Metamorfose democrática : diretora educacional em transe

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Nogueira, Rosane Garcia Dorazio, 1960-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11203
Resumo: Orientador: Pedro Ganzeli
id UNICAMP-30_52bee631aea778a7b193e124bc7890ea
oai_identifier_str oai::1343419
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Metamorfose democrática : diretora educacional em transeMetamorphosis democratic : educational director in tranceGestão democráticaEscolas públicasProjeto político-pedagógicoDiretores escolaresRelações dialógicasDemocratic managementPublic schoolsSchool directorsPolitical-pedagogical projectDialogic relationshipsOrientador: Pedro GanzeliDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A partir da promulgação da Constituição Federal de 1988 o termo Gestão Democrática, traduziu a essência do Estado[ Democrático de Direito, sendo tarefa da Educação a formação de cidadãos capazes de participar da vida em uma sociedade justa, fraterna e pluralista com o conhecimento de seus deveres e direitos, com a ação do poder público. A gestão democrática da escola pública passou a ser um desafio para o sistema de ensino, assim como para diretoras e diretores educacionais. Buscando compreender esses desafios, questionei-me: Quais os elementos-chave que alimentaram o processo de transformação do fazer político-pedagógico de uma diretora educacional na construção da gestão democrática no âmbito de uma unidade escolar da rede pública de ensino? Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os elementos-chave que influenciaram o processo de transformação do fazer político-pedagógico de uma diretora educacional da Rede Municipal de Educação de Campinas na construção da gestão democrática e do planejamento participativo em uma unidade escolar, no período de 2012 a 2019. Utilizei a metodologia de Memorial, que se constituiu uma autobiografia, histórica e reflexiva. Os elementos-chave, foram definidos como aquelas experiências pessoais que possibilitaram um novo plano de análise da realidade escolar pela diretora educacional, proporcionando uma metamorfose profissional e pessoal, assim como um aprendizado organizacional para a gestão democrática entre os sujeitos que participavam do cotidiano escolar, especialmente, ao serem desafiados na construção de uma Escola de Educação Integral, conforme os pressupostos presentes no Projeto Piloto de Educação Integral, instituído pela secretaria municipal de educação. A análise foi organizada sob a forma de três dimensões integradas: a da Diretora Educacional com a transição de uma perspectiva tecnicista para um fazer político-pedagógico democrático; a da Formação como uma reflexão do processo instituinte da formação em contexto na unidade escolar e a formação da diretora educacional nas transformações em movimento de devenir; e a Política que tratou das relações de poder nas tomadas de decisões, compreendendo os embates e resistências como processos político-pedagógicos na construção da gestão democrática e a adoção do diálogo como fundamento e metodologia de ação e da alteridade como filosofia de trabalho na unidade escolarAbstract: Since the promulgation of the Federal Constitution of 1988, the term Democratic Management has interpreted the essence of the Democratic State of Law, with education being entrusted with the responsibility of formatting citizens capable of participating in the life full of fraternal, diverse and a fair society, with awareness of their obligations and privileges, with the action of public power. Democratic management of public schools has become a challenge for the education system, as well as for educational directors. In order to understand these challenges, I ask me: What are the crucial factors that have driven the transformation of political-pedagogical practices of an educational director in building a democratic governance within a public educational system? This research has been aimed to identify and analyze the key elements that have influenced the process of transformation in the political-pedagogical practices of an educational director from the Municipal Education Network of Campinas in the development of democratic management and of cooperative planning in a school unit, from 2012 to 2019. I have employed the memorial methodology, which has involved an autobiographical, historical, and reflective approach. The essential factors have been identified as those personal experiences that enabled the educational director to provide a new plan for analyzing the school reality, offering a professional and personal metamorphosis, as well as organizational learning for democratic management among the individuals participating in the daily school routine, particularly, when being challenged in the construction of a Full-Time Education School, according to the assumptions present in the Pilot Project of Full-Time Education, established by the municipal secretary of the education department. The analysis has been organized in the form of three integrated dimensions: that of the Educational Director with the transition from a technicist perspective to a democratic political-pedagogical approach; That of training as a reflection of the instituting process, the training in the context of the school unit and the training of the educational director in the ongoing transformative movements of becoming (devenir) ; and the Politics that have dealt with the relations of the power in making decisions, understanding conflicts and resistances as political-pedagogical processes in the construction of democratic management, and the implementation of dialogue as a foundation and methodology of action, and alterity as a philosophy of work in the school unitMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Ganzeli, Pedro, 1960-Jorge, José Tadeu, 1953-Prado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNogueira, Rosane Garcia Dorazio, 1960-20232023-05-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (310 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11203NOGUEIRA, Rosane Garcia Dorazio. Metamorfose democrática: diretora educacional em transe. 2023. 1 recurso online (310 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11203. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343419porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-26T14:04:53Zoai::1343419Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-07-26T14:04:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metamorfose democrática : diretora educacional em transe
Metamorphosis democratic : educational director in trance
title Metamorfose democrática : diretora educacional em transe
spellingShingle Metamorfose democrática : diretora educacional em transe
Nogueira, Rosane Garcia Dorazio, 1960-
Gestão democrática
Escolas públicas
Projeto político-pedagógico
Diretores escolares
Relações dialógicas
Democratic management
Public schools
School directors
Political-pedagogical project
Dialogic relationships
title_short Metamorfose democrática : diretora educacional em transe
title_full Metamorfose democrática : diretora educacional em transe
title_fullStr Metamorfose democrática : diretora educacional em transe
title_full_unstemmed Metamorfose democrática : diretora educacional em transe
title_sort Metamorfose democrática : diretora educacional em transe
author Nogueira, Rosane Garcia Dorazio, 1960-
author_facet Nogueira, Rosane Garcia Dorazio, 1960-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ganzeli, Pedro, 1960-
Jorge, José Tadeu, 1953-
Prado, Guilherme do Val Toledo
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Rosane Garcia Dorazio, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Escolas públicas
Projeto político-pedagógico
Diretores escolares
Relações dialógicas
Democratic management
Public schools
School directors
Political-pedagogical project
Dialogic relationships
topic Gestão democrática
Escolas públicas
Projeto político-pedagógico
Diretores escolares
Relações dialógicas
Democratic management
Public schools
School directors
Political-pedagogical project
Dialogic relationships
description Orientador: Pedro Ganzeli
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-05-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11203
NOGUEIRA, Rosane Garcia Dorazio. Metamorfose democrática: diretora educacional em transe. 2023. 1 recurso online (310 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11203. Acesso em: 26 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11203
identifier_str_mv NOGUEIRA, Rosane Garcia Dorazio. Metamorfose democrática: diretora educacional em transe. 2023. 1 recurso online (310 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11203. Acesso em: 26 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343419
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (310 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405553060741120