Estratégias interpretativas para improvisação em três obras contemporâneas para violão solo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Castro, Andrea Paz Muñoz Silva, 1984-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638350
Resumo: Orientadores: Manuel Silveira Falleiros, Gilson Uehara Gimenes Antunes
id UNICAMP-30_11e7d9d4dc786e20f73cdd0c60e68314
oai_identifier_str oai::1127031
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Estratégias interpretativas para improvisação em três obras contemporâneas para violão soloInterpretative strategies for improvisation in three contemporary works for solo guitarViolãoImprovisação (Música)MúsicaPrática interpretativa (Música)Música contemporâneaGuitarImprovisation (Music)MusicPerformance practice (Music)Contemporary musicOrientadores: Manuel Silveira Falleiros, Gilson Uehara Gimenes AntunesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa trata do uso da improvisação em obras para violão solo na música de concerto dos séculos XX e XXI. Para isso, foram selecionadas três obras distintas deste repertório: L¿ibericare, de Henri Pousseur, Paisaje Cubano con Tristeza, de Leo Brouwer e For Stella, de Cornelius Cardew. A pesquisa englobou o contexto histórico da música de concerto e como a improvisação é tratada nesse período, tanto do ponto de vista conceitual, como dos compositores e das práticas interpretativas na música de concerto de forma geral e no caso do violão. Foram elaborados exercícios de improvisação para o estudo das obras, sendo que alguns foram propostos especificamente para cada caso e outros retirados de autores que realizaram estudos sobre a improvisação: Tomas Nunn e Tom Hall. Os exercícios foram elaborados para se praticarem em conjunto com o estudo da parte escrita da obra e gravados para serem ouvidos e posteriormente avaliados, aplicando o processo de autoetnografia analítico-interpretativa, proposto por JONES, ADAMS e ELLIS, em Handbook of Autoethnography, publicado em 2013. As impressões sobre o processo de estudo das obras e os resultados obtidos são apresentados na conclusãoAbstract: This research deals with the use of improvisation in works for solo guitar in classical music of the 20th and 21st centuries. For this, three different works of this repertoire were selected: L'ibericare by Henri Pousseur, Paisaje Cubano con Tristeza by Leo Brouwer and For Stella by Cornelius Cardew. The research encompassed the historical context of classical music and how improvisation is dealt with in this period, both from a conceptual point of view, and from composers and interpretive practices in classical music in general and in the case of the guitar. Improvisation exercises were elaborated for the study of the works, some of which were specifically proposed for each case and others are from authors who have done studies on improvisation: Tomas Nunn and Tom Hall. The exercises were designed to be practiced in conjunction with the study of the written part of the work and recorded to be heard and later evaluated, applying the analytical-interpretative autoethnography process, proposed by JONES, ADAMS and ELLIS, in Handbook of Autoethnography, published in 2013. Impressions on the process of studying the works and the results obtained are presented at the conclusionMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestra em Música[s.n.]Falleiros, Manuel Silveira, 1979-Antunes, Gilson Uehara Gimenes, 1972-Bartoloni, Fábio FigueiredoSchaub, Stéphan OlivierUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCastro, Andrea Paz Muñoz Silva, 1984-20192019-08-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (72 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638350CASTRO, Andrea Paz Muñoz Silva. Estratégias interpretativas para improvisação em três obras contemporâneas para violão solo. 2019. 1 recurso online (72 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638350. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127031Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-01T14:19:57Zoai::1127031Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-04-01T14:19:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias interpretativas para improvisação em três obras contemporâneas para violão solo
Interpretative strategies for improvisation in three contemporary works for solo guitar
title Estratégias interpretativas para improvisação em três obras contemporâneas para violão solo
spellingShingle Estratégias interpretativas para improvisação em três obras contemporâneas para violão solo
Castro, Andrea Paz Muñoz Silva, 1984-
Violão
Improvisação (Música)
Música
Prática interpretativa (Música)
Música contemporânea
Guitar
Improvisation (Music)
Music
Performance practice (Music)
Contemporary music
title_short Estratégias interpretativas para improvisação em três obras contemporâneas para violão solo
title_full Estratégias interpretativas para improvisação em três obras contemporâneas para violão solo
title_fullStr Estratégias interpretativas para improvisação em três obras contemporâneas para violão solo
title_full_unstemmed Estratégias interpretativas para improvisação em três obras contemporâneas para violão solo
title_sort Estratégias interpretativas para improvisação em três obras contemporâneas para violão solo
author Castro, Andrea Paz Muñoz Silva, 1984-
author_facet Castro, Andrea Paz Muñoz Silva, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Falleiros, Manuel Silveira, 1979-
Antunes, Gilson Uehara Gimenes, 1972-
Bartoloni, Fábio Figueiredo
Schaub, Stéphan Olivier
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Andrea Paz Muñoz Silva, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Violão
Improvisação (Música)
Música
Prática interpretativa (Música)
Música contemporânea
Guitar
Improvisation (Music)
Music
Performance practice (Music)
Contemporary music
topic Violão
Improvisação (Música)
Música
Prática interpretativa (Música)
Música contemporânea
Guitar
Improvisation (Music)
Music
Performance practice (Music)
Contemporary music
description Orientadores: Manuel Silveira Falleiros, Gilson Uehara Gimenes Antunes
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-08-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638350
CASTRO, Andrea Paz Muñoz Silva. Estratégias interpretativas para improvisação em três obras contemporâneas para violão solo. 2019. 1 recurso online (72 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638350. Acesso em: 26 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638350
identifier_str_mv CASTRO, Andrea Paz Muñoz Silva. Estratégias interpretativas para improvisação em três obras contemporâneas para violão solo. 2019. 1 recurso online (72 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638350. Acesso em: 26 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127031
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (72 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405518495481856