O discurso do cidadão de bem e a lógica do supereu
Ano de defesa: | 2018 |
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Programa de Pós-graduação em Psicologia
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Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo, partindo do estudo da lógica de funcionamento da neurose obsessiva, alçar um movimento que nos permite pensar os aspectos que fundamentam o discurso social que alegoricamente denominamos de discurso do cidadão de bem. O método utilizado corresponde ao conceito de “apoio” que Freud trabalha para sustentar o fato de que as pulsões sexuais inicialmente encontram-se apoiadas nos instintos para, só depois, adquirir autonomia. Assim, nos apoiamos inicialmente no mecanismo estrutural da neurose obsessiva, para posteriormente ascender ao âmbito da problemática social, onde sublinhamos a figura reativa do cidadão de bem. Como resultado deste caminho, chegamos a uma articulação entre a dimensão discursiva do cidadão de bem com a paradoxal dialética da ação do supereu que circunscreve o regime da lei, ao mesmo tempo que resguarda em sua constituição mais elementar, um estatuto completamente fora da lei. Analisamos, por fim, os efeitos dessa conjuntura a partir de algumas reações sociais frente a dois acontecimentos provenientes do campo da arte, são eles: a exposição “Queermuseu” e a performance “La Bête”. Ressaltamos que as reivindicações do cidadão de bem que propõem a defesa da família, da moral e dos bons costumes, denunciam o ímpeto, desses sujeitos, em sobrepujar as condições de seus próprios ideais. |
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2018-06-25T19:28:30Z2018-06-25T19:28:30Z2018-03-20ALBUQUERQUE JUNIOR, Artur Julio de. O discurso do cidadão de bem e a lógica do supereu - Uberlândia. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.741.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21642http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.741Esta pesquisa teve como objetivo, partindo do estudo da lógica de funcionamento da neurose obsessiva, alçar um movimento que nos permite pensar os aspectos que fundamentam o discurso social que alegoricamente denominamos de discurso do cidadão de bem. O método utilizado corresponde ao conceito de “apoio” que Freud trabalha para sustentar o fato de que as pulsões sexuais inicialmente encontram-se apoiadas nos instintos para, só depois, adquirir autonomia. Assim, nos apoiamos inicialmente no mecanismo estrutural da neurose obsessiva, para posteriormente ascender ao âmbito da problemática social, onde sublinhamos a figura reativa do cidadão de bem. Como resultado deste caminho, chegamos a uma articulação entre a dimensão discursiva do cidadão de bem com a paradoxal dialética da ação do supereu que circunscreve o regime da lei, ao mesmo tempo que resguarda em sua constituição mais elementar, um estatuto completamente fora da lei. Analisamos, por fim, os efeitos dessa conjuntura a partir de algumas reações sociais frente a dois acontecimentos provenientes do campo da arte, são eles: a exposição “Queermuseu” e a performance “La Bête”. Ressaltamos que as reivindicações do cidadão de bem que propõem a defesa da família, da moral e dos bons costumes, denunciam o ímpeto, desses sujeitos, em sobrepujar as condições de seus próprios ideais.This research had aimed, based on the logic of the obsessional neurosis, to reach a movement that allows us to think about the aspects that underlie the social speech, that we allegorically called the ‘good citizen’s speech’. The method used corresponds to the concept of “support” that Freud’s works with, in order to sustain the idea that the sexual drives are initially supported by instincts, to only then acquire autonomy. Thus, we initially lean in the structural mechanism of obsessional neurosis, and later ascend to the scope of the social problem, where we underline the reactive figure of the good citizen. As a result of this path, we achieved an articulation between the discursive dimension of the good citizen with the paradoxical dialectic of the superego, that encloses the regime of the law at the same time that safeguards our most basic constitution in a statute completely outside the law. Finally, we analyze the effects of this situation from some social reactions to two events from the field of art, which are: the exhibition “Queermuseu” and “La Bête” performance. We emphasize that the claims of the good citizen that propose the protection of family, morals and decency, denounce the impetus of these subjects, in overcoming the conditions of their own ideals.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em PsicologiaBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPsicanálisePsychoanalysisCidadão-de-bemGood-citizenSupereuSuperegoÉticaEthicsPsicologiaPsicanáliseNeurosesO discurso do cidadão de bem e a lógica do supereuThe good citizen's speech and the logic of the superegoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisParavidini, João Luiz LeitãoCampos, Sérgio Passos Ribeiro dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756788H2Rocha, Tiago Humberto Rodrigueshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770295U5http://lattes.cnpq.br/2823810609480809Albuquerque Junior, Artur Julio de94publicado no crossref antes da rotina xmlinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALDiscursoCidadaoBem .pdfDiscursoCidadaoBem .pdfapplication/pdf768344https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21642/5/DiscursoCidadaoBem%20.pdff2603d3969f2505e48569b7e94344410MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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