A participação da comunidade escolar como fator de influencia na reeleição/não-reeleição dos diretores de escola : (um estudo realizado nas Escolas Tecnicas do Centro Paula Souza)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Silva, Nilson Robson Guedes da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603310
Resumo: Orientador: James Patrick Maher
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spelling A participação da comunidade escolar como fator de influencia na reeleição/não-reeleição dos diretores de escola : (um estudo realizado nas Escolas Tecnicas do Centro Paula Souza)The participation of the pertaining to school community as factor of influence in the re-election /no re-election of the school directorsEscolasDiretores escolaresEleiçõesGestão democráticaParticipaçãoSchoolsDirectors of schoolElectionsDemocratic managementParticipationOrientador: James Patrick MaherTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho teve como principal objetivo analisar a participação da comunidade escolar na gestão de unidades de ensino cujos dirigentes buscavam ser reeleitos, e a influência dessa participação no resultado final da eleição. Para tanto, trabalhou-se com cinco Escolas Técnicas do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, sendo que em três delas os diretores foram reeleitos e nas demais venceu as eleições outro candidato. Percorrendo a história da humanidade, partiu-se dos primeiros agrupamentos humanos, nos quais já se percebe a participação do homem nas decisões fundamentais tomadas pelo grupo, e chegou-se às características específicas desse tema na sociedade contemporânea. Discutiu-se, ainda, a democratização da educação e da gestão escolar, segundo as normas legais, os estudos promovidos por nossos educadores e a participação da comunidade nasem nossas instituições de educação básica brasileiras. Finalizando, apresentam-se dados que possibilitam avaliar a participação de tal comunidade escolar durante a gestão dos diretores cujos mandatos ocorreram no período de 2000 a 2004 e analisar critérios e justificativas utilizados pelos eleitores para a reeleição ou não do diretor-candidato, levando a uma reflexão sobre a questão inicialmente propostaAbstract: This work had as main objective to analyze the participation of the pertaining to school community in the management of units of education whose directors searched to be re-elected, and the influence of this participation in the final result of the election. For in such a way, one worked with five Schools Techniques of the State Center of Technological Education Paula Souza, being that in the three of them directors they had been re-elected and in excessively another candidate won the elections. Covering the history of the humanity, it was broken of the first human groupings, where already if it perceives the participation of the man in the basic decisions taking for the group, and arrived it the specific characteristics of this subject in the society contemporary. It was argued, still, the democratization of the education and the pertaining to school management, according to rules of law and the studies promoted for our educators, and the participation of the community in our institutions of basic education. Finishing, they are presented given that they make possible to evaluate the participation of this pertaining to school community during the management of the directors whose mandates had occurred in the period of 2000 the 2004 and to analyze criteria and justifications used for the voters for the re-election or not re-election of the director-candidate, leading to the one reflection on the question initially proposalDoutoradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosDoutor em Educação[s.n.]Maher, James Patrick, 1949-2009Tuppy, Maria Isabel NogueiraOliveira, Lindamir Cardoso VieiraGiubilei, SoniaBorges, Zacarias PereiraUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Nilson Robson Guedes da20062006-08-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf211p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603310SILVA, Nilson Robson Guedes da. A participação da comunidade escolar como fator de influencia na reeleição/não-reeleição dos diretores de escola: (um estudo realizado nas Escolas Tecnicas do Centro Paula Souza). 2006. 211p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603310. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/375661porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:38:03Zoai::375661Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:38:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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