Família nos discursos escolares
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615539 |
Resumo: | Orientador: Letícia Bicalho Canêdo |
id |
UNICAMP-30_86370ee3b77c92010aee48138ecdec21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::797222 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Família nos discursos escolaresFamily in discourse schoolFamíliasControle socialInstituição escolarRepúblicaFamilySocial regulationEducational institutionRepublicOrientador: Letícia Bicalho CanêdoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa buscou compreender o modelo de família defendido no discurso escolar contemporâneo e sua relação com as fórmulas de regulação social, divulgadas por médicos pediatras e professores do ensino primário das primeiras décadas do Século XX. Teve por objetivo, primeiramente, saber como este modelo influencia as percepções acerca do desempenho escolar da criança, uma vez que eles fundamentam argumentos sobre sucesso e fracasso escolar e desencadeiam um mercado para especialistas (professores primários, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, entre outros, dentro e fora das escolas ( ONGs), encarregados de estabelecer o grau de atrasos na aprendizagem e determinar, a partir de classificações, quem são os socialmente anormais dentro da escola. Em segundo lugar, procurou entender como os grupos familiares que habitam em favelas e assemelhados percebem suas relações com a escola pública, que se deseja republicana. A pesquisa está baseada em entrevistas com professores e gestores de uma escola pública do município de Campinas e com as mães de alunos que nela estudam.Abstract: This research aimed at understanding the family model asserted in the contemporary school discourse and its relationship with the social adjustment formulas disclosed by doctors, pediatricians and elementary school teachers, of the early decades of the 20th century. It first had as objective, to know how this template affects perceptions of children's school performance, since they underlie arguments about success and failure at school and trigger a market for specialists (elementary teachers, psychologists, speech therapists, social workers, among others), inside and outside of schools (ONGs [Non-governmental organizations]), in charge of establishing the degree of delays in learning and determine, from the ranks, who are socially abnormal within the school. Secondly, it sought to understand, how the family groups, who live in slums and the like, perceive its relations with the public school, which is aimed to be Republican. The survey is based on interviews with teachers and managers of a public school in the municipality of Campinas and the mothers of students attending it.MestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Canedo, Letícia Bicalho, 1942-Bittencourt, Agueda BernardetePerosa, Graziela SerroniUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBelmonte, Iracema Morando2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf82 f : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615539BELMONTE, Iracema Morando. Família nos discursos escolares. 2011. 82 f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615539. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797222porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:17:48Zoai::797222Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:17:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Família nos discursos escolares Family in discourse school |
title |
Família nos discursos escolares |
spellingShingle |
Família nos discursos escolares Belmonte, Iracema Morando Famílias Controle social Instituição escolar República Family Social regulation Educational institution Republic |
title_short |
Família nos discursos escolares |
title_full |
Família nos discursos escolares |
title_fullStr |
Família nos discursos escolares |
title_full_unstemmed |
Família nos discursos escolares |
title_sort |
Família nos discursos escolares |
author |
Belmonte, Iracema Morando |
author_facet |
Belmonte, Iracema Morando |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Canedo, Letícia Bicalho, 1942- Bittencourt, Agueda Bernardete Perosa, Graziela Serroni Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belmonte, Iracema Morando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Famílias Controle social Instituição escolar República Family Social regulation Educational institution Republic |
topic |
Famílias Controle social Instituição escolar República Family Social regulation Educational institution Republic |
description |
Orientador: Letícia Bicalho Canêdo |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615539 BELMONTE, Iracema Morando. Família nos discursos escolares. 2011. 82 f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615539. Acesso em: 25 abr. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615539 |
identifier_str_mv |
BELMONTE, Iracema Morando. Família nos discursos escolares. 2011. 82 f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615539. Acesso em: 25 abr. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 82 f : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1797405451068899328 |