the evolution of the narrative field. To attend this demand, this work developed a methodological process, considering guidance’s to orient, in an organic form, its own evolution, to be applied in the education, research, design and production to the field of Game Studies, following principles of Communications and the structuralism fields, more specifically, the diegesis, considering that several fields of knowledge acts in this process.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTese (Doutorado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Engenharia ElétricaBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICACNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOJogosDiegeseEstratégia de DesignEducaçãoDesign ThinkingEstruturaçãoGame StudiesGamesDiegesisDesign StrategyEducationStructureEngenharia ElétricaDesenho (Engenharia)Uma estratégia baseada na diegese para auxílio na definição da taxonomia de jogosA diegesis based strategy to help the definition of games taxonomyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisVenancio, Rafael Duarte Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3649723115710339Cardoso, Alexandrehttp://lattes.cnpq.br/3767009717402045Battaiola, André Luizhttp://lattes.cnpq.br/4733812873841340Bernardes Júnior, João Luizhttp://lattes.cnpq.br/8529032048850930Tonus, Mirnahttp://lattes.cnpq.br/7780938514523815Takahashi, Eduardo Kojihttp://lattes.cnpq.br/6027325194674806http://lattes.cnpq.br/3484737463094725Domingues, Rodrigo de Godoy255info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23756/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52ORIGINALEstrategiaBaseadaDiegese.pdfEstrategiaBaseadaDiegese.pdfDissertação ou Teseapplication/pdf22620051https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23756/1/EstrategiaBaseadaDiegese.pdf0b039ff3e132030a4c6bf33d2ebb4abcMD51TEXTEstrategiaBaseadaDiegese.pdf.txtEstrategiaBaseadaDiegese.pdf.txtExtracted texttext/plain439712https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23756/3/EstrategiaBaseadaDiegese.pdf.txt3ed0cc22399972113060f3df0a71e45dMD53THUMBNAILEstrategiaBaseadaDiegese.pdf.jpgEstrategiaBaseadaDiegese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23756/4/EstrategiaBaseadaDiegese.pdf.jpg4d399157001bf98470c53b6b8aa49799MD54123456789/237562019-01-08 14:39:17.721oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-01-08T16:39:17Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma estratégia baseada na diegese para auxílio na definição da taxonomia de jogos |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
A diegesis based strategy to help the definition of games taxonomy |
title |
Uma estratégia baseada na diegese para auxílio na definição da taxonomia de jogos |
spellingShingle |
Uma estratégia baseada na diegese para auxílio na definição da taxonomia de jogos Domingues, Rodrigo de Godoy CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Jogos Diegese Estratégia de Design Educação Design Thinking Estruturação Game Studies Games Diegesis Design Strategy Education Structure Engenharia Elétrica Desenho (Engenharia) |
title_short |
Uma estratégia baseada na diegese para auxílio na definição da taxonomia de jogos |
title_full |
Uma estratégia baseada na diegese para auxílio na definição da taxonomia de jogos |
title_fullStr |
Uma estratégia baseada na diegese para auxílio na definição da taxonomia de jogos |
title_full_unstemmed |
Uma estratégia baseada na diegese para auxílio na definição da taxonomia de jogos |
title_sort |
Uma estratégia baseada na diegese para auxílio na definição da taxonomia de jogos |
author |
Domingues, Rodrigo de Godoy |
author_facet |
Domingues, Rodrigo de Godoy |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Venancio, Rafael Duarte Oliveira |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3649723115710339 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Alexandre |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3767009717402045 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Battaiola, André Luiz |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4733812873841340 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Bernardes Júnior, João Luiz |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8529032048850930 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Tonus, Mirna |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7780938514523815 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Takahashi, Eduardo Koji |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6027325194674806 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3484737463094725 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, Rodrigo de Godoy |
contributor_str_mv |
Venancio, Rafael Duarte Oliveira Cardoso, Alexandre Battaiola, André Luiz Bernardes Júnior, João Luiz Tonus, Mirna Takahashi, Eduardo Koji |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Jogos Diegese Estratégia de Design Educação Design Thinking Estruturação Game Studies Games Diegesis Design Strategy Education Structure Engenharia Elétrica Desenho (Engenharia) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Diegese Estratégia de Design Educação Design Thinking Estruturação Game Studies Games Diegesis Design Strategy Education Structure Engenharia Elétrica Desenho (Engenharia) |
description |
Jogos, independente de sua forma, compartilham do cotidiano social. Eles conquistaram o mercado, atraíram a atenção da mídia em geral e também da Academia. Específicos aspectos técnicos e sociais de jogos têm alimentado diversas pesquisas em Psicologia, Filosofia, Comunicação, Engenharia e desenvolvimento de software e de hardware, bem como metodologias de produção nas diversas áreas das artes. Jogos participam da vida há tanto tempo, que as pesquisas formais sobre o conceito, por serem recentes, não conseguem determinar um conceito geral objetivo sobre o tema. Com o conceito de jogos mal compreendido, justifica-se buscar referências nos campos de comunicação e narrativa, cujas áreas testemunharam situação semelhante, para auxiliar a identificação adequada de correlações e correspondências entre conceitos e elementos diversos de artefatos ou práticas consideradas jogos. Tais correlações e correspondências guiaram o estudo para estruturar e comunicar um processo de raciocínio em relação à área de Game Studies. O processo de desenvolvimento da narrativa é um campo deveras documentado, que produziu resultados aplicáveis em áreas tais como entretenimento, instrução, design gráfico e educação, em conjunto com técnicas da psicologia para a manifestação de atratividade e manutenção de atenção. Nesse contexto, apesar do desenvolvimento de diversas teorias e ferramentas para o design ou produção de jogos, há um número reduzido de trabalhos que discutem a incursão do desenvolvimento da percepção da atratividade, como o Flow, em conjunto à utilização de metodologias que compreendam, em sua concepção, aspectos similares aos da evolução da área narrativa. De modo a atender essa demanda, esse trabalho desenvolveu um processo metodológico, compreendendo orientações para guiar, de modo orgânico, sua própria evolução, a ser aplicado em métodos de aprendizagem, pesquisa, design e produção à área de Game Studies, seguindo princípios da comunicação e do estruturalismo, mais especificamente a diegese, levando em consideração a atuação de diversas áreas do conhecimento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-08T16:39:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-01-08T16:39:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DOMINGUES, Rodrigo de Godoy. Uma Estratégia Baseada na Diegese para Auxílio na Definição da Taxonomia de Jogos. 2018. 255 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23756 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.504 |
identifier_str_mv |
DOMINGUES, Rodrigo de Godoy. Uma Estratégia Baseada na Diegese para Auxílio na Definição da Taxonomia de Jogos. 2018. 255 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23756 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23756/2/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23756/1/EstrategiaBaseadaDiegese.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23756/3/EstrategiaBaseadaDiegese.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23756/4/EstrategiaBaseadaDiegese.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 0b039ff3e132030a4c6bf33d2ebb4abc 3ed0cc22399972113060f3df0a71e45d 4d399157001bf98470c53b6b8aa49799 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1792331415238475776 |