A escola para os pobres no Brasil : entre o social e o educacional
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641351 |
Resumo: | Orientador: Luciano Pereira |
id |
UNICAMP-30_ad171f4d7bee55b7ac3b725ceaf5b9d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1164569 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola para os pobres no Brasil : entre o social e o educacionalSchool for the poor in Brazil : between social and educationalEscolas publicas - BrasilPobres - EducaçãoPolíticas públicasEducação e EstadoDireito à educaçãoPublic schools - BrazilPoor - EducationPublic policyEducation and StateRight to educationOrientador: Luciano PereiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A escola pública no Brasil é fruto de diferentes dinâmicas de conflitos, que estabelecem as próprias noções de brasilidade que são impostas à formação nacional. Os dilemas inerentes aos embates dos processos educativos versus as esperadas soluções sociais para superação das desigualdades, adentram a escola enquanto forma e política pública, levantando o debate sobre o papel que a escola pública deve desempenhar; bem como as expectativas que são levantadas por diferentes agentes sociais para com a função da escola, na sociabilidade e no próprio processo da coesão social. Para tanto, busca-se entender os caminhos histórico-sociais que demarcaram a formação da escola pública no Brasil, enquanto uma instituição que tornou-se fundamentalmente mecanismo educativo para os pobres brasileiros. Ao longo da própria história da organização política brasileira, mas fundamentalmente pós-ditadura civil-militar e estabelecimento da Constituição Federal de 1988, o direito à educação é estabelecido como um horizonte que embora dialogue com pressões políticas internas por um país mais democrático, também é fruto do local que o Brasil é colocado na divisão internacional do trabalho e no próprio capitalismo global. Torna-se fundamental o amplo processo de reflexão sobre como as dinâmicas de inclusão educativa, são continuamente ressignificadas ante os desenhos sociais de manutenção de locais de prestígio ou subordinação social, onde o entendimento das políticas públicas educacionais vai além da letra da lei, delimitando e desenhando trajetórias sociais, sempre ancoradas nas próprias pré-disposições que o indivíduo herda de sua condição de classe, gênero e raça. O entendimento de como a escola pública brasileira se tornou para pobres é o próprio entendimento dos limitadores sociais da coesão nacionalAbstract: The public school in Brazil is the result of different dynamics of conflicts that establish the very notions of brazilianness that are imposed on the national formation. The inherent dilemmas in the clashes of educational processes versus the expected social solutions to overcome inequalities, enter the school as a form and public policy, raising the debate on the role that the public school should play; as well as the expectations raised by different social agents for the function of the school, in sociability and in the process of social cohesion itself. To this end, we seek to understand the historical-social paths that have marked the formation of public schools in Brazil, as an institution that has become fundamentally an educational mechanism for the brazilian poor. Throughout the history of the Brazilian political organization itself, but fundamentally post-civil-military dictatorship and establishment of the Federal Constitution of 1988, the right to education is established as a horizon that although dialogue with internal political pressures for a more democratic country, is also fruit of the place that Brazil is placed in the international division of labor and in global capitalism itself. The broad process of reflection on how the dynamics of educational inclusion are continuously re-signified before the social designs of prestigious places maintenance or social subordination becomes fundamental, where the understanding of educational public policies goes beyond the letter of the law, delimiting and drawing social trajectories, always anchored in the own pre-dispositions that the individual inherits from his condition of class, gender and race. The understanding of how the Brazilian public school became for the poor is the very understanding of the social limitations of national cohesionMestradoEducaçãoMestre em Educação[s.n.]Pereira, Luciano, 1973-Algebaile, Eveline BertinoKrawczyk, Nora RutUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMello, Lucas Forlevisi de, 1988-20212021-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (123 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641351MELLO, Lucas Forlevisi de. A escola para os pobres no Brasil: entre o social e o educacional. 2021. 1 recurso online (123 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641351. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164569Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-14T10:43:15Zoai::1164569Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-05-14T10:43:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola para os pobres no Brasil : entre o social e o educacional School for the poor in Brazil : between social and educational |
title |
A escola para os pobres no Brasil : entre o social e o educacional |
spellingShingle |
A escola para os pobres no Brasil : entre o social e o educacional Mello, Lucas Forlevisi de, 1988- Escolas publicas - Brasil Pobres - Educação Políticas públicas Educação e Estado Direito à educação Public schools - Brazil Poor - Education Public policy Education and State Right to education |
title_short |
A escola para os pobres no Brasil : entre o social e o educacional |
title_full |
A escola para os pobres no Brasil : entre o social e o educacional |
title_fullStr |
A escola para os pobres no Brasil : entre o social e o educacional |
title_full_unstemmed |
A escola para os pobres no Brasil : entre o social e o educacional |
title_sort |
A escola para os pobres no Brasil : entre o social e o educacional |
author |
Mello, Lucas Forlevisi de, 1988- |
author_facet |
Mello, Lucas Forlevisi de, 1988- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Luciano, 1973- Algebaile, Eveline Bertino Krawczyk, Nora Rut Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Lucas Forlevisi de, 1988- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas publicas - Brasil Pobres - Educação Políticas públicas Educação e Estado Direito à educação Public schools - Brazil Poor - Education Public policy Education and State Right to education |
topic |
Escolas publicas - Brasil Pobres - Educação Políticas públicas Educação e Estado Direito à educação Public schools - Brazil Poor - Education Public policy Education and State Right to education |
description |
Orientador: Luciano Pereira |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-02-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641351 MELLO, Lucas Forlevisi de. A escola para os pobres no Brasil: entre o social e o educacional. 2021. 1 recurso online (123 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641351. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641351 |
identifier_str_mv |
MELLO, Lucas Forlevisi de. A escola para os pobres no Brasil: entre o social e o educacional. 2021. 1 recurso online (123 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641351. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164569 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (123 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189927528693760 |