Mercado brasileiro de energia : definições, desafios e oportunidades para avançar no vehicle-to-grid

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Silva, Isabela Assis da, 1998-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15593
Resumo: Orientador: Alberto Luiz Francato
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Em decorrência, percebe-se um crescimento contínuo da frota global dos veículos elétricos sendo marcados por números como 10% de representatividade das vendas e frota global de mais de 16,5 milhões em 2021. Esta também é uma realidade no Brasil que, apesar de atrasada em relação a países europeus, China e Estados Unidos, possuía frota de 13.203 veículos 100% elétricos e híbridos plug-in no mesmo ano. Associada à tecnologia do veículo elétrico há as baterias cuja capacidade varia em média entre 15 e 330 kWh, o que leva à constatação de os veículos deixam de possuir a funcionalidade única de transporte, mas passam simbolizar um mecanismo de armazenamento de energia distribuído e móvel. Segundo projeções para 2030, estima-se que potencial de armazenamento chegaria a 65GWh no Brasil. A energia armazenada nas baterias veiculares poderia ser utilizada através do conceito de bidirecionalidade, em que a energia flui do veículo para a rede, edifício, ou outro tipo de carga. A possibilidade de injeção de energia na rede oriunda do veículo elétrico é denominada como vehicle-to-grid (V2G) e é objeto de estudo deste trabalho. Além de contextualizar o cenário de mobilidade elétrica que permite a aplicação do V2G, revisa-se os conceitos deste tipo de serviço, o estado atual da arte em horizonte internacional, desafios para seu desenvolvimento sob os aspectos técnicos, econômicos e sociais. Além disso, de forma particular ao panorama brasileiro, identificam-se as restrições atuais de aplicação do V2G, uma vez que o serviço é proibido pela Resolução Normativa n.º 1.000. Por outro lado, ao revisar os serviços e mecanismos existentes no mercado de energia brasileiro, encontra-se uma série de semelhanças que poderiam ser aproveitas em regulamentação futura a definir e permitir o V2G. Na perspectiva de que a matriz energética brasileira tem aumentado sua dependência em fontes limpas, mas intermitentes e sazonais, entende-se que mecanismos de armazenamento de energia de resposta rápida, como é o caso do V2G são de suma importância para a segurança energética do país. Portanto, o trabalho conclui que é importante a permissão de exercício do V2G, mas associado à regulação bem definida com amplo aproveitamento dos seus possíveis serviços ancilares, junto de atratividade financeira ao usuário que também refletiria em benefícios econômicos para os operadores do sistema de energiaAbstract: The environmental agenda to combat global warming, associated with the transport sector’s representativeness in the emission of greenhouse gases, recovered the potential of the electric vehicle as a tool for the electric transition due to its low emission of pollutants. As a result, there is continuous growth in the global fleet of electric vehicles, marked by numbers such as 10% sales representation and a global fleet of more than 16.5 million in 2021. This is also a reality in Brazil which, despite being late before European countries, China and the United States, had a fleet of 13,203 100% electric and plug-in hybrid vehicles in the same year. Associated with electric vehicle technology are batteries whose capacity varies on average between 15 and 330 kWh, which leads to the acknowledgement that vehicles no longer have only the transport functionality, but now symbolize a distributed and mobile energy storage mechanism. According to projections for 2030, it is estimated that storage potential would reach 65GWh in Brazil. The energy stored in vehicle batteries could be used through the concept of bidirectionality, in which energy flows from the vehicle to the grid, building, or other type of load. The possibility of injecting energy into the grid from the electric vehicle is called vehicle-to-grid and is the object of study in this work. In addition to contextualizing the electric mobility scenario that allows the application of V2G, the concepts of this type of service are reviewed together with the current state of the art on an international horizon, challenges for its development from technical, economic and social aspects. Furthermore, particularly in the Brazilian context, current restrictions on the application of V2G are identified, as the service is prohibited by Normative Resolution No. 1,000. On the other hand, when reviewing the services and mechanisms existing in the Brazilian energy market, it is noted that a series of similarities that could be used in future regulations to define and allow V2G. From the perspective that the Brazilian energy matrix has increased its dependence on clean, but intermittent and seasonal sources, it is understood that rapid response energy storage mechanisms, such as V2G, are of paramount importance for the country's energy security. Therefore, the work concludes that permission to exercise V2G is important, but associated with well-defined regulation with broad use of its possible ancillary services, along with financial attractiveness for the user that would also reflect in economic benefits for energy system operatorsAbertoMestradoRecursos Hídricos, Energéticos e AmbientaisMestra em Engenharia Civil[s.n.]Francato, Alberto Luiz, 1969-Gireli, Tiago ZenkerCanha, Luciane NevesUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Isabela Assis da, 1998-20232023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (98 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/15593SILVA, Isabela Assis da. Mercado brasileiro de energia: definições, desafios e oportunidades para avançar no vehicle-to-grid. 2023. 1 recurso online (98 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15593. 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