Família nos discursos escolares

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Belmonte, Iracema Morando
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615539
Resumo: Orientador: Letícia Bicalho Canêdo
id UNICAMP-30_86370ee3b77c92010aee48138ecdec21
oai_identifier_str oai::797222
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Família nos discursos escolaresFamily in discourse schoolFamíliasControle socialInstituição escolarRepúblicaFamilySocial regulationEducational institutionRepublicOrientador: Letícia Bicalho CanêdoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa buscou compreender o modelo de família defendido no discurso escolar contemporâneo e sua relação com as fórmulas de regulação social, divulgadas por médicos pediatras e professores do ensino primário das primeiras décadas do Século XX. Teve por objetivo, primeiramente, saber como este modelo influencia as percepções acerca do desempenho escolar da criança, uma vez que eles fundamentam argumentos sobre sucesso e fracasso escolar e desencadeiam um mercado para especialistas (professores primários, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, entre outros, dentro e fora das escolas ( ONGs), encarregados de estabelecer o grau de atrasos na aprendizagem e determinar, a partir de classificações, quem são os socialmente anormais dentro da escola. Em segundo lugar, procurou entender como os grupos familiares que habitam em favelas e assemelhados percebem suas relações com a escola pública, que se deseja republicana. A pesquisa está baseada em entrevistas com professores e gestores de uma escola pública do município de Campinas e com as mães de alunos que nela estudam.Abstract: This research aimed at understanding the family model asserted in the contemporary school discourse and its relationship with the social adjustment formulas disclosed by doctors, pediatricians and elementary school teachers, of the early decades of the 20th century. It first had as objective, to know how this template affects perceptions of children's school performance, since they underlie arguments about success and failure at school and trigger a market for specialists (elementary teachers, psychologists, speech therapists, social workers, among others), inside and outside of schools (ONGs [Non-governmental organizations]), in charge of establishing the degree of delays in learning and determine, from the ranks, who are socially abnormal within the school. Secondly, it sought to understand, how the family groups, who live in slums and the like, perceive its relations with the public school, which is aimed to be Republican. The survey is based on interviews with teachers and managers of a public school in the municipality of Campinas and the mothers of students attending it.MestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Canedo, Letícia Bicalho, 1942-Bittencourt, Agueda BernardetePerosa, Graziela SerroniUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBelmonte, Iracema Morando2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf82 f : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615539BELMONTE, Iracema Morando. Família nos discursos escolares. 2011. 82 f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615539. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797222porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:17:48Zoai::797222Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:17:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Família nos discursos escolares
Family in discourse school
title Família nos discursos escolares
spellingShingle Família nos discursos escolares
Belmonte, Iracema Morando
Famílias
Controle social
Instituição escolar
República
Family
Social regulation
Educational institution
Republic
title_short Família nos discursos escolares
title_full Família nos discursos escolares
title_fullStr Família nos discursos escolares
title_full_unstemmed Família nos discursos escolares
title_sort Família nos discursos escolares
author Belmonte, Iracema Morando
author_facet Belmonte, Iracema Morando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canedo, Letícia Bicalho, 1942-
Bittencourt, Agueda Bernardete
Perosa, Graziela Serroni
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Belmonte, Iracema Morando
dc.subject.por.fl_str_mv Famílias
Controle social
Instituição escolar
República
Family
Social regulation
Educational institution
Republic
topic Famílias
Controle social
Instituição escolar
República
Family
Social regulation
Educational institution
Republic
description Orientador: Letícia Bicalho Canêdo
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615539
BELMONTE, Iracema Morando. Família nos discursos escolares. 2011. 82 f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615539. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615539
identifier_str_mv BELMONTE, Iracema Morando. Família nos discursos escolares. 2011. 82 f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615539. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797222
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
82 f : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405451068899328